Currículo: a construção que direciona a sua trajetória profissional

A construção assertiva do seu currículo direciona a sua trajetória profissional, considerando seus objetivos. Veja dicas importantes!

É muito importante para o candidato o direcionamento do seu currículo como um documento que possui um impacto dentro do mercado de trabalho, sendo um direcionamento para a sua trajetória profissional.

Currículo: a construção que direciona a sua trajetória profissional

Sendo assim, é relevante que você se atente a alguns dados inerentes à essa construção, de forma que você não fique aquém do seu potencial e receba o convite para uma entrevista de emprego de seu real interesse, considerando a sua objetividade em longo prazo. Por isso, pode ser viável que você analise alguns pontos que direcionam assertivamente a construção do seu currículo como um documento profissional.

Informações pessoais

Os seus dados pessoais devem ser simples e objetivos. Por isso,  certifique-se de que estejam sempre atualizados e não insira um endereço de e-mail que contenha palavras pejorativas. Além disso, é muito importante que você coloque ao menos duas formas de contato, caso não seja possível entrar em contato com você pelo telefone principal.

Objetivo

O objetivo dentro do currículo precisa ser direto e sucinto. Por isso, pode ser importante que você coloque a sua área de atuação e o cargo pretendido. Por exemplo: gerente de produção, analista de marketing digital, assistente de faturamento, auxiliar de escritório etc.

Dados profissionais

No que diz respeito à sua trajetória profissional é relevante que você coloque os dados da empresa e o período de atuação, além de informar os pontos principais no que diz respeito às suas atividades exercidas. 

Lembre-se de que são pontos que serão explorados pessoalmente em uma entrevista de emprego. Sendo assim, você deve causar uma certa curiosidade no profissional recrutador, de modo que também não deixe as informações subentendidas. Sendo assim, uma forma de você descrever essas informações é colocar palavras que são pertinentes à sua área de atuação e relacionadas às atividades exercidas.

Carreira acadêmica

A sua trajetória acadêmica deve conter informações sobre a sua escolaridade. Sendo assim, insira informações sobre curso técnico, superior, pós-graduação e cursos em andamento.

Resumo ou apresentação

Além disso, caso você opte por informar um resumo ou uma apresentação no seu currículo, relacione suas competências e habilidades, de maneira que fiquem correlatas a descrição de suas atividades profissionais. 

Já que este é um ponto importante para a análise da empresa. Dessa forma, você irá direcionar a sua carreira, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo. Ademais, não menos importante, mantenha o seu currículo atualizado em plataformas online como a Catho e o LinkedIn, por exemplo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.