O Open Banking e o Pix são inovações benéficas para o cliente

O Open Banking e o Pix são inovações benéficas para o cliente e para as instituições financeiras participantes. Saiba mais informações!

O Open Banking é o sistema financeiro aberto, criado e gerido pelo Banco Central. Entenda os motivos pelos quais esse sistema pode ser benéfico para o cliente final!

O Open Banking e o Pix são inovações benéficas para o cliente 

Em suas fontes oficiais, o Banco Central do Brasil deixa claro que, dentre os seus valores, a inclusão financeira do cidadão brasileiro é um dos pontos principais.

 Além disso, o Banco Central também destaca que investe em sistemas que buscam melhorias contínuas para o cliente, bem como para instituições participantes, como é o caso do Open Banking e também do Pix.

Pix: ferramenta que facilita pagamentos e transferências 

 O Pix também é uma ferramenta inovadora gerida pelo Banco Central, que facilita os processos financeiros. Já que permite que o cliente realize transferências e pagamentos entre diversos tipos de contas e em qualquer momento, independentemente se a transação ocorrer em dias úteis durante a semana, em feriados ou aos sábados e domingos. Ou seja, é uma ferramenta que facilita o fluxo financeiro para empresas e pessoas físicas.

No entanto, além do Pix, o Open Banking também é uma inovação que está sendo implementada no Brasil, porém, a sua implementação ocorre de maneira faseada.

Sendo assim, o Open Banking e o Pix são ferramentas que se encontram, já que as instituições financeiras devem adaptar-se aos sistemas para que o fluxo funcione sem gargalos que possam prejudicar o cliente final.

BC e as integrações via API

Por isso, o Banco Central do Brasil estabelece regras para as instituições, bem como, a integração dos sistemas geridos pelo Banco Central é feita através de APIs, que são ferramentas que facilitam o fluxo de informações de maneira direta entre os sistemas.

Melhoria no fluxo da oferta de crédito

O Open Banking pode ser muito benéfico para o cliente final, já que permite que o cliente compartilhe seus dados com instituições financeiras que sejam de seu interesse. Ou seja, é uma melhoria para oferta de crédito, já que ao buscar por crédito em uma instituição, você, na condição de cliente pessoa física, poderá optar para compartilhar seus dados e elevar exponencialmente as chances de aprovação.

Maior agilidade para financiamentos

Além disso, esse compartilhamento também pode ser viável para que o cliente consiga financiar imóveis e veículos, por exemplo. Sendo assim, é importante acompanhar as ferramentas geridas pelo Banco Central para que também fique por dentro de mudanças no escopo, o que pode ocorrer em qualquer sistema.

Certamente, assim como o Pix otimiza os fluxos de transferências e pagamentos, o Open Banking pode ser uma ferramenta inovadora na gestão financeira pessoal e para a análise de crédito, facilitando o fluxo para todos os envolvidos, clientes e instituições financeiras e bancárias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.