Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Autoescola não será obrigatória para obter CNH; veja

A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.

Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:

  • não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
  • ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

207 Comentários
  1. Ricardo Muller Diz

    Se Ludovico, entendo que erros de avaliação podem ocorrer e são pontuais, e é concedido ao candidato recursos de questionar, convivo a 15anos nesse ambiente de provas junto ao Detran/RS, e asseguro que não comprovei até hj nenhuma reprovação proposital para arrecadar mais dinheiro, portanto dizer que o processo é uma Máfia é muito grave. Quem puder provar busque as vias judiciais. As pessoas reprovam por absoluta incapacidade de comprovar o domínio do veículo e da conduta de acordo com a legislação, que as Autoescolas começam a ensinar desde do primeiro dia de aula teórica, e que as pessoas não levam a sério.
    Ana, eu entendi perfeitamente o contexto sim, e temo esse projeto, porque ele estará habilitando o Pai, a Mãe, um amigo ou parente qualquer habilitado a mais de 5 anos sem restrições, a ensinarem a dirigir, em um carro particular, sem duplo comando de pedais, esse é o maior perigo. Se perguntar pra qualquer motorista hj, quais as principais regras de circulação e conduta, segundo CTB, ninguém saberá responder, se perguntarem também qual as diretrizes de uma direção defensiva, ninguém saberá responder. Gente , veículos são máquinas de peso, de força, e que geram velocidades, a perda de controle, e o mau uso MATA.

  2. Maria Diz

    Sobre os exames do DETRAN, é outra coisa que também deveria ser visto com mais cuidado pelas autoridades. Já é do conhecimento de todos que existe corrupção no processo de CNH desde muito tempo atrás, e nos dias atuais parece que ficou mais escancarado ainda. Em muitos casos, o aluno por ser reprovado às vezes injustamente, se desespera e acaba aceitando uma proposta desonesta, para se livrar da situação, uma vez que o processo é estressante e causa um desgaste emocional muito grande . Eu nunca entendi porque os exames do DETRAN não podem ser filmados. Isso, talvez poderia evitar muitas reprovações, dando segurança ao candidato. Já seria um bom começo se isso fosse implantado.

  3. Júnior Diz

    Aprendi a dirigir com 12 anos (1.994), aos 18 (2.000) ia na auto escola só para matar tempo, porque já sabia dirigir. Tanto é que na 11° (Era obrigatório 15 aulas na época), a instrutura teve a cara de pau de me pedir dinheiro para passar no teste. Resumindo: Fui lá e fiz o teste com louvor e alguns anos depois eu tirei habilitação para moto e descobri que ela tinha esquema com o cara do Detran.

    Se isso valesse na minha época, era só eu teu ido lá e feito prova, exame médico e teste prático que já estava resolvido.

    Nunca me envolvi em acidente e falo com prioridade que esse negócio de andar com farol acesso é só para roubar de quem esquece de acender os faróis! Inclusive dirigi de forma profissional uma Van por 8 anos conhecendo quase todo esse Brasil.

  4. Maria Diz

    Senhores deputados, vocês que serão responsáveis pela aprovação destes projetos que podem mudar as formas para obtenção de CNH, pensem nos absurdos que se tornou hoje o processo para conseguir uma carteira de Habilitação, principalmente nas categorias A e B. Além de uma quantidade de taxas que nem sempre se sabe pra que, as aulas práticas nos CFCs. são absurdamente caras e nem sempre você aproveita o tempo real de uma aula, uma vez que em muitas autoescolas os locais de treinos ficam longe . No início do curso geralmente quem leva o carro ou moto até o local são os instrutores. Quase ninguém aprende a dirigir ou pilotar motos com 20 ou 25 aulas. É preciso muito mais para se sentir preparado(a ) para fazer o exame e enfrentar o trânsito. Acho que os CFCs. são úteis para quem está iniciando o processo de habilitação,mas não se pode permitir que estes estabelecimentos dominem o processo do principio ao fim, até que o candidato saia com uma CNH. independente do tempo e dinheiro que gaste. O candidato não pode ficar refém de uma situação criada por leis, para adquirir um simples documento. Enquanto muitos acreditam que estas mudanças podem trazer mais acidentes, eu digo que o que está faltando no trânsito é mais educação, respeito às leis, solidariedade para com o outro.

  5. Sérgio Diz

    Muito bom assim é que se faz. Parabéns pelo projeto eu apoio

  6. Adelar Bayer Diz

    É tão simples, mas complicam e criam normas para tirar dinheiro das pessoas, olha só, nos EUA a pessoa estuda por conta e aprende por conta, vai lá no órgão, faz a prova de legislação, se passar, faz uma avaliação médica básica, mais é pela visão, e então vai pra prática, passou, pronto, recebe sua Carta de Habilitação e vida pra frente.

  7. Alvimar Diz

    Perdão vamos ser mais um pouquinho roubado vejo nessa proposta o seguinte a ideia não e formar condutores mais sim tirar mais dinheiro do brasileiro menos burocrático e sim mais custoso.afff
    Eu vejo o único intuito dessa proposta e arrancar mais dinheiro da população bando de ladrão fdpt.

  8. Geraldo Ernesto Santos Diz

    Tem que acabar é com o serviço do DETRAN sobre as CNH bancas examinadoras e provas, etc. Em qualquer profissão quem fornece o certificado de HABILITAÇÃO São as escolas ou faculdades, e que sejam fiscalizadas .

  9. Enivaldo cabuloso Diz

    Auto escola é um assalto, tem q ser facultativo, trabalhador comum, nunca irá conseguir tirar esse documento, pois com ganhos de 1 salário e despesas acima de 2 é impossível. Ai me Vêm um idiota falando q as auto escolas vão quebrar. Faça trabalho de qualidade e com preço aquicesivel .

  10. Amanda Diz

    Vc precisa ir em uma auto escola especializada em CNH para pessoas c deficiências, meu pai é deficiente e fez isso em outra cidade mas foi indicado pelo Detran msmo, tenta se informar em alguma auto escola da sua cidade, saber se são qualificados para esse tipo ou se sabem de alguma que seja!

  11. Oliveira Diz

    Muito bom esse projeto da CNH pena que já estou no meio do processo da minha mais torço para que seja aprovado

  12. Oliveira Diz

    Sou PCD estou tendo muita dificuldade para tirar a CNH além dos autos valores exigir de um idoso a mesma agilidade habilidade concentração e outras DE UM JOVEM

  13. Anderson Diz

    Logo este Kim…

  14. Alexandre Garcia Diz

    Se com a obrigatoriedade da auto escola o trânsito ta uma merda, imagina se não for mais obrigatório? Sem falar que a grande maioria vai fechar e, por consequência, gerar muito desemprego. O que deveria fazer é reduzir a quantidade e o valor das taxas do Detran. Não tem cabimento pagar 170,00 pra fazer um exame médico que não demora 5 minutos. E comigo foi pior ainda pq paguei 170,00 pra renovar minha habilitação e mais 170,00 3 semanas depois pra fazer o mesmíssimo exame pra inclusão de categoria e mais 170,00 do psicotécnico. De tudo que vc paga pra tirar habilitação, 70% vai pro Detran. É um absurdo isso!

  15. Fernando Diz

    Meus amigos, vocês acham que a “quebra” que vocês pagam pra passar no exame prático vai pra auto escola? Que pagando 2 mil reais na CNH o dono da auto escola tira isso tudo livre pra ele? HAHAHA, vocês são muito ingênuos, desses 2 mil reais quase 50% é pago e taxa para o Detran, sim, vai pro governo, fora o gasto com combustível, instrutor, pneus, manutenção do carro, troca de óleo e etc, então será que esse valor de 2 mil reais é realmente tão alto assim?
    Ahhhh e só pra vocês saberem o examinador que te reprova na prova prática não tem vinculo nenhum com a auto escola e sim com o Detran, ou seja, todas as merdas que vocês reclamam e acham injusto, não tem a ver com a auto escola meus amigos…
    Então esse projeto de retirar a obrigatoriedade da auto escola não vai mudar porcaria nenhuma pra vocês, pelo contrário, quem não sabe dirigir e não tenha ninguém na família que seja apto a ensinar vai ter que contratar alguém particular pra poder aprender e essa pessoa provavelmente vai cobrar ainda mais caro pelas aulas do que a auto escola, afinal vai ter que usar o próprio carro devidamente equipado seguindo as normas do Detran, sem contar que terá que arcar com o combustível e qualquer outro gasto com o veiculo.

