Entrevista de emprego: direcione a sua participação no processo seletivo

É muito importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionamento de sua postura. Veja dicas!

É muito importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionamento de sua postura. Por isso, é necessário conceituar a entrevista como uma apresentação profissional, e não como um julgamento pessoal.

Entrevista de emprego: direcione a sua participação no processo seletivo

Um excelente profissional pode não ser um excelente candidato. Por isso, é importante que o candidato tenha clareza sobre a necessidade do direcionamento de sua postura para que não fique aquém do seu potencial profissional.

A entrevista de emprego é uma situação que requer avaliação. Por isso,  muitas pessoas ficam extremamente ansiosas, porém, ao conceituar a entrevista como uma apresentação, o candidato pode tornar esse processo mais natural e menos estressante.

Fale sobre suas experiências profissionais de forma orgânica 

Conhecer o seu próprio currículo de maneira aprofundada é uma forma de se preparar para essa finalidade; já que poderá direcionar situações de forma concreta e exemplificá-las.

Sendo assim, você pode falar sobre sua produtividade; capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para gerir pessoas; acompanhamento de reuniões brainstorming; implementação de projetos; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Falar sobre seus pontos fracos também é necessário; já que é comum durante uma entrevista de emprego que o candidato tenha de responder aos questionamentos sobre seus pontos fortes e fracos.

Sendo assim, é importante que faça um apontamento negativo de forma resolutiva. Por exemplo, você pode falar que possui dificuldades para falar em público, porém, pretende estudar teatro.

Ou ainda, você pode me informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema dentro da sua área, mas já está realizando cotações com instituições específicas.

Adote uma postura participativa

A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, tenha atenção plena aos seus gestos e ao seu tom de voz, já que são fatores que podem ajudar a realizar esse direcionamento de forma orgânica.

Não deixe seus braços cruzados; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego; não deixe objetos no seu colo; evite atrasos; tenha cuidado para não interromper o profissional ao se lembrar de algum fato; trabalhe a sua respiração, dentre outros comportamentos que demonstrem a ansiedade excessiva.

Dessa forma, você estará conduzindo o seu comportamento durante a entrevista de emprego; o que é primordial para que a avaliação feita pelo profissional seja resolutiva. Assim como você deve avaliar a viabilidade da contratação, já que essa é uma avaliação que deve ser feita de forma mútua.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.