Como estabelecer limites para as outras pessoas?

Saiba como estabelecer limites para as outras pessoas com medidas de autoconhecimento, feedback e outras estratégias que podem vir a ser interessantes. Afinal, ninguém merece ter que dizer “sim” para todas as coisas, concorda?

Precisamos nos posicionar nas mais diversas circunstâncias da vida. É uma questão de bem-estar e saúde mental, uma vez que “aceitar tudo” pode ser bastante prejudicial.

Sendo assim, confira neste conteúdo algumas dicas que podem ser úteis para você.

Como estabelecer limites para as outras pessoas?

Para estabelecer limites para as outras pessoas você deve levar em conta quem você é, o que deseja, o que gosta e não gosta, e assim por diante. Por isso, conhecer a si mesmo é algo primordial, como destacamos a seguir:

1. Comece conhecendo os seus próprios limites

Você sabe quais são os seus limites? Entende o que pode e o que não pode fazer? Sabe o que agrada e lhe desagrada? Se ainda não, talvez este seja o momento mais interessante para se pensar sobre isso.

Comece a se questionar sobre as situações que você sentiu que as outras pessoas “passaram dos limites”. Entenda por que você sente que elas ultrapassaram os seus limites e saiba nomear quais são eles. Isso é muito importante para conseguir aprender a dizer “não”.

2. Entenda que dizer “não” é sinal de respeito

Lembre-se de que o “não” opera mais como um sinal de respeito, do que outra coisa. As pessoas ainda acreditam que negar alguma coisa é ser mal educado ou algo do tipo, mas é exatamente o contrário!

Veja o exemplo: Se você sabe que não tem tempo para entregar determinado trabalho, por que o aceitaria? Por que diria sim, sabendo que iria decepcionar a pessoa mais tarde? E, ainda, por que aceitar se você sabe que pode desapontar a outra pessoa, fazendo-a ter um grande retrabalho? Pois é.

Dizer “não” é respeitar a expectativa alheia. É deixar claro que você não está apto para suprir o desejo alheio. Além disso, é um sinal de respeito com você mesmo. 😉

3. Não tenha medo de dar feedback sobre algo que você não gostou

Se uma pessoa ultrapassou algum limite, por exemplo, invadindo a sua intimidade, não tenha medo de dar feedback sobre isso. Fale com ela sobre o assunto e deixe claro quais fatores foram negativos no seu ponto de vista. Isso evita constrangimentos futuros.

4. Quebre alguns paradigmas internos

Quebre aquela crença de que devemos sempre agradar algumas pessoas, como no caso da família. Nós podemos negar pedidos de familiares! Não há nada de errado nisso. E quem enxerga erro nisso, é porque ainda não soube estabelecer limites saudáveis para a sua vida.

5. Ouça a devolutiva da pessoa com atenção

Quando você estabelecer limites para as outras pessoas, é provável que ouvirá alguma “devolutiva” delas. Por isso, esteja preparado para ouvir os mais diversos comentários e até mesmo lamentações. Porém, mantenha-se firme mesmo diante disso.

Não se deixe levar por qualquer comentário “persuasivo”, hein? Foque nos seus princípios, pois são eles que importam para a sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.