  16. Cristiano Diz

    Tenho habilitação 20 anos tudo que sei aprendi no dia há dia porque quando fiz auto escola não aprendi nada e tb quero saber porque una pessoa daltonica pode ter habilitação profissional e as pesoas que tem visão monucular não pode ter todos tem direito de ter há lei e bem clara não podemos tirar direito de ir vir de ninguém sem contar que tem muitos motorista que perdem sua habilitação profissional por conta da visão monocular não são aposentados

  17. Saulo Diz

    Tem que acabar com essa farra das auto escolas. Cobram mais caro que um curso de faculdade. São ladrões com autorização para roubar. Antigamente não tinha essa obrigatoriedade. Vamos apoiar esse projeto

  18. Lanna Diz

    Antigamente ja era assim, uai! A gente aprendia, fazia a prova.e depois ia com o carro da gente mesmo, fazia a avaliação e pronto. Agora,.o que tem de máfia reprovando gente! Quando fui fazer de moto, já tinha mudado tudo. Na primeira a mulher me reprovou, dizendo que eu estava insegura. Paguei o tal de reteste. Diz a mesma coisa e passei. Nem o instrutor da auto escola entendeu. Eu que já andava de moto há muito tempo achei aquilo tão estranho! E a parte mais engraçada: fiquei assistindo a mulher avaliar e ela ficava conversando o tempo todo com um.outro cara. Então, parece mesmo máfia..

  19. Laudi Diz

    A maioria dos acidentes acontecem por imperícia psicológica, não por império motora, portanto a formação psicológica do condutor deveria ser o principal conteúdo.

  20. Aldo Diz

    Sr(a)s ao projeto de lei não vai acabar com as auto escolas, mas sim a obrigatoriedade de se matricular, os teste teóricos e práticos vão continuar. O que não pode continuar é essa imoralidade do processo atual para se tirar a CNH, desde o exame médico/psicológico que é cobrado um valor absurdo e que o pagamento só pode ser feito em dinheiro (SP) sem recibo ou nota… Estou de acordo com o projeto… E vejo que ao invés de desemprego, acredito que haverá mais oportunidades de emprego para + profissionais autônomos devidamente habilitados/credenciados a ingressar em um mercado dominado pela máfia da autoescola.

  21. Aline Cristiane da Silva Brandão Diz

    Concordo com esse projeto pois além de ser caro é muito tempo perdido e muito dinheiro jogado fora você vai lá aprende tudo chega na hora tem que fazer um exame lá com o examinador sendo que já fez exame durante todo o período pagou tudo e ainda tem que fazer exame contaminador sabendo que a gente já tá hábito Brasil é uma pouca vergonha

  22. Márcia Diz

    acho que tem que fazer todas as aulas e eles tem que dar a carteira.
    os examinador ficam 5 minutos com a gente e acham que é suficiente pra avaliar.
    ja pagamos um absurdo pela carteira pra ser reprovada.
    a experiência é no dia a dia no trânsito.
    quero muito ter a minha carteira para poder dirigir.

    tem que ter responsabilidade ao dirigir.

  23. Flaviane Maisa Diz

    Concordo…Com a aprovação dessa lei o valores cobrados em autoescola taxas é taxas são cobradas desnecessariamente muita das vezes queremos tirar habilitação para trabalhar conseguir algo melhor…
    E ter que investir um valor tão alto sendo que essas aulas na maioria das vezes são vídeos que colocam pra gente assistir é pronto fica por isso mesmo.

  24. Cosme Batista Silva Diz

    Estou de pleno acordo com o projeto, outra coisa que precisa mudar é a ineficiência do Detran, aliás, esses serviços que tem ligação com o governo precisam ser eficientes, não consigo entender porque temos que ser tratados como se fossemos coitados mendigando por um serviço que NÓS ESTAMOS PAGANDO.
    Isso é possível?
    Sim, aqui no Brasil passamos por isso todos os dias.

  25. Francisco Diz

    Boa noite eu que a CNH tinha que ser como os outros documentos,ou seja completou 18 vai lá faz seu documento pode dirigir não,entra aí a obrigatoriedade de se qualificação se qualificou tá comprovado na sua CNH ok

  26. Ismael Diz

    Acho a ideia exelente sou habilitado em carro e moto e as provas que fiz tem nada haver com o dia dia na estrada.e so pra pegar dinheiro mesmo a maioria sai com a cnh em maos mais na vida real totalmente despreparado so barbeiro.

  27. Carlos Diz

    Tudo isso é uma covardia com os brasileiros,Q as auto escolas faz.vai ser sim aprovado!

  28. Cida Diz

    Como muitos disseram, não acho que seja a melhor solução, o Brasil não está preparado pra isso, o que vai haver muita gente brincando em vias públicas pessoas s maturidade, se não já levam a sério hoje imagina facilitando. Só acho que valores, taxas daqui, taxas dali, não concordo em pagar aluguel em moto pista, ainda tem validade pra vc usufruir dos benefícios, como foi dito autoescola serão fechadas pessoas desempregadas, nosso país já tem desempregados demais muita gente passando por necessidade. Temos que pensar no bem em todo, do que adianta beneficiar uns e arrasar com a vida de outros, tem que melhorar pra todos. Que Deus abençoe venha boas notícias pra todos!

  29. Moesio Diz

    Simplesmente uma tremenda de uma sacanagem um projeto desse, coisa de quem não tem o que fazer, e inventa um projeto besta desse. Desmerecendo totalmente o esforço de quem ralou pra caramba para conseguir sua habilitação.

  30. Lucia Diz

    Boa noite, eu fiz quatro vezes e não passei eles ficarão me secando, isso mexe com o nosso psicológico , eu sei direji muito bem , entro em qualquer vaga , mas lá eu não saio da baliza tinha q tira esse negócio de baliza, é fazer outro percurso eu sonho com a minha habilitação mas isso tá muito longe de eu alcançar…

  31. Domingos Diz

    Acho desnecessário auto escola, além disso existem muitas fraudes…
    E o valor é um roubo.

  32. Nadia Reis Diz

    Eu estou abrindo meu renach , pela terceira vez , sabe o que ele dizem , eu rodei colocando ou saindo da baliza , termina meu tempo, vou tentar está veze, mais tem maracutaia por trás , tem que ter, eu não esqueço nada , faço retorno de três pontos tudo certo , vou tentar mais vou atrás de algum direto do consumidor ver onde está lei está beneficiando eles

  33. Paulo Diz

    Um absurdo esses valores de CNH
    É tem instrutores e pessoas que fazem pegadinha pra reprovar alunos
    ,,, É a tal da corrupção,,uma máfia que tem q acabar,,,queremos um preço justo….

  34. Edmarles costa Diz

    Ótimo as auto escolas estavam se aproveitando dos alunos.vai ser aprovado sim

  35. Luiz Diz

    Isso depende de você, se você acha um orelha seca se quiser fazer cinquenta aulas, fique a vontade contanto que não obrigue os outros a pagar um valor desnecessário

  36. Luiz Diz

    Esta correto, o candidato fará aulas de acordo com a sua necessidade.Esse negócio de obrigar o cidadão fazer aulas de acordo com eles e um assalto. Falar que o candidato será um motorista menos preparado e lero lero. Se ele não tiver preparado o examinador não aprova. Tiro exemplo por mim mesmo. Tirei a minha letra A sem auto escola na segunda tentativa, a letra B fiz dez aulas na auto escola, e levei a minha Habilitação na primeira, a letra D fiz 4 aulas, e para a letra E três aulas e levei na segunda tentativa. Já pensou se eu tivesse ter que pagar todas as aulas obrigatórias como é hoje, teria gasto uma fortuna..

  37. Marcela Diz

    Estou tentando tirar minha CNH aqui em juiz de fora perdi pela quarta vez já gastei 6.000,00 entre tudo. Acabei desistindo.

  38. Marcelo Diz

    “De que pobre está descrevendo? Quanto custa um veículo? Ou quanto custa alugar? O seu “pobre” pode comprar um veículo?”
    Boa noite!
    Olha que um amigo comentou,
    Lembramos que nós dias de hoje o CNH e um documento obrigatório,muitas empresas hoje contratam e necessitam que tenha o CNH,e sobre o assunto,minha opinião,temos que sair do monopólio,vivemos em uma democracia,temos direitos de escolha,

  39. Jorginho Diz

    Passou da hora mesmo nem devia ter mesmo é um pedaço de papel que prova que vc e hábito e dirigir nada a ver e ainda pagar caro pra caramba

  40. Luis Silva Diz

    Abriram as portas do inferno atualmente o trânsito já anda uma droga agora então vai ficar pior .Na minha opinião o instrutor de autoescola é ainda a pessoa mais qualificada para ensinar a dirigir

  41. Leonardo Diz

    Se eu sei dirigir, pq sou obrigado a pagar por aulas práticas?

  42. Ronaldo Diz

    Acho que as autoescola deve cobrar mais barato no total tudo sai mais de 2 mil Reais… absurdo.
    Se tiver um bom profissional nas aulas práticas não haverá problema. Nem todos tem condições de Pagar.
    Com a habilitação vc pode alugar ou financiar um carro e pagar com o trabalho com o mesmo.

  43. Julia Diz

    Levando em conta que trânsito é algo sério, e um dos motivos mais elevados de mortes são acidentes de carros, acho inprecidivel a existência de auto escola, por mais básico que seja os ensinamentos é lá que somos monitorados para aprender e pôr em prática (nas aulas práticas) com pessoas capacitadas, direcionadas e responsáveis a ensinar futuros condutores. É preocupante deixar tudo na responsabilidade de um órgão público… Se mesmo sendo cabíveis a eles determinadas prestações, deixam a desejar.

