ENEM 2023: conheça os filmes que irão te ajudar nos estudos

Confira as sugestões que separamos

As provas da próxima edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas em breve. Dessa maneira, esse é o momento ideal para revisar os tópicos cobrados com maior frequência pelas questões do exame e turbinar os seus estudos.

Mas, nós sabemos que estudar de forma eficiente nesse momento pode não ser simples. Muitos estudantes estão se sentindo cansados e motivos e, assim, precisam de novos incentivos para continuar estudando.

Pensando nisso, nós separamos uma lista de filmes que poderão te ajudar nos estudos para o ENEM 2023. Assim, você poderá estudar de uma forma nova e mais emocionante!

Filmes sobre História

As questões de História fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM, presente no primeiro dia de aplicação do exame.

No ENEM, são cobradas questões de História do Brasil e também de História Geral. Veja algumas sugestões de filmes que irão te ajudar a revisar os principais assuntos dessa disciplina:

História do Brasil:

O País dos Tenentes: esse filme de 1987 retrata o período da Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. Por meio do longa, é possível entender a influência dos militares e a participação dos tenentes na política brasileira, que foi um aspecto marcante de toda a Era Vargas.

História Geral:

O Nome da Rosa: O Nome da Rosa é um filme baseado no romance homônimo de Umberto Eco e retrata o momento em que Guilherme de Baskerville chega em um monastério medieval para resolver uma série de crimes que aconteceram no local.

Filmes sobre Geografia

As questões de Geografia também integram a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM, no primeiro dia de aplicação do exame.

Adeus Lênin!: o filme mostra a decadência da União Soviética e o processo que levaria ao fim da Guerra Fria

Filmes
Faça anotações durante o filme para estudar depois. Imagem: Pexels/Reprodução

Lixo Extraordinário: essa é uma boa opção para quem quer entender mais sobre os problemas ambientais. Esse documentário retrata o cotidiano dos trabalhadores do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina. A produção retrata as implicações dos problemas ambientais, como as consequências do uso de aterros e a produção de lixo no Brasil.

Filmes sobre Biologia

A disciplina de Biologia faz parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, cobrada no segundo dia de realização do exame.

Ilha das Flores: esse documentário de 1989 retrata o percurso que os alimentos descartados fazem até chegar em um lixão. É possível utilizar o filme para refletir sobre importantes temas, como as consequências do consumismo na sociedade atual.

Microcosmos: Microcosmos é um documentário de 1996 que retrata a vida dos insetos e outros animais. O filme é ideal para os estudantes que querem conhecer o mundo microscópico dos insetos e o modo como eles vivem. 

Filmes sobre Sociologia

Por fim, perguntas sobre assuntos diversos da disciplina de Sociologia estarão presentes na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM. Confira algumas sugestões de filmes:

Capitão Fantástico: a narrativa do longa retrata a história de um pai que cria os seus filhos de forma isolada do resto da sociedade e, consequentemente, do capitalismo. Capitão Fantástico pode ser uma ótima ferramenta para os estudantes que querem revisar tópicos muito importantes para a sociologia, como o capitalismo e o movimento hippie.

A onda: o filme narra a história de uma experiência realizada por um professor em uma escola. O docente propõe aos seus alunos algumas atividades para que eles entendam o funcionamento de um regime totalitário. Contudo, a a experiência foge do controle e começa a gerar situações perigosas. A onda é muito interessante para quem quer entender temas como o autoritarismo e a manipulação de massas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.