Era Vargas: veja sugestões de filmes para estudar o tópico

O termo “Era Vargas” é usado para definir o período da história do Brasil em que Getúlio Vargas esteve no poder e que aconteceu entre os anos de 1930 e 1945.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, é fundamental que você revise constantemente esse tópico para garantir um bom desempenho em qualquer um dos seus exames. E que tal fazer isso assistindo filmes? Isso mesmo. Uma das melhores formas de revisar conteúdos de história do brasil de uma forma divertida e eficiente é por meio de filmes.

Dessa maneira, para te ajudar a estudar da melhor forma possível para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas sugestões de filmes sobre a Era Vargas. Confira!

Memórias do Cárcere

O filme Memórias do Cárcere foi produzido no ano de 1984 e é baseado em um livro homônimo escrito por Graciliano Ramos, o autor de Vidas Secas, que ficou preso durante o regime no Brasil conhecido como Estado Novo, uma vez que era contrário ao governo de Vargas.

A obra é muito útil para os estudantes que querem entender as principais características da Era Vargas, principalmente a censura e a opressão.

O País dos Tenentes

O País dos Tenentes é um filme de 1987 que retrata o período da Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Por meio do filme, os estudantes podem entender a influência dos militares e a participação dos tenentes na política brasileira, que foi um aspecto marcante de toda a Era Vargas.

Getúlio – O homem por trás do presidente

Getúlio – O homem por trás do presidente é um filme de 2014 que narra os últimos dias de vida de Getúlio Vargas.

Por meio desse longa, você poderá conhecer alguns dos principais aspectos do pensamento em vigor no período e entender melhor essa época da história do Brasil.

O mundo em que Getúlio viveu

O mundo em que Getúlio viveu é um documentário que narra importantes detalhes da vida de Getúlio Vargas, bem como o processo que o tornou um dos maiores governantes de todo o país. É fundamental para quem quer entender o desenvolvimento da Era Vargas no Brasil.

Adágio ao Sol

O filme Adágio ao Sol narra importantes momentos antes e depois do início da Era Vargas.

Nessa obra, você poderá entender como a Revolução de 1930, pela qual Getúlio chega ao poder, aconteceu, bem como o fim da República Oligárquica a crise do café.

Cabra Marcado para Morrer

O filme Cabra Marcado para Morrer foi produzido em 1984 por Eduardo Coutinho.

O documentário aborda a história de João Pedro Teixeira, líder camponês no Nordeste do Brasil durante a Era Vargas. O filme foi interrompido durante a Ditadura Militar, mas a sua produção foi retomada anos depois.

Cabra Marcado para Morrer oferece uma perspectiva histórica única sobre os eventos do período.

Olga

O filme Olga, produzido em 2004, retrata a história real de Olga Benário, uma militante comunista, judia e alemã que viveu no tempo da Alemanha Nazista.

Olga foi casada com Luís Carlos Prestes, importante revolucionário brasileiro, fato que é retratado na obra. Ainda, o nazismo e sua ideologia recebem muita atenção do filme, bem como a relação desse regime com o governo brasileiro da época, durante a Era Vargas. 

Era Vargas: informações importantes

A Era Vargas é um período com duração de quinze anos. Getúlio Vargas chegou ao poder depois da Revolução de 1930 e o seu governo acabou no ano de 1945. Posteriormente, Vargas voltaria ao poder em 1951.

É válido destacar que a Era Vargas marcou o fim da denominada “República Velha”, que engloba a República da Espada e a República Oligárquica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.