3 erros que você deve evitar ao criar o plano de estudos

A criação de um plano de estudos é um dos primeiros passos que o estudante que deseja a aprovação em um vestibular ou concurso deve seguir. Além de otimizar o tempo, o plano de estudos permite que o estudante visualize a sua progressão em cada disciplina. 

No entanto, definir um planejamento que inclua todas as disciplinas, demandas escolares e de trabalho ao mesmo tempo pode ser mais complicado do que parece. Muitos estudantes costumam pesquisar planos de estudos prontos, mas um bom planejamento precisa levar em conta as características individuais e demandas pessoais, que só o estudante conhece. 

Ao criar o plano de estudos é preciso ter cuidado para evitar alguns erros que podem comprometer a qualidade do aprendizado e, consequentemente, os resultados. Por isso, apresentamos abaixo três erros que você deve evitar.

3 erros na criação de um plano de estudos

Cronograma sem pausas para descanso

Um dos erros mais comuns dos estudantes no planejamento para os estudos é lotar todo o cronograma semanal com estudos e momentos para as disciplinas, inclusive o final de semana. O ideal é distribuir bem as horas de estudo durante a semana e reservar pelo menos um dia para descansar. 

Se você tem o dia inteiro livre para os estudos, concentre os momentos de leitura e revisão em um turno e reserve um tempo no outro turno para descansar, ou para estudar de uma forma mais descontraída, em grupo, ou vendo um filme, por exemplo. 

Disciplinas preferidas em destaque

Outro erro de estudantes que estão definindo pela primeira vez um planejamento para o vestibular ou concurso é priorizar as disciplinas que mais gostam ou nas quais têm maior facilidade de compreensão. Um bom plano de estudos deve ter horários balanceados para todas as disciplinas. Priorize não as disciplinas mais fáceis, mas aqueles que terão mais peso na nota final ou aqueles que você considera mais chatas ou difíceis de aprender. 

Ignorar demandas pessoais

Por fim, evite ignorar as demandas pessoais. Muitos estudantes deixam as demandas pessoais como cuidados com a saúde, tempo para família, para realizar exercícios físicos e outras atividades em segundo plano. Assim, acabam se frustrando quando precisam deixar de cumprir a agenda de estudos por conta de outras atividades diárias. 

Por isso, é fundamental prever espaços de tempo no cronograma semanal para as demandas pessoais.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.