ESTE cartão de crédito do Nubank tem o menor custo ao consumidor

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o cartão de crédito Nubank Gold tem o menor Custo Efetivo Total (CET) entre 72 cartões de 17 instituições financeiras no Brasil.

O Custo Efetivo Total leva em conta todos os encargos, tributos, taxas e despesas dos cartões de crédito. Sendo assim, o cartão Nubank Gold atingiu 289,60% de CET ao ano, sendo o menor valor da pesquisa realizada. Por outro lado, o cartão com maior CET registrou 836,29% ao ano.

A pesquisa do Proteste aponta que é importante ficar atento às anuidades dos cartões, pois alguns apenas possuem isenção dessa taxa no primeiro ano de uso. Este é o caso dos cartões Santander Dufry Platinum e Banrisul Mastercard (Gold, Standard e Platinum).

Também é importante ficar atento às instituições financeiras que estabelecem condições para a isenção de anuidade em cartões de crédito como, por exemplo, utilização mensal com um valor mínimo. Sendo assim, essa situação ocorre com o Mastercard Libre (do Banrisul), Bradesco NEO Platinum e Santander SX.

De acordo com Rodrigo Alexandre, especialista da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, caso o consumidor não atinja os gastos estabelecidos no mês, uma parcela  mensal da anuidade do cartão de crédito é cobrada.

Dicas para evitar dívidas

O cartão de crédito é um serviço financeiro muito utilizado pelos brasileiros, e pode ser um grande aliado nas finanças do mês. No entanto, ele também pode ser um grande vilão, e acabar gerando dívidas, caso utilizado sem consciência.

Sendo assim, segundo Rodrigo Alexandre, especialista da Proteste, uma ação que pode gerar inadimplência é o parcelamento da fatura do cartão de crédito. Muitas vezes os consumidores apelam para esta prática tentando evitar os juros rotativos.

ESTE cartão de crédito do Nubank tem o menor custo ao consumidor
ESTE cartão de crédito do Nubank tem o menor custo ao consumidor. Imagem: Reprodução.

Essa é uma maneira de o consumidor não entrar no rotativo. Porém, encontramos juros de até 657,68% ao ano, no cartão Next Visa internacional. Por isso, também não aconselhamos que se faça esse tipo de parcelamento”, explica Allexandre.

Além disso, a pesquisa da associação encontrou outros serviços com juros altos e que devem ser evitados. São eles: o parcelamento de compras (pode chegar a 274,10% ao ano, no Banrisul Mastercard básico) e a função saque com o cartão de crédito (o maior CET neste estudo foi de 759,64% ao ano, no Banrisul Gold, Standard e Classic).

Fim do cartão de crédito no Brasil?

No final do mês passado, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que os cartões de crédito devem acabar em breve no Brasil. Isso devido à concorrência do Pix, que agora oferece a possibilidade de pagamento no crédito, de maneira mais simples e com menos tarifas do que os cartões.

Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, afirmou Campos Neto.

Ademais, o presidente do BC explicou que os cartões de crédito puxam o spread (diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária) muito para cima. Com isso, a inadimplência no cartão de crédito no Brasil subiu para 52%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.