Entrevista de emprego: fale sobre seus resultados anteriores e direcione sua postura 

Fale sobre seus resultados anteriores e direcione sua postura durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato! 

A entrevista de emprego deve ser considerada pelo candidato como uma oportunidade de apresentar os pontos fortes de sua trajetória profissional. Por isso, é necessário o direcionamento do seu comportamento e uma composição assertiva no que tange a construção de sua narrativa.

Entrevista de emprego: fale sobre seus resultados anteriores e direcione sua postura 

A entrevista de emprego deve ser um momento de compartilhar suas experiências de maneira direcionada. Por isso, o conhecimento sobre a sua própria trajetória é fundamental nesse processo.

O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial do seu currículo. Por isso, é importante que você elabore o seu currículo de forma assertiva e complemente a assertividade durante a entrevista de emprego.

Ao receber o convite para uma entrevista de emprego significa que o seu currículo já atraiu a atenção do recrutador. Sendo assim, é importante que você saiba apresentar os pontos do seu currículo de forma abrangente, considerando suas habilidades, competências e objetivos.

Pontos fortes

Por isso, na condição de candidato, é importante que você saiba destacar seus pontos fortes e saiba direcionar seus pontos fracos. Por exemplo, você deve destacar a sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; implementação de projetos; acompanhamento de processos; inovação; criatividade etc.

Pontos fracos

No que tange aos seus pontos que requerem melhorias, é importante que você saiba falar sobre eles de modo orgânico. No entanto, ao apresentar uma situação ou característica negativa, apresente também uma solução.

Por exemplo, você pode informar que se conceitua como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, porém, pretende realizar um curso voltado para a sua comunicação e oratória, como curso de teatro.

Exemplificando uma situação técnica, você pode falar claramente que precisa melhorar o seu grau de conhecimento sobre um determinado sistema utilizado dentro da sua área de atuação. Por outro lado, é importante que você informe que já está realizando cotações com instituições específicas para agregar esse conhecimento.

Adote uma postura positiva

Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade, o que é muito importante para a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção, juntamente com outros fatores direcionados por você durante a entrevista de emprego.

Portanto, é fundamental que você complemente a sua narrativa com uma postura assertiva. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; evite atrasos e não saia da entrevista de emprego com dúvidas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.