Recrutamento e seleção: atração e retenção de talentos

O setor de recrutamento e seleção é responsável pela atração e retenção de talentos, juntamente com outras áreas do RH. Confira pontos importantes!

É muito importante que o profissional da área de recrutamento e seleção de uma empresa tenha um mapeamento específico do perfil de um candidato, de modo que convide para uma entrevista de emprego profissionais que possam agregar à empresa e também que possam crescer dentro de um possível plano de carreira.

Recrutamento e seleção: atração e retenção de talentos

 O setor de recursos humanos na atualidade funciona além do Staff. Sendo assim, a área de recursos humanos de uma empresa no mercado atual é subdividida, de modo que também em algumas instituições o setor atua como uma área que toma decisões importantes e apoia diretamente à gestão de diversos setores.

A subdivisão do RH e a cultura empresarial

 Não há uma subdivisão padronizada para área de recursos humanos. Visto que essa separação se dá de acordo com a cultura empresarial, com o porte da empresa, com seu segmento e todos os fatores inerentes à cultura organizacional.

 De forma sucinta, é possível dividir o setor de recursos humanos entre os profissionais que atuam através do recrutamento e seleção, desenvolvimento humano, departamento pessoal, e dependendo do porte da empresa, há setores específicos para benefícios, treinamentos, férias etc.

Linha e Staff

Sendo assim, o setor de recursos humanos é uma evolução da necessidade de administrar uma empresa que possui uma história que se funde com a teoria geral da administração. Dessa forma, é uma área resiliente e adaptável, linha e staff que aprova e projeta, enfim, é um setor dinâmico.

Por isso, é muito importante que na área de recrutamento e seleção de uma empresa ocorra uma gestão holística. Assim, o RH atua juntamente com os gerentes de diversos setores para que possam mapear um perfil profissional para os novos contratados.

De modo que a área possa selecionar currículos de profissionais qualificados. Bem como é importante minimizar quando possível os faseamentos dos processos de recrutamento e seleção. Isso porque bons profissionais podem receber diversas propostas dentro do mercado de trabalho, por isso, é necessário recrutar e reter talentos.

Processo aberto e dinâmico

Sendo assim, é importante que o processo seja aberto e dinâmico de maneira que o retorno para o candidato se dê de forma rápida. Sendo assim, deve haver um alinhamento entre oferta e demanda no mercado de trabalho atual; de modo que a empresa procure alinhar as informações e todos os envolvidos possam analisar a viabilidade da proposta.

Por isso, o setor de recrutamento e seleção precisa estar apoiado por outros setores. Bm como por sistemas integrados que facilitem esse processo dinâmico e primordial para o crescimento de uma empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.