Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento assertivo do candidato

Confira algumas dicas para o direcionamento assertivo do candidato durante a entrevista de emprego e eleve suas chances de sucesso!

Uma entrevista de emprego requer um direcionamento por parte do candidato. Dessa forma, é possível direcionar a sua carreira profissional, ainda que seja algo resolutivo em longo prazo. 

Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento assertivo do candidato

Através do direcionamento pessoal, é possível que o candidato demonstre a sua capacidade de forma orgânica. Sendo assim, é fundamental que o candidato se comporte estrategicamente para que possa direcionar o fluxo da entrevista de emprego de maneira orgânica.

Tenha atenção a alguns pontos inerentes à situação de avaliação

 Por isso, é importante que se atente a alguns pontos inerentes à situação de avaliação. É importante que conheça os pontos fortes de sua trajetória para que possa levar para a entrevista de emprego resultados de projetos, implementações,  sugestões e melhorias feitas por você em seus empregos anteriores.Portanto, esse autoconhecimento é primordial. 

Pontos fortes e pontos de melhoria 

Além disso, é importante também que conheça seus pontos de melhoria, chamados de “pontos fracos”. Podem ser pontos que requerem atenção, e não exatamente fraquezas. É importante que o candidato se atente a sua postura corporal, que por sua vez, também é composta de muitos fatores intangíveis.

Postura corporal e controle de tom de voz

Sendo assim, mantenha contato visual com o seu entrevistador, trabalhe a sua respiração, evite cruzar braços e pernas, bem como, é importante que evite colocar objetos em seu colo e busque controlar o seu tom de voz. Certamente esse controle pode ser feito através da atenção plena ao que você mesmo diz.

Vários fatores comportam o resultado de uma entrevista de emprego

Sendo assim, são vários fatores que comportam o resultado de uma entrevista de emprego. Além disso, é muito importante que você conheça a cultura da empresa.

Cultura startup ou tradicionalista?

Visto que uma cultura Startup ou tradicionalista podem requerer posturas diferenciadas. Certamente esses pontos são relevantes para que você direcione a sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Construção de sua narrativa

Outro ponto importante, é a construção de sua narrativa. Para que você construa a sua narrativa de maneira assertiva é importante que se aprofunde no que diz respeito às suas experiências. Isso quer dizer que deve se atentar aos pontos resolutivos de suas experiências.

Tenha uma postura aberta, participativa e resolutiva

Dessa forma, poderá se direcionar assertivamente durante a entrevista de emprego por meio de uma postura aberta, participativa e resolutiva. Pode ser útil fazer uso do espaço para perguntas ao final do processo seletivo, de maneira que você não saia da entrevista de emprego com nenhuma dúvida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.