  44. Manoel messias Diz

    Cadê a CNH social ?isso sim é que vai ajudar o pobre!

  45. Edson Diz

    A maior questão , é que a maioria das auto -escolas não estão ensinando os alunos como se deve , então os mesmos são reprovados e voltam para ter mais aulas com a mesma auto -escola , e infelizmente o ciclo se repete

  46. Betania Diz

    Espero que esse projeto seja aprovado, a auto escola tem convênio com o detran, nunca vir tanta taxa a pagar, que esse projeto siga a diante

  47. WAGNER Diz

    De que pobre está descrevendo? Quanto custa um veículo? Ou quanto custa alugar? O seu “pobre” pode comprar um veículo?

  48. Gustavo Batista de Lima Diz

    Se hoje a ilegalidade esta presente depois disso ela vai imperar.
    1) O rico pode contratar alguem se precisar, terá veículo para praticar. O pobre não terá profissionais para contratar pois em alguns anos estes não mais existirão, não terá veículo para praticar pois isso é caro no Brasil.
    2) Isso provocará o fechamento das autoescolas e portanto destruirá empregos de profissionais de educação no trânsito. Mas será que o problema é ai? Isso só irá alimentar a fonte de renda dos corruptos que querem que ninguem aprenda para vender seus “serviços”.
    3) O fato de se ensinar mais hoje em TODAS as áreas se deve ao aumento das obrigações, das responsabilidades que temos como condutores, no caso do trânsito, não tem como comparar os dias de hoje com o passado dos nossos pais e avós onde tudo era menos regulamentado. É o mesmo que dizer que não precisa de formação médica porque antigamente bastava um chazinho e tava tudo certo.

  49. Laurentino roxo Guimarães Diz

    Eu fico lendo esses comentários e me paro pra refletir, quando eu estava ensinando um aluno nas aulas práticas e esse futuro motorista achava que já sabia, eu já sabia como seria aquele aluno com sua CNH nas mãos!!! O trânsito não cabe motoristascom excesso de confiança, mas motoristas consciente,porque aquele que se acha mais que os outros eles não estão preparados para dirigir!! Agora vamos ver se quem leu o que escrevir foi bem entendido!! Imagina um certo aluno desses que estão reclamando do preço vai mesmo ser um bom motorista, se eles querem ganhar a sua futura CNH de graça vai encontrar alguém pra ensinar de graça também com Boa qualidade?

  50. Murilo Diz

    Eu tirei habilitação em 1986, aprendi a dirigir sem auto escola, a prova do Detran era oral. Pagava-se apenas uma taxa e nesses 30 anos sempre respeitei a legislação.

  51. Antonio ivanildo Diz

    Sou deficiente tenho a CNH categoria ( A )
    Quero fazer a inclusão pra categoria ( B )
    Especial.
    A auto escola da minha Cidade mandou eu ir diretamente ao Detran .
    Fui la e eles nao me falarão nada nem informações me passarão.
    O que tenho que fazer pra poder tira a CNH especial ?
    Me ajudem pfv ?

  52. Luciano Moreira Diz

    Se com auto escola já fazem um monte de burrada no trânsito, imagina sem

    O problema é a máfia do Detran.

  53. Rodrigo PC Diz

    Na minha opinião não deveria ter prova prática! Isso só serve pra tirar dinheiro dos candidatos….

    Teria que ser assim: você faria a prova teórica pra conhecer as leis e fazer as aulas práticas na rua pra você aprender a dirigir no trânsito. Ao término disso você já estaria apto pra dirigir e pegar sua CNH.

    Mais como aqui no Brasil se faz tudo pra arrancar dinheiro dos mais necessitados, ele se escondem atrás desses métodos antigos pra fazer o que eles querem, que é roubar na cara dura o chefe de família.

  54. Clebson Diz

    Até que enfim, alguém se precupa com a população,assim também não será mais tolerável a pessoa dizer que não tirou a CNH por situações financeira.
    Parabéns ao autor do projeto,espero que não fique só no papel e nos noticiário.

  55. Jonatas Esteves Diz

    Eu li vários comentários, mais vi muito que estão querendo continua com esta poca vergonha até porque vai tira o seu jeitinho de roubar, uma auto escola é pra ensinar não para insenticar o candidato a pagar o quebra que é isso que acontece se vc não pagar vc não passa e os funcionários do Detran estão juntos com as auto escola ou os funcionários que dá está opção de temos que pagar o quebra, o pior que isso já existe a muito tempo as autoridade nunca fez nada até por quem faz as provas finais são todos políciais os mesmos policiais que deveria nós tira da corrupção é isso que não dá pra entender aqui todos quem ganha nas custas do outro isso tem que parar, se está lei for aprovado vai acabar com isso com está poca vergonha de quebra hoje nos temos que pagar quase 2000 pra tirar a CNH e mais 1000 pro quebra e ainda tem gente que defende essa corrupção é isso que dá revolta não é o Brasil que tem que muda é o brasileiro que tem que ter mais amor ao próximo a palavra chave é amar mais amar amar o seu irmão somos todos da mesma família chamada BRASIL!!!!!!!!!

  56. Edimilson Erminio galdino Diz

    Auto tem que ser para os iniciantes de cnh AB.e outra coisa por que nao termininam que a CNH. AC tem o mesmo requisitos da D .por que sempre o valor e o mesmo tanto para a diquerila como para renova .as mesma taxa ,os mesmo valores de exames clinicos .tem que o mesmo quantidade de peso para tranportes A CNH C e D.isso ta dificudando muitos trabalhadores a adiqueri enprego..

  57. Jonatas Esteves Diz

    Eu li vários comentários, mais vi muito que estão realmente continua com estão porque vai tira o seu jeitinho de roubar, uma auto escola é pra ensinar não para insenticar o candidato a pagar o quebra que é isso que acontece se vc não pagar vc não passa e os funcionários do Detran estão juntos com as auto escola ou os funcionários que fazem está opção de temos que pagar o quebra, o pior que isso já existe a muito tempo e ninguém faz nada Naum uma autoridade nunca fez nada por quem faz as provas finais são todos políciais os mesmos policiais que deveria nós tira da corrupção é isso que não dá pra entender aqui todos quem ganha nas custas do outro isso tem que parar, se está lei for aprovado vai acabar com isso com está poca vergonha de quebra hoje nos temos que pagar quase 2000 pra tirar a CNH e mais 1000 pro quebra e ainda tem gente que defende essa corrupção é isso que dá revolta não é o Brasil que tem que muda é o brasileiro que tem que ter mais amor ao próximo a palavra chave é amar mais amar amar o seu irmão somos todos da mesma família chamada BRASIL!!!!!!!!!

  58. Sabba Diz

    Olha, pessoal eu fiz a primeira habilitação em 1979, só fiz o teste de rua, e nada mais, até hoje 17/09/2020, nuca provoque , e ou me envolvi em acidentes. O que falta e respeito, amor ao próximo, e responsabilidade moral e cívica………

  59. Paulo Diz

    Estou a 4 anos dirigindo sem habilitação , e errado , mas quando tentei tirar , fui reprovado , me cobraram 500,00 no reteste , e nem sequer me mostraram o erro pra que fosse corrigido , gastei 2383 ,00 e não obtive o documento e muito menos explicação do erro , cobrei da auto escola e disseram que o Detran ainda não tinha enviado pra eles , liguei no Detran disseram que eu tinha que aguardar , que eles mandavam pra auto escola o Slip , e ficaram jogando um pro outro, até que desisti do processo. Detran e auto escola não estão preocupados com formação de condutores e sim com formação de patrimônio , infelizmente ainda estou dirigindo sem CNH , um colega me ensinou a dirigir corretamente , estudei as. Leis de trânsito , com o material que recebi da auto escola , e a 4 anos dirijo , e estou prestes a tentar tirar a CNH , só que dessa vez , mais preparado .

  60. Ricardo Peixoto Diz

    Duvido que aprovarão essa proposta de Lei…

  61. Socorro Diz

    Esse projeto é de suma importância, para a habilitação ficar acessível a todos

  62. Pedro Robinson salvador Diz

    Tem previsão quando passará valer

  63. Luciano Ferreira Diz

    Concordo , só para você ver, a auto escola nem ensina como o aluno trocarpneu, e se por acaso precisar? Ele vai contar com a ajuda que quem passar ou vai chamar o seguro? Acho que não é correto, que “escola ” que só ensina o aluno a dirigir, as vezes mal.

  64. Daniel Diz

    Difícil ser aprovado, pois acaba com a máfia,aqui em São Paulo o aluno já é orientado na própria auto escola a pagar o quebra, que nada mais é do que a propina pra passar, não pagando dificultam e muito, isso já vem sendo praticado a décadas sou habilitado ha mais de 20 anos e quando fui tirar a habilitação já existia essa prática. Mas hoje está descarada.

