Preguiça de cumprir obrigações: Como contornar essa situação?

Independente do quanto você gosta de trabalhar ou estudar, a verdade é que ao menos alguma vez na vida você sentirá preguiça de cumprir obrigações. É algo natural do ser humano.

Nós sentimos preguiça porque o nosso corpo prefere “armazenar energia” ao invés de gastá-la “o tempo todo”. Isso porque, há muitos anos, precisávamos de energia para fugir de predadores e para caçar. Porém, hoje não precisamos disso, certo? Pois é…

O problema é que o nosso corpo ainda não entendeu que essa energia não precisa ser poupada! E, por isso, precisamos aprender a lidar com a preguiça, especialmente quando ela aparece de forma frequente.

Se esse é o seu caso, acompanhe o conteúdo de hoje e vamos em frente!

Como lidar com a preguiça de cumprir obrigações?

Como vimos acima, a preguiça de cumprir obrigações é algo natural. No entanto, quando ela se torna corriqueira, precisamos agir! Caso contrário, estaremos fadando a nossa vida ao fracasso, concorda?

Isso, pois, existem coisas em nossas vidas que só nós podemos fazer. Não há como terceirizar. Não há como negligenciar.

Inclusive, até podemos negligenciar… Porém, a conta sempre chega. Cedo ou tarde! Por isso, fique de olho na frequência em que a preguiça aparece em sua vida. E considere as dicas abaixo para lidar com ela:

1. Tente enxergar as etapas, não o todo

Antes de querer se sufocar com a quantidade de tarefas, deixando a preguiça de cumprir obrigações aparecer com mais força, tente enxergar a etapa que deve ser cumprida.

Isto é, ao invés de focar que você deve fazer um relatório imenso, que tal levar em conta que você tem que escrever uma página primeiro? Foque no passo, não na caminhada total, sempre que estiver com muita preguiça.

2. Diga “1, 2, 3 e já”

Essa brincadeira mental pode parecer boba para algumas pessoas, mas a verdade é que ela pode ajudar – e muito! Isso porque você cria uma espécie de desafio mental contra si mesmo, e a competitividade pode lhe ajudar a sair do lugar.

Você vai se sentir instigado a sair do lugar ao ouvir o seu próprio “já”.

3. Alimente-se bem

A alimentação nos dá mais energia. E se temos mais energia, conseguimos executar as atividades com mais motivação. Portanto, para lidar com a preguiça de cumprir obrigações, lembre-se de implementar um bom cardápio na sua rotina.

4. Pratique exercícios que sejam agradáveis

Pratique algum exercício físico que seja interessante para você. Assim, a vontade de praticá-lo poderá surgir pelo prazer da atividade, e não pelo foco no exercício físico em si.

Isso poderá ajudá-lo a ter mais motivação e menos preguiça para as demais tarefas cotidianas.

5. Comprometa-se com outra pessoa

Comprometer-se, em voz alta, com outra pessoa, pode lhe ajudar a vencer a preguiça de cumprir obrigações. Isso porque você estará criando um gatilho mental de comprometimento, que pode “forçar” você a ir adiante apenas para não decepcionar alguém. Vale a pena tentar, não é mesmo?

6. Lembre-se de que é você por você mesmo

Considere o fato de que é você por você mesmo, sempre. Se você não fizer as suas tarefas, ninguém fará. E mesmo que alguém faça, você deixará de aprender. Considere isso sempre!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.