ESTAS são algumas LICENÇAS MÉDICAS que MUITOS têm direito, mas POUCOS conhecem

O trabalhador nem sempre está atento aos seus direitos

Todos os empregados formais, que atuam conforme as diretrizes da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), também estão sujeitos a diversos benefícios. Alguns desses direitos estão associados às licenças médicas, as quais podem ser requisitadas por aqueles que necessitam se afastar do trabalho por razões de saúde sem sofrer penalizações.

Dessa maneira, se você é um trabalhador com vínculo empregatício e deseja obter informações adicionais sobre esses direitos, prossiga lendo o artigo. Assim, não deixe de considerar essas informações essenciais sobre as licenças médicas que selecionamos para você.

O que é licença médica?

O período de afastamento por razões de saúde é um intervalo no qual um empregado se retira de suas obrigações devido a incapacidades físicas ou mentais para executar suas tarefas. Adicionalmente, em situações de incidente ou quando se faz necessária a licença após maternidade, o colaborador tem o privilégio de requisitar esse afastamento, sem que isso impacte sua remuneração ou determinados privilégios.

Se a ausência médica não ultrapassar 15 dias, a empresa assume as despesas, mantendo o pagamento ao colaborador como é habitual. Entretanto, se a licença se prolongar para além dessa duração, a partir do 16º dia, é o INSS que assume os custos, durante o período necessário. Durante esse intervalo, o contrato de trabalho é interrompido até que o trabalhador esteja apto para retornar.

A compensação ao empregado durante o afastamento suportado pelo INSS é provida através do auxílio-enfermidade. Esse privilégio é concedido quando o trabalhador tem registro formal e cumpre os critérios determinados.

Variedades de licenças médicas asseguradas ao trabalhador

Em princípio, diversas categorias de licenças médicas podem ser solicitadas por um empregado. O prazo estipulado para cada uma delas irá variar de acordo com os regulamentos e a gravidade da situação, sendo crucial verificar esses detalhes com o departamento de Recursos Humanos da sua empresa. Veja a seguir quais são essas categorias.

Afastamento por acidente de trabalho

Antes de tudo, essa modalidade de licença é um direito garantido ao trabalhador que sofreu algum tipo de acidente ou lesão enquanto estava desempenhando suas funções laborais. O propósito subjacente a esse benefício é assegurar que a pessoa se restabeleça apropriadamente, certificando-se de que, durante esse período de repouso, não enfrente dificuldades financeiras em decorrência do incidente.

Licença-paternidade ou licença-maternidade

Em seguida, essa forma de licença é concedida aos empregados que se tornaram recentemente pais. Muitos indivíduos acreditam que tal benefício é aplicável somente após o nascimento de um filho, mas essa percepção não é correta.

Além dessa circunstância, os pais ou mães que adotam uma criança também têm o direito à licença. O objetivo fundamental desse afastamento é proporcionar aos novos pais a oportunidade de se ajustarem à nova responsabilidade.

ESTAS são algumas LICENÇAS MÉDICAS que MUITOS têm direito, mas POUCOS conhecem
O trabalhador nem sempre está atento aos seus direitos – Imagem: Adobe Stock

Afastamento por doença prolongada

Além disso, esse cenário é destinado às pessoas que necessitam se ausentar por um período extenso devido à luta contra uma doença ou condição médica que requer uma recuperação de longa duração.

Isso viabiliza ao funcionário concentrar-se na sua trajetória pessoal de recuperação sem a preocupação quanto à duração do afastamento, nem a ansiedade financeira decorrente disso.

Licença para saúde mental

Outra questão crucial é a existência de uma licença destinada aos trabalhadores que enfrentam alguma forma de problema de saúde mental. Contudo, esta deve comprometer sua capacidade de desempenho laboral adequado.

Isso inclui situações como longos períodos de estresse (que podem culminar em esgotamento), ansiedade, depressão ou quaisquer outras condições psicológicas incapacitantes.

Permissão para acompanhamento médico

Por último, também é possível receber uma licença para acompanhar outra pessoa a uma consulta médica. Isso se dá seja para tratamentos de saúde ou para consultas e exames, por exemplo. Nesse caso, o empregado pode se ausentar quando é necessário acompanhar um filho de até seis anos de idade a um hospital ou então acompanhar a esposa grávida durante a realização de exames relacionados à condição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.