  65. Maura Diz

    Só acho uma coisa, o que deveria acabar é a corrupção ,pq se Vc pagar o “quebra” todo mundo põe seu quinhão no bolso e todos se calam. Aí vai mais um habilitado legalmente dirigir sem o mínimo de condições de estar na rua.

  66. Maura Diz

    Só acho uma coisa, o que deveria acabar é a corrupção ,pq se Vc pagar o “quebra” todo mundo põe seu quinhão no bolso e todos se calam. É digo isso pra todos, aluno, professor,auto escola , avaliador e órgão estatal. Aí vai mais um habilitado legalmente sem o mínimo de condições de estar na Rua.

  67. JEFERSON DA SILVA RODRIGUES Diz

    Os preços são fora do comum,paguei mais de 3 mil reais aqui na minha cidade,e ainda não recebi a minha CNH depois de mais de 8 meses de concluida

  68. Edgar Santos Silva Diz

    Não, o Brasil não é país de terceiro mundo, mais sim de primeiro, financeiramente sim, o Brasil é o país que mais arrecada dinheiro no mundo!!! Estes valores de habilitação como tudo no país são abusivos até de mais…

  69. Marcelo Diz

    Dono de auto escola tudo safado ,e corrupto, não vejo nenhuma auto escola dar nota fiscal aos clientes

  70. Orlandino Tavares Furtado Junior Diz

    E AQUI NO BRASIL NÓS TEMOS OS PIORES INSTRUTORES DO MUNDO

  71. Edgar Diz

    Não, o Brasil não é país de terceiro mundo, mais sim de primeiro, financeiramente sim, o Brasil é o país que mais arrecada dinheiro no mundo!!! Estes valores de habilitação como tudo no país são abusivos até de mais…

  72. Ludovico Ramos Diz

    Sr. Ricardo Muller, eu até compreendo o seu ponto de vista, mas que é uma márfia, sim é.
    Como um candidato é reprovado por um erro imperceptível e na próxima prova ele é aprovado cometendo o mesmo erro, vou lhe dizer o porque, ele pagou uma nova prova, eu tenho conhecimento profundo do que estou comentando.
    Existe muitos motorista que se diz profissional, trabalha como motorista fazendo barbaridade no trânsito.
    A minha carteira é “E” dou aula de trânsito e o que adianta se eu não praticar.

  73. Catu Diz

    A cidade vizinha de onde moro é metade do preço, Mas não deixam tirar a CNH lá.. isso é máfia!!!

  74. Priscila Diz

    Com tanta coisa para ser resolvida no pais , esses camaradas so se preocupam com melhorias para eles pq , por esse motivo os estrangeiros ganham dinheiro no brasil e ficam mais ricos e os brasileiros bem de vida gastam seu dinheiro em outros paises pidendo ajudar o pais deles e os pobres com sempre tem que viver de migalhas ou doque o governo quer dar para nós

  75. Catu Diz

    Pq onde eu moro a CNH custa r$ 2.800 e na cidade vizinha r$ 1,500 reais… me expliquem isso se não é máfia!!!

  76. Luciana Diz

    Que bom pois agora posso realizar meu sonho de tirar minha ablitaçao…não tinha condições mais agora vai ficar mais em conta vou poder tirar …graças a deus

  77. Wesley Diz

    Eu gastei 6 mil no processo para tirar habilitação A/B em minas gerais, um assalto sem arma essas auto escolas da minha cidade

  78. Teixeira Diz

    O problema todo é o Detran e não as auto escolas. Além de gerar trabalho para muitas pessoas as auto escolas de qualidade te ajudam sim a tomar o melhor caminho. Pelo menos esse foi o meu caso. Tudo é duda no Detran, acredito que quem perdeu a prova teria que somente reagendar a avaliação e pagar uma taxa miníma de aluguel do carro, assim tira o stress da pessoa de perder grana.

  79. Tarxilo Diz

    Aqui no Brasil os diretores do Detran e a alta cúpula são nomeados por políticos. Fazem vista grossa a todo tipo de falcatrua. Por qual motivo esses empregados que Se autentitulam “representantes do povo” escolhidos por meio do voto e nem se passam por prova num concurso público ganhando salários e benefícios exorbitantes ainda estão ali permitindo que a CNH seja produto de extorsão?

    Antes e às vezes depois do exame final os mafiosos já fazem a proposta para o aluno da auto escola pagar a propina para não ser reprovado depois de todo o custo que desenbolsam. Se isto está acontecendo há anos é sinal de que os impostos pagos pelos contribuintes vêm sendo mal administrados.
    Isso porque…se tais políticos que nomeiam essa quadrilha da alta cúpula trabalhassem para ganhar salários mínimos com carteira assinada, atendimento médico no SUS e todos os benefícios de qualquer trabalhador talvez teriam medo de perder seu emprego e salário e trabalhariam de fato.

    Contudo as coisas vem tão fáceis por meio desses cargos de por indicação feitas por políticos que “seus iguais “se quer investigam, pois de qualquer forma seu rico salário e benefícios estarão em suas contas. Então para que trabalhar?

    A culpa toda infelizmente vem da alienação e da falta de investimento em educação para fazer com que as massas acreditem que algum governante no Brasil é digno de se chamar seu representante. Percebam que qualquer trabalhador quando vai mal no trabalho já é demitido sem mais delongas.
    Ser representante é isso! É estar nas mesmas condições!
    Isso só vai mudar quando “Os políticos chamados representantes do povo escolhidos pelo povo por meio do voto ” tiverem os mesmo salários e direitos que qualquer trabalhador assalariado e passarem pelas provas de concurso público, não esquecendo o exame psicológico e o detector de mentiras para ingressarem na carreira e no caso de serem aprovados deixar disponível a consulta pública para a população. Só após esse processo poderão se candidatar para “tentar” uma chance no sistema político brasileiro.

    Essa seria uma tentativa de melhorar algo na politicagem de café com leite no Brasil.
    Um Político dessa nação que “talvez fará algo pelo país” não são aqueles atores teatrais da propaganda eleitoral. E sim aqueles que andam de ônibus, tem um carrro financiado e ganha salário mínimo igual aos demais trabalhadores. Seus filhos estudam na escola pública e tem que disputar uma vaga no mercado DE trabalho como os demais cidadãos bem longe de cargos por indicação de políticos.
    O que passar disso esquece! porque serão apenas massa de manobra para manter o “status co” da vergonhosa politicagem brasileira. Para entender a honestidade é preciso ser honesto/ para entender e tentar minimizar qualquer tipo de problema é preciso tê-lo vivenciado ou vivenciar.
    O que passar disso é sistema político brasileiro✔

  80. Cristiane Luz Rocha Diz

    Eu quero saber da CNH gratuita q cancelaram aqui no RS!!!!

  81. Valdomiro Diz

    Otimo projeto . pois quanto tirei minha carteira de habilitação nao precisava de auto escola . comprei um livrinho na bamca de revista sobre a legislacao de transito fiz a prova e passei . o mesmo foi feito com o teste de rua realizando uma prova junto ao detran . parabens deputado trabalhando pelo povo menos favorecido

  82. Antonio Diz

    Não basta ter carteira, do que adianta ter uma carteira sem ter passado por uma formação? quer dizer que aprende depois? duvido.
    Se for assim ta facil. Alguém quer comprar minha carteira? baratinha, é categoria A/D Gastei mais ou menos uns 3.500,00
    mas vendo pelos 500,00 Não é só ter carteira? Mega promoção!
    Eu lhe pergunto: Com essa carteira em mãos você vai pilotar uma moto pela cidade? E um caminhão vai desenvolver legal na cidade e nas rodovias sem tombar ou matar alguem dirigindo com uma carteira comprada sem a devida formação pra conduzir???

  83. Marcos Diz

    Quando eu tirei a minha habilitação o cabra tinha que ser motorista estudar em casa e quando foce fazer a prova tanto teórica e prática tinha que saber não era com aquele empurransinho de instrutor aí vieram com essa porcaria de auto escola para vender habilitação por 2 conto.o certo é aprender num terreno vazio e quando for motorista aí sim tirar habilitação.a antes que critiquei eu sou categoria AE a 23 anos e nunca tive nenhum processo e nunca me envolvi em acidente.aprendi sozinho.e o melhor motorista kk

  84. Euclides Irineu theodosio filho Diz

    Em 1988 era liberado, você estudava como queria e depois com o veículo de sua propriedade,empréstimo ou alugado você iria ao órgão de trânsito e prestava exames,se reprovasse voltaria após um determinado tempo e refazia os exames.
    Aconteceu que uma leva de Deputado Ladrões se unirão aos donos das autoescolas e com o poder da caneta começaram a roubar aqueles que precisavam tirar uma habilitação ou precisassem dos órgãos de trânsito.
    Será que a casa está recuperando o bom senso e a honestidade.

