Idade Média: veja sugestões de filmes para estudar o período

O termo “Idade Média” é usado para denominar uma fase da história da humanidade que aconteceu entre os século V e XV.

O período começa com a Queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476 d.C., e termina com a transição para a Idade Moderna e a Queda de Constantinopla, em 1453.

Diversos elementos da Idade Média são abordados com frequência por questões de história dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar a turbinar a sua preparação, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas sugestões de filmes que irão te ajudar a estudar a Idade Média. Vamos conferir!

O Sétimo Selo

O Sétimo Selo é um filme de Ingmar Bergman ambientado na Idade Média. O enredo narra a história de um homem que, ao chegar das Cruzadas, se depara com a Peste Negra e com muitos outros problemas que assolava a sociedade medieval.

Os estudantes podem assistir o filme para entender mais sobre a bruxaria e o papel da Igreja Católica dentro do pensamento do homem da Idade Média.

Excalibur

Excalibur é um filme de 1981 dirigido por John Boorman. O longa traz uma adaptação da lenda do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda e acompanha a jornada de Arthur, desde o momento em que ele retira a espada mágica Excalibur da pedra até a sua busca pelo Santo Graal.

Coração Valente

O filme Coração Valente acompanha a história de William Wallace, herói escocês que lutou contra o domínio do rei Eduardo I.

O filme mostra momentos fundamentais para os dois países enquanto atribui um olhar mais romântico para o protagonista.

Henrique V

Henrique V é um filme do ano de 1989 dirigido por Kenneth Branagh.

O enredo do longa traz uma adaptação da peça homônima de William Shakespeare. No filme, que se passa na Guerra dos Cem Anos , o Rei Henrique V avança sobre a França para tentar conquistá-la.

O Nome da Rosa

O Nome da Rosa é um filme baseado no romance homônimo do escritor italiano Umberto Eco, um dos pensadores de maior relevância do século XX.

O filme é ambientado no século XIV em um monastério medieval. Guilherme de Baskerville é um monge que foi chamado para resolver uma série de crimes misteriosos que aconteceram no local.

O enredo retrata o funcionamento da Inquisição da Igreja Católica na época e, além disso, retrata diversas das principais Heresias que podiam ser observadas no período. A vida religiosa do século XIV também é um dos principais temas de O Nome da Rosa, bem como o Cisma do Ocidente. Além disso, a obra pode ser usada por estudantes que querem entender a atuação da Igreja Católica na Idade Média, os conflitos teológicos medievais, a sociedade medieval e a filosofia medieval.

Os contos de Canterbury

O filme Os Contos de Canterbury traz uma verdadeira representação dos diversos tipos de comportamentos e modos de vida da Inglaterra no século XIV.

Os estudantes podem assistir o filme para entender melhor os comportamentos e os padrões sociais e religiosos da população medieval.

Joana D’Arc

Joana D’Arc é um filme de 1999 que narra a história da vida da combatente Joana D’Arc. A Guerra dos Cem Anos é também um dos principais temas do enredo, bem como o papel que Joana D’Arc desempenhou no conflito, mesmo sendo mulher. Os debates em torno da sua morte também são retratados.

O Leão no Inverno

O Leão no Inverno é um filme do ano de 1968 que foi dirigido por Anthony Harvey.

A obra narra história da sucessão de Henrique II ao trono inglês no século XII e a disputa pelo poder por parte dos herdeiros do monarca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.