Empréstimo Auxílio Brasil pelo Caixa Tem: veja se já está liberado e como pedir

Saiba mais informações sobre esta nova modalidade de crédito

O empréstimo Auxílio Brasil é uma nova modalidade de crédito. Então, os brasileiros estão se perguntando como ocorre a solicitação e contratação feita por meio do aplicativo Caixa Tem.

Apesar de haver muitas dúvidas sobre o empréstimo, é necessário ter em mente algumas informações, antes de realizar a contratação.

Sendo assim, para ajudar quem é beneficiário do programa e deseja ter acesso a essa quantia, separamos mais informações. Aliás, estas que podem ser de grande valia para a população.

Então, para ficar por dentro do assunto, leia até o final, e saiba mais. Confira todos os detalhes sobre o assunto, agora mesmo.

O que é o empréstimo Auxílio Brasil?

O Governo Federal anunciou recentemente uma nova modalidade de crédito para todos os cidadãos que recebem benefícios sociais. A propósito, que inclui os beneficiários do Auxílio Brasil.

Essa linha de crédito irá funcionar na modalidade de microcrédito. Ou seja, quem optar por contratar o serviço receberá uma quantia baixa para realização de projetos específicos. Assim como pode utilizar o dinheiro emprestado para a quitação de dívidas ou qualquer outra finalidade.

Apesar de oferecer um fôlego a mais para as famílias em situação de pobreza, é preciso ter cautela. Pois, os especialistas em Economia apontam um grande risco de endividamento da população em situação de vulnerabilidade social.

Quem pode solicitar o empréstimo Auxílio Brasil

Todos os beneficiários do Auxílio Brasil poderão solicitar o microcrédito. No entanto, devem cumprir alguns requisitos. Além disso, deve aceitar alguns termos, como, por exemplo:

  • Não ter dívidas com bancos que ultrapassem 3 mil reais;
  • Solicitação entre 300 e 1000 reais, de acordo com a capacidade de pagamento;
  • Taxas de juros que não ultrapassam 3,60% ao mês;
  • Pagamento em no máximo 24 meses.

De quanto será o empréstimo Auxílio Brasil

Como vimos anteriormente, o empréstimo Auxílio Brasil é uma linha de microcrédito. Ou seja, a quantia contratada é inferior a outras linhas de crédito.

O valor não é pré-estabelecido, mas precisa ficar entre 300 e mil reais. Aliás, é a Caixa que decide se o valor solicitado estará disponível, de acordo com a capacidade de pagamento do cidadão.

Além disso, também é necessário calcular as taxas de juros operadas pela instituição para a contratação do empréstimo Auxílio Brasil.

Essas taxas estão atualmente entre 1,95% e 3,60% ao mês. Portanto, também podem impactar no valor final do empréstimo Auxílio Brasil.

O empréstimo Auxílio Brasil já está liberado?

Apesar do empréstimo Auxílio Brasil ter sido sancionado tanto pelo poder Legislativo, quanto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ele ainda não foi liberado.

Principalmente na modalidade de consignação. O que ocorre é que ele ainda não está disponível para o cidadão. Pois, ainda precisa passar pela regulamentação do Ministério da Cidadania.

Ainda não há uma data limite para que essa regulamentação tenha a publicação feita. Isto é, quando o empréstimo consignado começará a ter acesso pela população. No entanto, a estimativa é de que isso seja feito até o início de setembro de 2022.

No entanto, para quem está precisando de uma quantia mais baixa e rápida, o empréstimo Auxílio Brasil pelo Caixa Tem já pode ter a solicitação feita.

Como vimos anteriormente, os cidadãos que recebem o Auxílio Brasil podem solicitar até mil reais junto ao aplicativo. Aliás, recurso criado pela Caixa em parceria com o Governo Federal em 2020.

O empréstimo Auxílio Brasil pode ser solicitado pela Caixa Tem?

Quando foi lançado, o empréstimo pelo Caixa Tem era voltado apenas para MEIs, ou microempreendedores individuais. No entanto, recentemente houve a implementação da medida que prevê a solicitação de pessoas físicas, que recebem o Auxílio Brasil.

Dessa forma, o empréstimo pode, sim, ser solicitado pelo Caixa Tem.

Como solicitar o empréstimo Auxílio Brasil pelo Caixa Tem

Para ter acesso ao microcrédito, o cidadão deve possuir um Poupança Digital +, e para tanto, é necessário fazer a atualização cadastral no aplicativo.

Para isso, basta acessar a opção “Atualize seu Cadastro” dentro do app. Em seguida, é só preencher o formulário com todas as informações obrigatórias.

A atualização é enviada para a Caixa e passa por uma análise. Depois disso, caso esteja tudo certo, o cadastro é atualizado. Por fim, o cidadão já pode solicitar o empréstimo Auxílio Brasil.

Depois de realizar a simulação do crédito, é possível que o banco leve cerca de 10 dias para enviar a resposta, caso o pedido tenha a aprovação ou não.

Agora que você já sabe mais sobre o empréstimo Auxílio Brasil pelo Caixa Tem, acesse o aplicativo, siga as instruções e faça a solicitação de seu empréstimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.