  85. Marco Diz

    Isso só vai acontecer quando a galinha criar dentes . Um país desigual, onde um político que não faz nada, a não ser roubar, ganha milhões, um jogador de futebol corre em um campo também ganha milhões, enquanto um trabalhador com um salário de 1.045 reais, como esse país vai andar pra frente ?esse país chamado Brasil, precisa de uma reforma; como já dizia o músico ; o rico cada vez mais rico, o pobre cada vez mais pobre.

  86. Leonardo Alves Mendonça Diz

    Ja não concordo com esse projeto de lei, pois vai colocar muita gente na rua, na lista de desempregados. O que torna a obtenção da CNH cara, não são as autoescolas e sim as taxas que são cobradas para a obtenção da mesma. Por que, ao invés de tirar o emprego dos instrutores, não reduzem os preços das taxas, os valores dos exames médicos?

  87. Olegário Diz

    Aqui no Detran e suas unidades na gde SP a aprovação no prático custa 1500 por categoria (não precisa fazer a prova) e teórico mais 1500(team viewer), como ficarão os donos de CFC e examinadores??? (Tadinhos) kkkk

  88. Francisco rj Diz

    Verdade ten pessoas que dirigi a anos sen a CNH porque são reprovada varis vezes baishen as tachas eu apoio

  89. Anastasia Dumont Diz

    Excelente proposta finalmente. O preço de auto escola no Brasil é abusivo com os cidadãos. Cada um opta pelo que quer. Cada um conhece sua habilidade. O mérito é individual, e este torna-se lesado quanto não tem oportunidade por lei de adquirir a CNH por conhecimento próprio.

  90. Luísilveira Diz

    Só blablabla,para retirar a CNH os candidatos até se humilham após receberam a sonhada saem cometendo absurdo no trânsito,se acham os donos da verdade e não respeitam nada um bando de delinquentes no trânsito,com raras exceções.

  91. Mateus Diz

    Engraçado, os que trabalham com autoescola tentando justificar a existência dela, até parece que ninguém sabe como funciona na realidade, corrupção e suborno fazem parte disso, mesmo depois de legislação mais rígida.

    Isso é Brasil, no papel tudo é lindo, mas na realidade tem jeitinho brasileiro.

    Só rindo dos comentários 🤣🤣😂😹😂😝😂….

  92. Vilmar Diz

    Só faltam dizer que querem ser médicos sem ir na faculdade

  93. LILIANE ROCHA Diz

    Concordo, plenamente com essa nova lei. Muito injusto esse valor que as Auto escola cobra…. Um Roubo.

  94. FLÁVIA MIRANDA Diz

    Antes de facilitar a CNH, devem se preocupar com mais educação básica, ler, escrever e calcular, porque muitos motoristas não tem a mínima condição interpretação. Dirigir um veículo vai muito além da perspectiva.

  95. Ex instrutor Diz

    Triste realidade, pensámos que quem cobra carro e a auto escola, mas quem faz a habilitação ficar cara e as taxas cobradas pelo Detran,taxas altíssimas pra não fazerem nada e a mereça que sobra fica pra auto escola fazer todo o trabalho prático onde envolve carro manutenção combustível instrutor etc

  96. Salomão Diz

    Já passa da hora de acabar com esse monopólio salafrário das auto-escolas. Em Países de primeiro mundo como os Estados Unidos, as pessoas fazem suas aulas práticas no seu próprio carro. . Acabem logo com isso!!

  97. Kraister Diz

    Está de brincadeira falar que as auto escola não tem máfia com o Detran lógico que tem . não seja mediocre tá de palhaçada

  98. Diesley Diz

    Auto escola não ensina a dirigir, e sim a passar na prova do Detran. O Kim está de parabéns..

  99. Cláudio José Diz

    O certo seria o habilitando fosse ao Detran fizesse um exame de legislação sendo aprovado assinaria um documento se responsabilizando por todo o ato cometido em trânsito e se acaso se envolvesse em um acidente de trânsito onde fosse o causador do acidente fosse preso por um determinado período. O habilitando passaria por um prazo probatório não podendo ser causador de nenhum tipo de acidente ou infração grave pois se o fizesse poderia ser preso ou ter sua licença cassada indeterminadamente assim teríamos melhores motoristas no trânsito pois só se aprende a andar andando e só se aprende a dirigir dirigindo.

  100. Paulo Diz

    Agora é que vão ganhar dinheiro, reduzirão os custos com os instrutores e carros e praticamente o preço será o mesmo. Eles não põem para perder

  101. Paulo Diz

    Inocentes, agora é que vão ganhar dinheiro, reduzirão os custos com os instrutores e carros e praticamente o preço será o mesmo. Eles não põem para perder

  102. Marcos Diz

    Só espero que essa máfia abusiva não passe também para esse novo conceito de poder tirar a habilitação do cidadão porque as pessoas vê oportunidade em tudo de poder abusar das pessoas em suas necessidades

  103. Alexsandro Diz

    Eu venho sempre sonhando em tirar minha abilitacao mais com esse preço absurdo nunca consegui tem que acabar com essa mamadas desse pessoal q só pensa neles …por isso o Brasil é desse jeito você nunca tem oportunidade de fazer nada porque sempre tem um pra te atrapalhar tudo isso por abançao por dinheiro em uma boa acabar com tudo isso

  104. Alex Cunha Diz

    Se esse deputado tivesse o que fazer não estava querendo mexer em algo que está dando certo!
    Tínhamos 60 mil mortes por ano!
    Hj temos 35 mil pode espera um aumento com tanta mudança!

  105. João Bastos Fernandes Fernandes Diz

    Esse povo aí contrário aos outros, é porque devem ser corruptos ou tá bom medo de perder o emprego, se aprovado vai beneficiar milhões de pessoas que precisam do documento para trabalhar, esses corruptos do Detran e auto escola essa máfia deveria ser preso, mesmo que tivesse que pagar um pequena taxa mais que não fosse absurdo, porque todos esses dono de auto escola eles te reprova até vc desistir, instrutor combinado para reprovar.

  106. Samara Gonçalves Diz

    Vai ser maravilhoso, tenho 22 e ainda não tirei a minha porque aqui em São Luís e 2000 reais, e ainda reprova , não vejo a hora se ser aprovado.

  107. Marcelo Diz

    Primeiro nada no Brasil é de graça, um dia a conta vem e outra brasileiro sempre é contra a educação, sempre quer mamata e facilidades, caminhos mais curtos, fiz aulas em autos escola, paguei o preço e não precisei pagar quebra, carta no Brasil fica cara porque brasileiro incentiva a corrupção e é um povo corrupto fica procurando pagar quebra pra ter a carta, aí o preço sai caro mesmo e outra a carta vai ser de graça, não quer dizer que vcs que não tem carta vai passar no exame, porque pelo fato de ser gratuito o exame vai ficar bem mais complicado e a fila de espera pra fazer o exame vai levar meses e até anos, vai ser tipo um hospital público pra fazer cirurgia, então se vc for reprovado vai lá pro final da fila novamente, gosto do jeito brasileiro de ser que acha que vai acabar burocracia ela vai é aumentar mais ainda, sem pagar se eles quiserem realizar 10 exames por dia vão realizar, não será como hoje que são mais de 100 exames todos os dias por Detran, cuidado por que o barato pode custar muito caro, é um filme que se repete novamente e o brasileiro sempre cai nessa, sedentos por facilidades, sempre querendo ser mais esperto que o outro e no fim sempre acaba quebrando a cara.

  108. Helena Diz

    É uma máfia sim , primeiro valor absurdo para um pai de família que necessita da habilitação para sustentar sua casa , segundo ninguém aprende a dirigir em 10 ou 20 aulas aprende – se nocoes básicas conhecimento , a experiência trará o aprendizado .
    Meu pai e meus irmãos são do tempo que tiravam a CNH em um dia no palácio da Polícia , e hoje tem carteira E e nunca se envolver em acidentes de trânsito.

  109. Ane Diz

    Dayse, não estão tirando nada. Vai ser facultativo.

  110. Joel bispo Diz

    A 30 ANOS A TRÁS. FUI DIRETO NO DETRAN E FIZ MEUS EXAMES .NAQUELA ÉPOCA. O CANDIDATO TINHA QUE SABER QUANTAS PARTES DIVIDIA O MOTOR .SABER TROCA O PNEU.O EXAME DE TRÂNSITO. ERRA .MAS RÍGIDO. E NÃO TINHA AUTO ESCOLA .E A CARTEIRA ERA SEM FOTO .E SAIA NO MESMO DIA .HOJE AS AUTO ESCOLA SÃO TUDO LADRÕES PRA ROUBAR O POVO .

  111. Ana Paula Diz

    Ricardo Muller, acho que vc não entendeu o contesto publicado, estão querendo reduzir nossos custos de pagar Auto Escolas em nenhum momento está sendo exonerado os serviços de instrutores, pelo contrário nós poderemos contratar particularmente os serviços de vcs, basta estar dentro dos parametros informados, poderão cobrar o valor do trabalho de vcs sem…se for parar para pensar para tirar uma carta hj de carro o custo para nós é de mais de mil reais, que eles cobram de cada pessoa e o lucro é da Auto Escola, sendo que se vcs cobrar metade disso por cada pessoa que for ensinar, vc vai ganhar muito mais do que sendo funcionário e Auto Escola, e para nós sairá muito mais barato eu apoio a médica e espero que seja aprovada!!!

