Veja o que você pode fazer para ser um POLICIAL MILITAR no Brasil

Confira regras, requisitos e mais

Gostaria de ser um policial militar no Brasil, veja aqui o que você pode fazer para realizar o seu sonho. Antes de mais nada, é importante pontuar que alguns passos precisam ser dados até conquistar a vaga.

Além disso, vale levar em conta que para conseguir uma oportunidade é preciso ser aprovado no concurso público. Mas as provas são iguais? As regras são semelhantes?

Nas instituições policiais, é comum disponibilizarem vagas para postos como soldado, oficial, e também para carreiras específicas em diversas áreas do conhecimento.

Os requisitos educacionais variam conforme o cargo pretendido, podendo ser de nível médio, técnico ou superior, dependendo das exigências da função em questão.

Os procedimentos de seleção para a entrada nas corporações policiais geralmente seguem um formato padrão, envolvendo fases como:

  • exames escritos,
  • testes de aptidão física,
  • avaliação psicológica,
  • exames médicos,
  • investigação social e um programa de formação.

Sobre os salários, variam conforme o cargo e de acordo com a cidade. As remunerações estão entre R$ 3 mil e R$ 6 mil.

Passos para ser um policial militar no Brasil

Inicialmente, é preciso verificar os requisitos.

Para se candidatar a cargos nas instituições policiais, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ter a cidadania brasileira.
  2. Estar em situação regular quanto às obrigações eleitorais e, no caso de homens, às obrigações militares.
  3. Ter concluído o ensino médio.
  4. Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos (no entanto, as faixas etárias podem variar conforme o estado ou a instituição).
  5. Apresentar boas condições de saúde física e mental.

Estes critérios geralmente são aplicados nos processos seletivos para ingresso em cargos policiais, mas é importante verificar as especificações do edital de cada concurso, uma vez que os requisitos podem variar.

Veja o que você pode fazer para ser um policial militar no Brasil
Veja o que você pode fazer para ser um policial militar no Brasil. Imagem: Reprodução

 

O concurso para policial militar no Brasil geralmente conta com as seguintes disciplinas:

  • português, matemática, conhecimentos gerais e específicos relacionados à área policial.

Caso você seja bem-sucedido na etapa da prova escrita, você enfrentará os desafios dos testes de aptidão física, os quais envolvem atividades como corrida, flexões de braço, abdominais, e outros exercícios.

Diante disso, é crucial estar em boa forma física e bem preparado para encarar essa fase do processo seletivo. Outras fases são:

  • investigação social;
  • curso de formação;
  • nomeação e posse.

Policial Militar e requisitos básicos

Os requisitos básicos para tomar posse são:

  1. Ter nacionalidade brasileira ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar coberto pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento dos direitos políticos.
  2. Atender à faixa de idade estabelecida no edital, que pode variar dependendo do estado, normalmente entre 18 e 35 anos.
  3. Pagar a taxa de inscrição exigida de acordo com o edital.
  4. Demonstrar aptidão física adequada para a função pretendida.
  5. Ter condições físicas e mentais apropriadas.
  6. Possuir aptidão intelectual e características psicológicas compatíveis com o cargo, além de apresentar boa conduta social, saúde robusta e sanidade física e mental completa.
  7. Estar apto tanto física, mental como moralmente, não apresentando nenhuma deficiência que impeça o desempenho das funções do cargo.
  8. Estar regular com as obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino) e obrigações eleitorais.
  9. Ter todos os direitos políticos e civis em pleno vigor.
  10. No caso de ex-integrantes das Forças Armadas ou Força Auxiliar, não ter sido demitido por motivos incompatíveis com o oficialato.
  11. Não ter sido demitido de cargos públicos, destituído de cargos em comissão ou funções públicas por motivos disciplinares.
  12. Não possuir antecedentes criminais, ou, caso possua, apresentar certidões policiais e judiciais (tanto estaduais como federais) para avaliação.
  13. Não ter cometido atos que sejam considerados incompatíveis com a honra e o decoro policial militar, conforme Lei ou Regulamentos.
  14. Possuir a formação educacional exigida no edital, que pode variar de nível médio a superior, de uma instituição reconhecida pelo MEC, apresentando o Diploma ou certificado de conclusão junto ao histórico escolar.
  15. Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto se a categoria “A” for a única.
  16. Ter sido aprovado no concurso público.
  17. Fornecer comprovação dos requisitos mencionados no edital.

Qual a função do policial militar no Brasil

As principais funções são estas:

Policiamento Preventivo e Visível: conduzir operações de policiamento preventivo e ostensivo, realizando patrulhas em áreas urbanas e rodovias para evitar a eclosão de crimes e infrações. Isso inclui a presença perceptível de agentes em locais movimentados, como praças, bairros, centros comerciais e eventos.

Operações Especiais: Unidades especializadas da PM são treinadas para conduzir operações especiais, como resgate de reféns, repressão ao tráfico de drogas, contrarrestar ameaças terroristas e realizar intervenções táticas em situações de alto risco.

Atividades na Comunidade: A PM também participa de atividades comunitárias, tais como palestras educativas, programas de prevenção ao crime, projetos sociais e outras iniciativas visando fortalecer a relação positiva entre a polícia e a sociedade.

Fiscalização: A PM também pode ser encarregada de fiscalizar o cumprimento de regulamentações de trânsito, garantir a segurança em eventos públicos e realizar outras tarefas relacionadas à manutenção da segurança e ordem pública.

Manutenção da Ordem Pública: A atuação da PM estende-se a situações que envolvem tumultos, protestos, greves e outras formas de agitação social. Seu objetivo é garantir que a ordem seja preservada e que os direitos dos cidadãos sejam respeitados durante esses eventos.

Enfrentamento ao Crime: A PM também está envolvida no combate ao crime, incluindo a prevenção e investigação de delitos em cooperação com outras agências policiais, como as polícias civis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.