Entrevista de emprego: dicas para direcionar a sua trajetória profissional

Direcione a sua trajetória profissional na entrevista de emprego através de algumas análises relevantes. Veja dicas assertivas!

Dicas para o candidato se direcionar durante a entrevista de emprego

O posicionamento do candidato em uma entrevista de emprego pode modificar a maneira como esse candidato direciona a sua carreira. Visto que através de seu posicionamento é possível alcançar vagas que sejam compatíveis aos seus objetivos profissionais.

Por isso, é importante  se atentar a alguns pontos no que diz respeito ao seu comportamento, falas e gestos, de modo que consiga se direcionar assertivamente dentro do mercado de trabalho.

Postura corporal

A sua postura corporal é composta por vários fatores. Sendo assim, primeiramente, atente-se à sua postura corporal de forma abrangente. O seu corpo transmite uma linguagem através de seus gestos e fala. Por isso, é muito importante que você se atente a mensagem que está passando para o seu entrevistador, de forma direta ou indireta.

 Evite cruzar braços e pernas, bem como, evite gesticular excessivamente, ou ainda, evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo. Além disso, é importante que você se atente ao seu tom de voz, controlando esse tom durante a construção da sua narrativa.

Conheça a cultura da empresa

Sabemos que esse ponto é de grande relevância para o seu sucesso profissional. Já que através do conhecimento sobre a missão, visão, valores e trajetória da organização, você constrói uma narrativa direcionada.

Dessa forma, o candidato poderá responder várias perguntas de forma natural. Além disso, a cultura da empresa é uma maneira direcionada de se vestir adequadamente.

Uma vez que uma cultura Startup requer uma vestimenta casual. Todavia, uma empresa tradicionalista requer uma vestimenta formal, por isso, analise o site da organização.

Conheça a sua trajetória profissional de maneira aprofundada

 Primeiramente, conheça a sua trajetória profissional. Obviamente você conhece os dados inseridos em seu currículo. Porém, quando sugerimos que conheça a sua trajetória, estamos nos referimos ao seu autoconhecimento profissional.

Sendo assim, analise os seus pontos fortes e fracos para que possa aumentar o foco em seus resultados de maneira orgânica. Avalie em seu currículo todas as experiências e verifique o que pode ser explorado durante a entrevista de emprego, considerando todos os seus empregos anteriores. 

Não saia da entrevista de emprego com dúvidas

 É importante que utilize o espaço para perguntas que geralmente é cedido ao candidato no final de toda a entrevista de emprego. Pois, além de ser uma maneira orgânica de demonstrar interesse, também é uma forma de avaliação sobre a proposta da empresa. Já que a análise sobre a equivalência de valores deve ser feita por todos os envolvidos, por isso, pergunte sobre os pontos relevantes sobre benefícios, horários, plano de carreira etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.