  112. Marconi Diz

    Espero que seja aprovado.

  113. Habily Dibobi Diz

    vamos ver o que vai se tornar eu mesmo aprendi a dirigir antes da auto escola tive oportunidade de ter alguém para me ensinar na minha época que eu tirei eu não precisei fazer todas as aulas passei de primeira e garanto a pessoa aprende dirigir utilizando o carro dia a dia auto escola você só aprende a passar na prova, sei que vai aparecer as contas mas auto escola é só uma fonte de renda para te ensinar algumas coisas assim como você estuda para um concurso público você pode estudar e aprender mais sobre leis de trânsito e no dia a dia aprender a dirigir

  114. José Antônio Diz

    As auto escola cobram um absurdo para trocar de categoría se vc já possuí carteira de habilitação não tem nessecidade de essas taxas altíssima. O condutor vai fazer um exame de rua fica um pouco nervoso e aquela ansiedade e aí erra uma coisa simples e eles reprovam. Muito errado isso. Para mim e um roubo.

  115. Milene Diz

    É, estão esquecendo dos impostos que autoescola paga, que nunca foram isentas de nada, aí é fácil qualquer um dizer que é ótima ideia acabar com as autoescola e ficarem nas mãos dos governantes que hoje é uma vergonha, estão esquecendo da segurança que pra mim é tudo, muitos querem praticidade o famoso gentinho brasileiro aí acham caro os serviços da autoescola, absurdo isso , o trânsito é uma arma, estão a favor dos famosos sangoes que prometem mundo e fundos e até mesmo falsificam os documentos, é isso que o cidadãos querem ,í não se preocupam com valores quando são beneficiados,Mas pra pagar pra fazer 45 aulas na sala de aula com ar condicionado exigência essa do Detran, nstrutores capacitados com antecedêntes criminal, credenciados, banheiros especiais, 20 aulas num carro novo com direção elétrica ar condicionado e com menos de 8 anos de fabricação, aí é máfia. Pq querem obter a Habilitação sem sair de casa , sem ter conhecimento da legislação. É isso que estão preocupados, infelizmente esse é o povo brasileiro.

  116. Carlos Eduardo Diz

    Acho um absurdo facilitar o processo dessa forma. A Auto escola é fundamental para que haja um mínimo de capacitação e a formação de motoristas minimamente preparados e conscientes de sua enorme responsabilidade no trânsito. Temos todo ano no país milhares de mortes e feridos no trânsito, gerando além da tristeza para as famílias, enormes gastos como despesas hospitalares e perda da capacidade produtiva. E a causa principal é a falha humana, que precisa ser diminuída com mais educação, que a meu ver tem como um dos pontos importantes a formação nas auto escolas, que hoje possui uma estrutura necessária pata ensinar tanta a parte teórica, com um bom conhecimenti principalmente da legislação de trânsito e de técnicas de direção defensiva, quanto da parte prática com simuladores e aulas práticas com instrutores capacitados. Os custos das auto escolas são altos e deve-se entender isso. A meu ver o que deveria se pensar é no papel do Detran. Precisa mesmo dessas provas que só avaliam se a pessoa sabe estacionar o veículo e andar a 30km/h? Pode-se propor que a própria auto-escola avalie o candidato pois ela tem melhores condições de saber quem está preparado para encarar o trânsito. Com isso diminuiria-se o custo do Detran e haveria mais convicção de ter novos motoristas minimamente preparados.

  117. Ornan Bastos Diz

    Antes era assim. Tem que acabar com esse monopólio das auto-escolas.

  118. Netto Diz

    Sinceramente aonde não existe responsabilidade, não existe caráter.
    Resumindo todos reclamam mas a hipocrisia não deixa se olhar pra dentro de casa.
    Brasil país do jeitinho aqui quem rouba mata estrupa tem poder enquanto a massa escravista tem que pagar.
    Devemos pensar além se a honestidade fosse certa não ouvia que roubar no país é cultura.
    Tudo começa dentro de casa.
    Não tenho carteira não pretendo tirar tão cedo absurdamente abusivo preços, em relação a tudo carro desvaloriza, CNH sempre tem que pagar algo engraçado que vc paga tanto mesmo para trabalhar a porrada tem que começar de cima não embaixo estripar o trabalhador e escravizar financeiramente não é a forma mas justa sendo que sinceramente aqui no Brasil as coisas fácil vira negócio pra uns e bagunça pra outros não desmerecendo aqueles que são valor infelizmente a maioria.

  119. Carlos Roberto Diz

    Sempre se tirou CNH sem auxílio de auto escola. Minha primeira CNH tirei sem ir a auto escola em 1985. Aprendi dirigindo carro de amigos q me ajudaram a me tornar motorista. Até hoje nunca atropelei ninguém, bati carro, nem fui pego em irregularidades. Sou profissional, dirijo caminhão e não precisei de auto escola pra me formar o q sou hoje. Esse tempo todo de CNH, 1 multa por deixar meu carro em cima do passeio por não poder deixar na pista devido o trânsito intenso, senão congestionava .infelizmente. o ganho de auto escola é auto. Tirar CNH hoje é mais caro q compra uma moto. CNH deveria ser como RG, CTPS, fácil e rápido. Legislação nas escolas durante um ano igual nos EUA. Pra iniciantes.

  120. Maurício Diz

    Séria otimo espero que aprovem logo pq planejo tirar a minha em ferreiro aqui na minha região vou ter que desembolsar 3.500 reais pra poder tirar a minha.

  121. Luis Carlos de Lima Diz

    Tenho minha CNH a cinco anos e nunca levei multa e nem pontos, porque? Aprendi tudo na autoescola e passei em tudo de primeira porque prestava atenção nas aulas, paguei caro sim mas nada é de graça e imagina agora se aprovarem isso, como vai ficar nosso trânsito que já é uma barbeiragem com pessoas que acham que sabem (dirigir) querem carteira de graça pra que? Quantas mortes vamos ter a mais com esses novos motoristas no trânsito, discordo desta aprovação. Querem CNH vão pra autoescola pra aprender como sempre foi , só não passa quem não presta atenção nas aulas

  122. Ddd Diz

    Não gosto desse deputado, mas a proposta é boa. CNH no Brasil é um dos milhares de exemplos da burocracia. Em certos estados americanos CNH se tira em 2h. Parede mentira, mas é a mais pura verdade.

  123. Denis Diz

    Infelizmente hoje às auto escola estão fazendo muitas coisas pra atrapalhar o aluno estou tentando finalizar a minha CNH já terminei as aulas práticas mais não consegui fazer a prova porque a auto escola ficar enrolando pra marcar aí espera quase um ano pro aluno der que fazer e pagar todo novamente

  124. Daniel Diz

    Se fazendo auto escola já tem um monte de roda dura nas ruas sem nenhuma noção de regras de circulação, mecânica e outras, tem gente que só coloca combustível no carro pq ele apita, se não, óleo de motor, fluido de freio, óleo hidráulico, agua no reaervatorio de arefecimento e no limpador de para brisa, calibragem dos pneus, conferência de todas as luze, farol alto e baixo farolete setas e demais, isso e só o basico, e mesmo assim nem sabem disso, imagina se não fizer auto escola como se deve fazer, vai virar um carnaval, brasileiro tem mania de reclamar de tudo, e só cortar a cachaça e aprender a votar que sobra mais dinheiro, impostos todos temos que pagar sendo la fora no primeiro mundo ou aqui no terceiro, não se aprende a ler e escrever em um ou dois dias, leva tempo assim como dirigir, tem que estar apto.

  125. Cleverton Alan de Jesus Diz

    Acho a ideia bem bacana porem não acho que deveria ser de graça por que eu me coloco no lugar daqueles que já pagaram ate R$2,300 pra ter uma habilitação não acho que seja justo uns terem que ter pago esses valores abusivos e outros simplesmente iram obter de graça não precisa ser de graça só ter uma redução nesse valor por exemplo invés da pessoa pagar R$2,000 acho que uns R$800 tava mais que bom pq os valores das multas já são bem altas e claro acho isso ate bom pq o que mais tem hj em dia e engraçadinho no trânsito fazendo palhaçada e colocando vidas em risco e então e isso oq eu acho não precisa ser de graça por sendo paga ninguem faz nada certo pra honra o valor que pago pela sua habilitação imagina se ganha ela de graça na minha opinião acho a idea bacana como eu disse mais sou contra ser totalmente de graça só tem que da uma reduzida🤏🏻 nesse valor da CNH ai fica chou 👏🏻

  126. Alan Diz

    Vou tirar a minha CNH no Paraguai lá é mais barato.

