Esgotado no trabalho: O que fazer quando se sentir assim?

Quando você se sente esgotado no trabalho, você pensa em desistir da sua carreira? Ou então, acredita que não possui as habilidades necessárias para aquele cargo? Acredite, você não é o único que passa por esse tipo de situação.

Milhares de pessoas, todos os dias, sentem-se de forma semelhante no trabalho, e lutam para lidar com a frustração e com o esgotamento mental. Mas, como fazer isso sem levar à exaustão absoluta? Como reverter a situação? Veja, no decorrer deste artigo, algumas dicas e sugestões que podem lhe ajudar nesse sentido. Acompanhe.

O que fazer quando se sentir esgotado no trabalho?

Quando você se sentir esgotado no trabalho, não tente apenas agir no piloto automático, ignorando as sensações e emoções que vêm à tona. Mas sim, pare, reflita e avalie a situação. Esse olhar crítico pode lhe ajudar a lidar com esse momento difícil. Abaixo daremos mais detalhes:

1- Comece praticando o autocuidado

O autocuidado é fundamental e perpassa diversos âmbitos de nossas vidas. É através desse cuidado de si que podemos dar atenção para o nosso bem-estar e nossa saúde física e mental. Para isso, é preciso investir em hábitos saudáveis; cuidados com a higiene; sono regulado; nutrição; atividades físicas; lazer e cultura; entre outras ações que melhoram a nossa qualidade de vida.

Jamais deixe de lado esses importantes cuidados para simplesmente “descansar” depois de um dia de trabalho. Acredite, cuidar de si, da sua pele, da sua roupa ou mesmo da sua cama, pode mudar consideravelmente o “clima” do seu dia.

2- Entenda o que faz você se sentir esgotado no trabalho

Quando você se sentir esgotado no trabalho, tente não “surtar” e comece a “forçar” o seu pensamento racional. Tente entender o que causou a sensação de esgotamento, para assim analisar formas de resolver aquele problema em específico.

Às vezes, uma má relação no trabalho pode ser a razão pela qual você se sente exausto. Assim, ao constatar isso, você pode se afastar da pessoa; melhorar a sua comunicação; ou desenvolver a sua tolerância diante dela.

3- Avalie qual a sua responsabilidade na sensação de esgotamento

Ao mesmo tempo, procure avaliar qual é a sua responsabilidade diante da sensação de esgotamento no trabalho. É algo que você provocou? Exemplo: efeitos da procrastinação. É algo que você pode mudar? Pense sobre isso e faça essa autoavaliação para encontrar caminhos de lidar com a sensação de exaustão.

4- Valorize as relações positivas no seu trabalho

Para tentar “aliviar” a sensação de esgotado no trabalho, tente encontrar pontos positivos nas suas relações. Perceba o quanto a interação com os seus colegas pode ser algo bom e o quanto isso pode lhe ajudar a enxergar o trabalho com outros olhos.

5- Tente se desligar do trabalho quando estiver fora dele

Quando você não estiver trabalhando, não fique pensando em tudo o que deve ser resolvido. Tente focar nas atividades que você está fazendo no presente! Assim, você aproveita melhor os seus momentos de lazer e consegue descansar a sua mente.

Se ainda assim você se sentir esgotado no trabalho, procure auxílio profissional

Se você não encontrar uma “causa aparente” para a sensação de esgotamento, faça psicoterapia e busque o auxílio profissional para desenvolver o seu autoconhecimento. Além disso, não tenha medo de querer uma nova carreira ao longo da sua vida. Mudanças fazem parte e são muito importantes. Permita-se recomeçar sempre que necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.