Dicas para fazer um bom estágio curricular

Neste texto, você verá uma lista de dicas para fazer um bom estágio curricular e assim começar a sua carreira profissional com uma experiência enriquecedora.

Isso porque esse estágio não visa criar um profissional perfeito da noite para o dia, mas sim, visa oferecer um suporte para você experimentar o lado prático, absorvendo insights e informações importantes. Portanto, com caneta e papel na mão, vamos juntos explorar algumas ideias que podem ser bem interessantes nessa etapa acadêmica!

Dicas para fazer um bom estágio curricular

As nossas dicas para fazer um bom estágio são simples, mas se forem colocadas em prática poderão lhe ajudar a manter a organização das tarefas. Porém, lembre-se de sempre adaptar as sugestões para a sua realidade, visando organizar a sua rotina da melhor forma possível. Confira ideias:

1. Tenha uma visão geral das tarefas

O primeiro ponto que deve ser considerado é com relação a todas as tarefas que serão cumpridas no decorrer do seu estágio. Ter essa visão clara é muito importante para garantir que nada passe despercebido ou seja esquecido.

Portanto, analise a sua trilha de aprendizagem e crie um verdadeiro passo a passo de tudo o que deverá ser desenvolvido ao longo do seu estágio curricular.

2. Crie um cronograma semanal

Depois de ter uma visão clara de todas as atividades que serão desenvolvidas, considere criar um cronograma semanal. Divida as tarefas, a carga horária a campo e demais atividades por semanas, sempre respeitando os prazos de cada entrega.

3. Comprometa-se de cumprir todo o seu cronograma

Comprometa-se de cumprir o cronograma que você mesmo criou. Porém, é importante que você tenha em mente quais são os seus limites e ritmo pessoais, a fim de criar um cronograma que respeite isso e lhe auxilie no desenvolvimento do estágio.

Aqui, é muito importante saber detectar a procrastinação para evitá-la ao máximo.

4. Não hesite na hora de contatar seu supervisor

Se você tiver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu estágio, não hesite na hora de procurar o seu supervisor. Lembre-se de que ele é o profissional responsável por lhe direcionar. Portanto, mantenha um contato ativo com ele, tire as suas dúvidas, converse, apresente o que você quer fazer no estágio, solicite feedback, etc.

5. Não deixe tudo para cima da hora

Cuidado para não deixar as tarefas acumularem com o passar dos dias! Quanto antes você for resolvendo cada etapa, com folga e tranquilidade, mais positiva e tranquila tenderá a ser a sua experiência de estágio.

Em contrapartida, deixar tudo para cima da hora pode ser algo negativo, que sobrecarrega a sua agenda, atrapalha seu desempenho e assim por diante. Respeite os seus limites e procure dar um passo de cada vez.

6. Viva esse momento como uma experiência de aprendizagem

Por fim, lembre-se de que além de pensar em dicas para fazer um bom estágio, você também deve ter em mente que este é um momento de aprendizagem. Aprenda, aproveite, pergunte, questione, analise, observe… Tudo isso poderá lhe ajudar a absorver conhecimentos valiosos para o momento em que você for atuar no mercado de trabalho.

Boa sorte!

Veja agora: Como se preparar para o estágio curricular obrigatório

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.