  127. Vicente Barbosa Diz

    Eu sou habilitado desde 2002, paguei todos custos que a auto-escola cobrou igualmente ao detran-rj, frequentei as aulas teóricas e práticas. Modesta parte fui um bom aluno na prova teórica das 30 questões acertei 25 e na prova prática não perdi nenhum ponto ambas apaliçadas pelo Detran-RJ. Então, penso que as aulas administradas pelas autos-escolas deveria continuar e os custos para os condutores deveriam diminuir uns 75% pois dessa forma não teríamos tantas pessoas dirigindo veículos autos-motores sem habilitação e o exame médico deveriam ser feito em hospitais ou postos de saúde públicos.

  128. Evandro Diz

    Se com todas as burocracias que já existe alguns motoristas já não aprendem nada só fazem merda no trânsito imagina se essa lei for aprovada vai ficar uma bosta
    Eu acho que só deveriam abaixar o custo das taxas

  129. PR Diz

    Kkkkkk
    Esses brasileiros são engraçados.
    Reclamando porque tem que pagar pra tirar habilitação.
    Por mim cobrava mais caro.

  130. Rafael Damasceno Fanini Diz

    O preço pra tirar CNH no Brasil é um absurdo, altíssimo preço e muitas pessoas precisam da CNH para trabalhar mas com esse custo altíssimo fica complicado, podia ser como na Argentina, somente uma prova escrita, mas Brasil é brasil

  131. Valeska Diz

    Gente vamos lá… Autoescola não ensina a dirigir, só ensina vc passar na prova, trocam as motos e carros q vc fez aula no dia da prova pra que?? Pra vc reprovar e pagar novamente 250 para marcar outra prova… Ou paga o famoso quebra de 1 mil reais que ainda existe..e todo mundo se faz de cego. Tirei minha CNH com muito esforço… Estava com a PPD e pra levar a CNH definitiva a autoescola estava cobrando R$150,00.. fiz pelo app do Detran e paguei só a taxa do Detran de R$44,00 …agora eu te pergunto pq essa diferença toda? Só pq uma pessoa vá pedir a CNH por vc numa autoescola? Se ajudassem pelo menos ao povo cobrando as taxas do Detran q são baixas seria uma boa.. mas auto escola lucram nas custas do povo …. sacanagem!. Valor para remarcar prova taxa Detran R$50,00….valor na autoescola R$250.00…. querem mais exemplos ou acho q ficou claro né… Senhores de auto escola

  132. Paulo Diz

    Concordo plenamente, eles cobram o olho da cara pra fazer uma habilitação. Existem certos despachantes que cobram mais de 3.000,00 por uma licença pra dirigir, é o cúmulo, um abuso, já
    tava mais que na hora. Quando fiz a minha, os candidatos subiam num caminhão e fazia um certo percurso, não tinha essa putaria de aula de direção, e graças a Deus nunca me envolvi em acidentes

  133. João Paulo Diz

    Alguns comentários que defendem a auto escola é porque vai ficar sem trabalho,foi a mesma coisa os taxistas contra uber,os preços para tirar cnh são abusivos por conta do detran que arrecada bilhões por ano,a auto escola é um intermediário que deve ser eliminado com certeza.

  134. Adelino Diz

    Com certeza esse projeto será aprovado, temos que ter mudanças mesmo, esse papo de 3° mundo já não está mais colando, essa mudança ajudará muita gente que precisa, em relação ao condutor não ficar apto a dirigir é muito relativo, tem inúmeras pessoas que foram p auto escola e são um perigo no trânsito

  135. Ricardo Diz

    Cara , aqui no Brasil é complicado, tirar carteira em 1 dia, é muita prepotência dos candidatos, se com 20hs de aula já é difícil fazer esse pessoal entender o trânsito quanto mais 1 dia, aja paciência…

  136. Amaro Graúdo Diz

    Só sei que depois dessa, caso seja aprovado, a mamata do “quebra” tem seus dias contados, graças a Deus!!

  137. Renato Diz

    Acho uma tremenda burrice pois toda a formação tem de leva em consideração sempre a questão da segurança no trânsito ( não concordo em que seja opcional ) teria de melhorar muito mais essa formação pra poder torna o trânsito viável já que o comportamento dos condutores e as fiscalizações e punições deixam muito a desejar!

  138. Vera Diz

    Sou contra o projeto, aprendi a dirigir em autoescola ha mais de 25 anos, e sou muito grata a auto escola, meu filho vai tirar a dele A e B, 1260,00 para auto escola, é menor que o preço de um celular, as taxas que acho caras, todas somam quase 400.00.

  139. Carolina Diz

    Ótimo!! É uma máfia sim, um valor absurdo. Eu ficava nas aulas que nem uma palhaça sem fazer nada, o instrutor da parte teórica dava a explicação e o resto do tempo mexendo no celular. Os carros da auto escola com pneus carecas, a marcha não funcionava, sem manutenção alguma, o instrutor colocava um pano velho no banco, mas o valor foi caríssimo, eu não passei de nervoso. No dia da prova no Detran rolou muita propina, o pessoal pagava mesmo pra passar.

  140. Fernando Diz

    Acho que auto escola não faz tanta diferença, pois muitos conduzem seus veículos sem habilitação devido o valor absurdo que é tirar habilitação, documento essencial.

  141. Paulo Rogério Sten Diz

    Só leio “acabar com as Auto Escolas”, “roubo”, críticas e reclamações. Considerando que a Auto Escola tem que investir em funcionários, carro (qquer carrinho custa 40 mil por aí), sistema interno, combustível e tem toda uma infraestrutura (espaço físico) que o próprio Detran determina como deve ser. Em minha opinião no Estado de SP não é um absurdo o valor da Primeira Habilitação!!! Na verdade quem está aí reclamando ou teve problemas pra tirar CNH são pessoas obviamente com dificuldades, limitações e que se pra tirar CNH aqui no Brasil, nos EUA ou até na China vai achar difícil, trabalhoso e oneroso. Brasileiro gosta mesmo é do tradicional “jeitinho” e quer trazer um modelo americano de formação de Condutores para o Brasil, sério isto ???

  142. José Diz

    Esses fdp’s, tal qual esse energúmeno do Kim, criam projetos eleitoreiros, com intuito de ganhar as próximas eleições, pois sabe muito bem o senhor “Excrementíssimo” Deputado que o projeto não passa. Assim como o “veto”, do também “Excrementíssimo” Presidente, acerca da tributação em cima da arrecadação das “igrejas”. Neste último, é apenas uma encenação do Palácio do Planalto juntamente com a bancada “evangélica” para ludibriar mais uma vez aqueles que não tem cérebro, e se alimentam do mais puro preconceito, e se regozijão na total ignorância! Tipo uma “fakeda”, “digo”, “uma facada”!

  143. Luthy Holiviar Diz

    É uma boa proposta. E espero que seja aprovada, mas com algumas restrições.
    As Auto Escolas é um ramo que emprega muita gente. O que menos o Brasil necessita e mais desemprego. De modo que estas escolas não necessariamente precisam acabar, mas deve-se ter bom senso as limitando em um documento oficial de modo que os valores não sejam exorbitantes. Além disso os funcionários destas vão ser obrigados a serem mais gentis e educados se quiserem não perder clientes para a concorrência. Já os exames médicos podem ser ministrados por um órgão público sem custos adicionais ao cidadão.
    Nós, brasileiros, pagamos muitos impostos. De modo que o IPVA deveria ser repensado e também reduzido a um valor justo independente do veículo utilizado pelo cidadão. Não podemos cortar tudo que é impostos, afinal, e nosso dinheiro que faz o país caminhar. Infelizmente não sabemos em que mãos vai cair nosso dinheiro. Os políticos tem bancadas gigantes e nunca descobriremos ao certo quem vai ou não usar corretamente todos esses impostos. E se essas Auto Escolas fecharem? Quem cobrirá os impostos que elas pagam? Nossas empresas, nossos holeirites, a mesa de nossas famílias? Por que, de algum outro modo, o governo irá ter a cara de pau de receber o que acharem que está perdendo.

  144. jaques alisson Diz

    Pois se for aprovado e eu tirar minha CNH eu vou comprar um veículo automático quero ter conforto e não cansaço.

  145. anónimo Diz

    é por isso que tenho 32 anos e nunca tirei habilitação, as autos escola cobra muito caro ainda nus teste de rua derruba a pessoa para ainda o estrutor comer dinheiro pra deixa o condutor passa .to ligado nisso já

  146. patrick Diz

    brasileiro é trouxa mesmo, com a tragedia que é nosso trânsito diário as pessoas ainda aplaudem um energúmeno desse que so quer se promover sem pensar nas consequências, parem e reflitam, cnh é um porte de arma, tem que ter um mínimo de conhecimento para circular no trânsito, estao vendendo vidas a troco de votos, e alguns caem no golpe do pão e circo

  147. Bruno Diz

    Esse deputado é “especialista” em propor essas “desburocratizações” q no fundo são precarizações. Se existem máfias, q se combata as máfias, esse libera geral só faz tornar tudo uma bagunça. Quero saber quando ele vai propor redução da verba de gabinete dos “nobres” deputados, q passa dos 111 mil reais para contratar até 25 funcionários sem concurso, sem transparência, sem comprovação de nada. O resultado todos sabem. Funcionários fantasmas, rachadinhas, nepotismo, desvio de verba, e por aí vai.

