Autoanálise nos estudos: Por que e como fazer?

autoanálise nos estudos pode ajudar você a melhorar a sua rotina e assim atingir novos resultados, dia após dia.

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia dessa prática, ou ainda, não sabe nem por onde começar, então acompanhe este texto e venha desenvolver algumas ideias conosco! 🙂

Por que fazer a autoanálise nos estudos?

A autoanálise nos estudos pode mudar a sua maneira de estudar, fazendo com que a sua aprendizagem seja mais bem explorada e você conquiste resultados mais promissores.

Porém, essa autoanálise não deve acontecer uma só vez ao ano. Fazê-la de tempos em tempos é que permitirá que você aprenda com os seus erros e, assim desenvolva a sua carreira acadêmica da melhor forma.

Veja, antes de qualquer coisa, alguns dos motivos pelos quais a autoanálise nos estudos é tão interessante:

1. Você descobre o seu melhor método de aprendizagem

Quando você reflete sobre a sua aprendizagem e a sua forma de desenvolver as suas tarefas, automaticamente pode descobrir qual é o melhor método para você.

Afinal, cada pessoa possui as suas próprias dificuldades e facilidades, e a auto reflexão pode lhe ajudar a enxergar como a sua rotina de estudos pode ser mais bem aprimorada para o seu caso.

2. Compreende as suas responsabilidades

Quando agimos no piloto automático, acabamos culpabilizando as outras pessoas e as outras situações, ao invés de olharmos para nós mesmos.

Assim, a autoanálise nos estudos pode lhe ajudar a compreender as suas responsabilidades e melhorar a sua forma de lidar com erros e acertos.

3. Consegue perceber quais são os “erros” cometidos na sua rotina de estudos

Assim como você sabe se responsabilizar mais, também consegue compreender melhor quais são os possíveis gaps que podem surgir na sua rotina de estudos.

Por exemplo, você pode enxergar com mais facilidade aqueles momentos em que você procrastina ou esquece algo importante. E assim, tem mais informações para se “policiar” e manter as suas ações no caminho certo.

4. Melhora a sua memorização

A autoanálise nos estudos também pode ajudar você a compreender quais são as ações que melhoram a sua memorização. Você pode analisar até que ponto tem cuidado da saúde física e mental, e o quanto isso impacta na sua capacidade de memorizar um conteúdo importante.

Ao se dar conta que algumas atitudes atrapalham a memorização, você se torna consciente do problema e pode eliminá-lo.

Como fazer a autoanálise nos estudos?

Agora que você entendeu a importância dessa autoanálise, deve estar se perguntando por onde começar, certo? Abaixo damos algumas dicas nesse sentido:

  1. Reflita sobre todas as conquistas e perdas dos últimos meses;
  2. Pense em como você poderia melhorar as “perdas”, por exemplo, mudando o método de aprendizagem;
  3. Pratique o autoconhecimento e descubra o melhor método e horário de estudos para você;
  4. Tenha metas e sempre as revisite.

Claro que esses passos são relativamente amplos, mas quando você começa a pensar sobre cada um deles, de maneira profunda, a sua autoanálise começa a acontecer de verdade. Faça o teste e se descubra!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.