Empréstimos e financiamentos

Pessoas físicas e empresas podem contratar empréstimos e financiamentos com bancos e outras instituições financeiras. Veja pontos importantes!

Empréstimos e financiamentos para PF e PJ – pontos de atenção

Pessoas físicas e empresas podem contratar empréstimos e financiamentos com bancos e outras instituições financeiras. São muitas as ofertas do mercado financeiro, ao passo que são muitas as pessoas que procuram por empréstimos e financiamentos.

Sendo assim, essas pessoas recebem o recurso contratado e, em troca, assumem o compromisso de pagar de forma parcelada o valor disponibilizado, acrescido de juros.

Empréstimo

O empréstimo é caracterizado quando a pessoa ou a empresa contrata a operação e não especifica como utilizará o dinheiro. 

Financiamento

Por outro lado, a pessoa ou a empresa contrata a operação para comprar um bem ou adquirir um serviço específico, como no caso de financiamento de um veículo, por exemplo.

Geralmente o bem financiado serve como garantia do financiamento e, por isso, os juros, nessas situações, costumam ser menores. Já que o risco de perder o bem financiado é assumido pelo contratante.

Crédito é serviço bancário passível de análises internas

Os bancos não são obrigados a conceder empréstimos ou financiamentos. Sendo assim, tanto os bancos como as demais instituições bancárias, emprestam valores, ou financiam bens, conforme suas políticas de crédito. 

Pesquisar é fundamental

Antes de contratar um empréstimo ou um financiamento, pesquise bastante. Pois os juros praticados mudam bastante entre as instituições. No entanto, conforme ressalta o Banco Central, nenhuma instituição pode exigir que você deposite previamente dinheiro na conta dela para contratar empréstimo ou financiamento com você ou para liberar o dinheiro.

Além disso, não contrate a primeira instituição que lhe fizer uma proposta. Pois as taxas de juros e outros encargos variam bastante de banco para banco. Sendo assim, analise o Custo Efetivo Total (CET).

O que é o Custo Efetivo Total  – CET?

O Custo Efetivo Total (CET) corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Sendo assim, esse custo engloba a taxa de juros, as tarifas, os impostos e outras despesas. O CET precisa ser informado com antencedência, bem como, é um custo que consta em contrato.

Quais são os serviços essenciais e gratuitos para a conta corrente?

Conforme definição do BCB, os serviços essenciais e gratuitos para a conta corrente são:

  • fornecimento de cartão de débito;
  • segunda via do cartão de débito;
  • 2 extratos dos últimos 30 dias por mês;
  • 4 saques por mês;
  • 2 transferências entre contas do mesmo banco por mês;
  • 10 folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização dos cheques;
  • compensação de cheques;
  • consultas ilimitadas pela internet;
  • extrato anual de tarifas cobradas;
  • prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.