O que está por trás da insegurança?

Ao entender o que está por trás da insegurança você terá uma visão mais clara de quais podem ser os motivos pelos quais você tem se fechado emocionalmente ou socialmente.

Por isso, convidamos você para acompanhar este texto até o fim e assim fazer essa autoanálise conosco. Continue lendo.

O que está por trás da insegurança?

Muitos fatores podem estar por trás da insegurança. Algumas pessoas podem ter questões mais simples, e outras mais profundas. Cada um sabe de si e deve sempre buscar fazer essa análise dos sentimentos, pensamentos, ideias, etc.

Para lhe ajudar em toda essa reflexão importante, trouxemos alguns dos pontos que podem ser o que está por trás da insegurança. Lembre-se: são apenas sugestões, e cada caso sempre será um caso. Use este texto como inspiração para o seu autoconhecimento, e não como “diagnóstico”, está bem?

Dito isso, vamos às considerações:

1. Autocobrança excessiva

A autocobrança pode ser válida em muitas circunstâncias, pois ela nos ajuda a manter as ideias nos “eixos” e a fugir da procrastinação, por exemplo.

Em contrapartida, quando essa cobrança é muito acima da média, podemos nos sentir inseguros em tudo o que fazemos. Isso ocorre devido ao fato de que estamos, a todo momento, enxergando defeitos em nossas atividades – e assim evitamos de fazer algo.

2. Perfeccionismo

Querer ser perfeito caminha lado a lado com a autocobrança excessiva. A todo momento você bombardeia a sua mente com pensamentos de que deveria melhorar ainda mais em alguma coisa? E, por conta disso, acaba deixando de lado as suas ideias e nunca as mostra para o mundo? Pense sobre isso.

Esse perfeccionismo pode estar minando a sua mente e sendo o que está por trás da insegurança.

3. Timidez

A timidez, obviamente, também pode ser o que está por trás da insegurança. Isso porque ela faz você acreditar que todas as pessoas estão prestando atenção em você.

Mas, quer saber de um fato? Elas não estão. Todo mundo tem preocupações e “mais o que fazer”. Então, acredite: elas não estão prestando tanta atenção assim.

4. Ambiente tóxico

Um ambiente tóxico, no trabalho ou em casa, que tem cobrança excessiva, também pode ser o que está por trás da insegurança. Fique atento a isso.

5. Falta de autoconhecimento

Você sabe quais são os seus pontos fortes? Não? Então como poderá usá-los ao seu favor na hora de lidar com momentos adversos? Pois é!

A falta de autoconhecimento pode lhe impedir de saber no que você é realmente bom, fazendo com que a insegurança apareça.

6. Dificuldade para se expressar e se posicionar

As dificuldades para colocar em palavras os seus pensamentos e, dentro disso, posicionar-se diante das outras pessoas, também pode ser o que está por trás da insegurança.

Isso porque você tem medo de que os outros não lhe entendam, ou achem bobo o que você tem a dizer.

Por isso, prepare-se antes de comunicar algo importante, respire fundo e crie um roteiro mental que faça sentido. Não pense nos outros, pense no seu roteiro. Assim, quem sabe, você supera o que está por trás da insegurança. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.