ENEM 2023: estude os tópicos de História mais cobrados na prova com FILMES

Todos nós sabemos que nem sempre é fácil manter a motivação durante os estudos para a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, o que você acha de aproveitar as suas férias para conhecer novas ferramentas de estudos? Isso mesmo. Use esse período para continuar estudando, mas de uma forma mais leve e divertida. 

Uma boa estratégia para fazer isso é inserindo filmes na sua rotina de estudos. Para te ajudar, separamos alguns filmes que você pode usar para estudar os tópicos da disciplina de história mais cobrados na prova do ENEM

História na prova do ENEM 2023

No ENEM 2023, as questões de história estarão presentes na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de aplicação do exame.

Na prova do ENEM, a matéria é dividida em duas áreas, história geral e história do Brasil, e questões sobre as duas estão presentes no exame.

Estudar para o ENEM
Busque outras formas de estudar para o ENEM durante as férias. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Conheça alguns filmes sobre os tópicos de história abordados com grande frequência no ENEM e turbine a sua preparação.

Guerra dos Cem Anos

O Rei conta a história de Henrique V, que se tornou rei da Inglaterra e que atuou durante a Guerra dos Cem Anos, conflito entre França e Inglaterra. A produção é uma ótima fonte de informações sobre os séculos XIV e XV, período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.

Primeira Guerra Mundial

O filme Eles não envelheceram foi produzido a partir de conteúdos remasterizados sobre os momentos vividos por soldados durante a Primeira Guerra Mundial.

Além das imagens, o documentário possui depoimentos e narrações de oficiais que viveram o período de combates e com gravações feitas na época.

Era Vargas

O País dos Tenentes é um filme de 1987 que retrata o período da Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. Por meio do filme, os estudantes podem entender a influência dos militares e a participação dos tenentes na política brasileira, que foi um aspecto marcante de toda a Era Vargas.

Outra produção para quem quer estudar a Era Vargas é Getúlio – O homem por trás do presidente, um filme de 2014 que retrata os últimos dias de vida de Getúlio Vargas.

Neste filme, você irá conhecer alguns dos principais aspectos do pensamento em vigor no período e entender melhor essa época da história do Brasil.

Idade Média

Os estudantes que querem conhecer a Idade Média não podem deixar de assistir O Nome da Rosa, um filme baseado no romance homônimo do escritor Umberto Eco. O longa é ambientado no século XIV em um monastério medieval que recebe Guilherme de Baskerville, um monge chamado para resolver uma série de crimes que aconteceram no local.

Outro filme muito interessante sobre esse período cobrado com tanta frequência na prova do ENEM é O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman. O enredo narra a história de um homem que, ao chegar das Cruzadas, se depara com a Peste Negra e outros problemas que assolavam a sociedade medieval.

Brasil Colônia

O filme Carlota Joaquina retrata a história da princesa portuguesa Carlota Joaquina e a vida da monarquia portuguesa no Brasil. A elevação do Brasil da condição de colônia à parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, momento fundamental da história brasileira, também é retratada pelas diversas cenas. 

Brasil Império

O filme Mauá – o Imperador e o Rei é uma ótima alternativa para quem quer estudar o período da história do Brasil conhecido como “Brasil Império”.

O longa narra a história de Irineu Evangelista de Sousa, que posteriormente se tornaria o Barão de Mauá, e destaca as suas tentativas de modernizar o país. No filme, aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil Império são retratados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.