Como escolher uma profissão? Veja agora

Nem sempre é fácil decidir logo de cara e escolher uma profissão com toda a clareza do mundo. Afinal, essa é uma decisão muito importante em nossas vidas, o que pode resultar em sensações de insegurança, por exemplo.

Porém, essa escolha não precisa ser uma verdadeira tortura. Nós devemos nos pautar na razão e analisarmos o que mais chama a nossa atenção no mercado de trabalho.

Além disso, a ajuda profissional também pode ser um caminho muito enriquecedor nesta jornada de autoconhecimento.

Preparado para pensar sobre o assunto? Vamos adiante.

Como escolher uma profissão?

Obviamente, cada pessoa é única e possui uma forma de enxergar o mercado de trabalho. Isso quer dizer que não existe fórmula para escolher uma profissão. O que existem são auto questionamentos e reflexões que podem ser úteis nessa jornada de crescimento profissional.

Abaixo trouxemos alguns pontos que podem ajudar na sua análise. Vamos lá?

1. Pesquise sobre as áreas e descubra o que chama a sua atenção

Sim, existem muitas áreas de atuação no mercado de trabalho, nós sabemos. No entanto, possivelmente existem ramos de atuação que chamam a sua atenção, seja pela questão monetária, ou pela prática desenvolvida no dia a dia de trabalho.

Independente do motivo, separe essas áreas em forma de lista. Você poderá ter uma visão mais clara de todas as possibilidades que chamam a sua atenção de algum modo.

2. Analise as suas habilidades

Além de fazer a lista que sugerimos acima, considere listar as habilidades que você tem hoje. Essas habilidades não precisam estar relacionadas e nem ter sentido entre si. Podem ser apenas habilidades soltas, como por exemplo, gestão de tempo, comunicação, organização, facilidade com cálculos, etc.

Vá anotando tudo.

3. Pesquise sobre as profissões que estão crescendo

Depois dessa reflexão inicial, pesquise sobre aquelas profissões que estão crescendo ou que são consideradas “do futuro”. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas, analisando com cuidado.

4. Analise o mercado de trabalho das profissões que mais chamaram a sua atenção

Com todos os dados acima em mão, selecione as áreas que você mais gostou de conhecer e tente encaixá-las nas suas habilidades, ou vice-versa.

Quais das áreas você acredita que combinam com as suas habilidades? Quais não? Esse exercício pode ajudar na hora de escolher uma profissão, afinal, você poderá descobrir afinidades com áreas que sequer conhecia.

Esta etapa é uma das mais demoradas, e exige paciência. Pode ser que você ainda fique em dúvida entre duas ou mais profissões, e é aí que entra o próximo passo.

5. Busque ajuda profissional para fazer um teste vocacional

Se você fizer uma pesquisa profunda, mas ainda assim não conseguir escolher uma profissão, considere fazer um teste vocacional. Dessa forma, quem sabe, você descobre algo novo e que possa ajudá-lo a dar um passo diferente rumo ao seu desenvolvimento profissional.

E, ah! Não se esqueça de que a escolha de uma profissão não é imutável. Isto é, você poderá mudar de ideia no futuro, sem que isso seja um problema. Permita-se descobrir possibilidades!

Veja também: Carreira pública ou iniciativa privada? (veja como escolher)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.