Em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta?

Saber em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta é crucial na hora de tomar a decisão e optar por esse tipo de pagamento do FGTS. Afinal, para muitos, é preciso que essa decisão realmente valha a pena. Porém, como nem todo mundo sabe como acontece o pagamento, tampouco quanto tempo ele permanece disponível, fizemos este conteúdo para esclarecer todas essas dúvidas.

Para saber mais sobre como funciona esse pagamento, acompanhe este texto!

Em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que o pagamento do saque-aniversário é feito apenas no mês de aniversário do trabalhador. Por isso, justamente, que essa modalidade de saque do FGTS tem esse nome. Os pagamentos são liberados sempre no mês de aniversário do titular, para facilitar a transferência do valor.

Afinal, são milhões de trabalhadores que podem optar por esse tipo de pagamento, e essa organização pode ser bem útil por conta disso.

Porém, o que muitos se questionam é em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta, assim que o mês em questão se inicia.

Em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta?
Em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta? Foto: Canva.

Basicamente, o dinheiro é reservado 15 dias antes do mês de aniversário do trabalhador. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa irá receber o pagamento imediatamente, logo quando o mês “vira”. O tempo para o dinheiro cair na conta pode ser de cerca de 5 dias úteis. Isso quer dizer que se você faz aniversário em dezembro e optou pelo pagamento, deverá aguardar até o quinto dia útil do mês para receber o valor na sua conta.

Também é importante frisarmos que não existe um horário específico para o pagamento acontecer. O horário pode variar de caso a caso, ainda mais se considerarmos que pode haver instituições financeiras diversas.

Quanto tempo o dinheiro fica disponível?

Se você optou por sacar o seu dinheiro em uma conta da Caixa, saiba que ele fica disponível por até três meses para o saque. Isso quer dizer que se você recebe ele na sua conta no dia primeiro de março, no primeiro dia útil de junho ele voltará para a sua conta do FGTS.

Esse é o período que você tem disponível desde o momento em que o saque-aniversário cai na conta até ele retornar para o FGTS.

É importante destacar que quando isso acontece, ou seja, quando há esse retorno, o trabalhador não tem prejuízo nenhum. O pagamento apenas não terá sido sacado, e voltará para a conta do FGTS do titular.

Isto é, se você tem visto notícias que esse dinheiro é “perdido” depois de três meses sem sacar, saiba que isso não passa de fakenews. Embora não seja possível sacar depois de três meses, isso não quer dizer que você perdeu o valor. Ele apenas retornou para a sua conta do FGTS.

Por isso, além de saber em quanto tempo o saque-aniversário cai na conta, lembre-se de ficar atento ao prazo para o saque, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.