  148. Neida Diz

    Concordo estes preços são fora da realidade pra muita gente e Por isso tm muito condutor sem CNH andando por aí preços e complicações posta para dificultar pra muitas pessoas

  149. Claudio Muniz Diz

    Aí sim ótimo, no Estado Unido vc tira a carteira em 1 dias. Espero ansioso pra ser aprovado…

  150. André ross Diz

    Acho ótimo, pois é uma máfia auto escola e detran um assalto e tem que dar de graça cnh de qualquer categoria para pessoas terem oportunidade de trabalho se for aprovado estão de parabéns

  151. Ricardo Muller Diz

    Sou instrutor de autoescola, e digo, o serviço é profissional, não existe máfia, é o custo Brasil, as pessoas pagam caro porque não tem capacidade de dirigir e seguir as instruções, querem comparar custos com países de primeiro mundo e equiparar os serviços. Aqui é terceiro mundo, carros com embreagem e não automáticos, que necessitam de bastante habilidade pra dirigir, e não se aprende de um dia para o outro. Como ficará a segurança no trânsito com treinamento em carros sem duplo comando de pedais, ??.

  152. Dayse Diz

    Se com aulas de legislação e prática já está esse caos o trânsito …agora vai ter venda de CNH e não formação de condutores …o Detran deveria baixar o valor das taxas …ter critérios melhores para o exame ..e não tirar o mínimo que temos para formação

  153. Luthy Diz

    É uma boa proposta. E espero que seja aprovada, mas com algumas restrições.
    As Auto Escolas é um ramo que emprega muita gente. O que menos o Brasil nessecita e mais desemprego. De modo que estas escolas não necessariamente precisam acabar, mas deve-se ter bom senso documentado de modo que os valores não sejam exorbitantes. Já os exames médicos podem ser ministrados por um órgão público sem custos adicionais ao cidadão.
    Nós, brasileiros, pagamos muitos impostos exorbitantes, também. De modo que o IPVA deveria ser repensado e também reduzido a um valor justo independente do veículo utilizado pelo cidadão. Não podemos cortar tudo que é impostos, afinal, e nosso dinheiro que faz o país caminhar. Infelizmente não sabemos em que mãos vai cair nosso dinheiro. Os políticos tem bancadas gigantes e nunca descobriremos ao certo quem vai ou não usar corretamente todos esses impostos que pagamos. E se essas Auto Escolas fecharem? Quem cobrirá os impostos que elas pagam? Nossas empresas, nossos holeirites, a mesa de nossas famílias? Por que, de algum outro modo, o governo irá ter a cara de pau de receber o que acharem que está perdendo.

  154. José de Souza Diz

    O Detran como um órgão do governo e o que mais ganha com isso fazendo com que, precisa da carteira de motorista, passar por todas as etapas quando chegamos lá para fazer a prova de direção eles acha que sabem aprovar. É aí começa os lucros deles fazem de um tudo para não passar, bom seria se governo acabasse com isso mais não continua , e preocupados com auto escola.

  155. Marli Cintra de Souza Diz

    Amei o comentário de quem colocou que deveria ser ensinado desde sempre…
    Vou ser sincera não passei no exame prático meu nervoso foi maior e deixei o carro morrer duas vezes pois perdi o ponto da embreagem (como se isso não fosse normal pra quem já dirige) uma nova prova por mais R$250,00 não tenho o dinheiro então ainda não marquei… Sugestão ouvida foi faça mais algumas aulas assim fica mais familiarizada cada aula R$70,00 e claro com a chance de acontecer novamente de deixar o carro morrer afinal sei que no caso foi a ansiedade e o medo de errar que me fez acabar errando… Triste… Real… Quando terei a CNH agora não sei por enquanto este dinheiro não existe… Então o que já havia gasto foi jogado fora tenho mais uns meses ok mais o conselho é não se demore remarcar o exame pois se não passar poderá não ter o tempo necessário pra fazer de novo.

  156. Marcos Diz

    Tinha que acabar com as taxas do detran, eles arrecada milhões em multas, se vc olhar pra eles, ja te multa, tinha que acabar com as taxas pra tira carteira, detran e um órgão público mais tudo que vc vai fazer tem que pagar

  157. Cris Diz

    Eu estou tirando a minha AB. É aqui em Aracaju Sergipe. Aqui é 2000 mil

  158. Lucas Diz

    Assim como uma coisa não e uma coisa e outra coisa não é outra coisa só a não obrigatoriedade dos simuladores não fez com que os preço diminuísse, sendo que no caso sem ele o preço da “hora aula em média 45 reais. Existe algo por trás e nunca eles fazem isso pra não ganhar nada. Ninguém perde. No caso aí quantas aulas será obrigatório? Atualmente são 40 . O instrutor autônomo deverá cobrar menos do que os preços da atual auto escola? Não existe ponto sem nó nesse negócio.

  159. ELSON Diz

    E pura verdade, é um absurdo uma pouca vergonha na verdade é uma mafia legalizada, eu tenho minha CNH a mais de 20 anos, nunca tive uma multa, nenhum acidente e na minha época não tinha auto escola, e se faziam ótimos motoristas e não condutores como essas autos escolas fazem hoje. Essa lei já tinha que ser aprovada a muito tempo pra acabar com essa mafia.

  160. Wellington Diz

    Nos EUA é assim. Caso queira, o exame e as aulas podem ser feito no próprio carro da família do futuro motorista, desde que identificados. Isso barateia e facilita. Quanto aos exames podem ser feitos direto nos detrans. Super apoio.

  161. André Diz

    Com isso acabar com a máfia dos avaliadores do Detran que reprova o aluno para pagar mais pra auto escola

  162. Thais Diz

    Bom que acabe mesmo com obrigação da auto escola,muitas cfc, cobram taxas valores absurdos e mesmo assim não ajudam o aluno, a pretensão é sempre a mesma, extorquir as pessoas.

  163. Jcastro Diz

    Na minha opinião CNH deveria ser como documentos comuns agora a pena doeria no bolso da pessoa se cometeram infrações muita roubalheira nas auto escola como pessoas pode trabalhar de motorista pq pede experiência de motorista pessoas desempregada vai paga como.boa noite

  164. Celso banho Diz

    Esses vagabundos paguei e não conseguia ter minha carteira de motorista esses vermes só que nos enganar ,que aula nada prefiro pagar um Uber para aprender ,esses ladrão das auto escola e Detran .

  165. Fernando Conceição de souza Diz

    Eu que coloca a categoria de d na minha CNH o qe eu faço.

  166. Evenilson Diz

    Não é deixar o auto escola ,mas sim deixar de pagar o CNH .O custo muito alto para maioria dos pretendentes!!

  167. Marcia Diz

    Sinceramente, brasileiro é hipócrita, não valoriza o nosso trabalho e não sabe quanto custa para manter uma empresa idonia no Brasil, os encargos sociais e impostos que pagamos para o governo , além disso o custo de manutenção dos veículos, agora espero que se a lei for aprovada e o instrutor for um profissional
    competente saiba pelo menos cobrar um preço que faça jus ao seu trabalho porque também terá além. da manutenção do seu veículo próprio ,terá impostos a declarar pelo seu trabalho, ou vcs acham que tudo vai ser de graça

  168. JESSICA Diz

    Isso é um absurdo muitos que já possuem CNH foram obrigada a frequenta o auto escola agora,os que vão tirar aparti de agora não vai ser isso é um absurdo.E igual eles falando que que a CNH vai ser gratuita isso é ridiculo lutei tanto pra ter a minha e vem uns agora e ganha há me poupe ne.

  169. Laurentino roxo Guimarães Diz

    Eu sou instrutor de trânsito em auto escola , pode até parecer muito caro , mas se for olhar o custo com despesas do instrutor, combustível, desgaste do carro,taxas de licenciamento pra funcionar a auto escola, não me parece caro e mais em se falar que o futuro motorista vai ter o mínimo necessário para poder dirigir com um pouco de segurança, agora o brasileiro querem fazer tudo da maneira mais fácil, sem pensar na sua segurança e sua família!!!! É pra acabar mesmo!!!

  170. Esequiel Diz

    As auto escolas não ensinam a dirigir, apenas ensinam a passar na prova. Apoio sim essa mudança. Me senti refém da Auto-escola quando fui tirar minha CNH, paguei um absurdo e precisava da Auto-escola pra tudo, não pude nem escolher onde fazer os exames, fui obrigado a ir fazer em um Detran muito longe sendo q havia outro mais perto da minha casa

  171. Pedro Diz

    auto escola e Detran são uma máfia tem msm e q acabar com este órgão vagabundo q é o Detran

  172. Rewri Diz

    Acabar com o IPVA séria ótimo esse sim é quem rouba o Brasileiro todo ano.

  173. Angela Diz

    Concordo que é um meio de roubo, pois cobram valores exorbitantes, não só as autoescolas, mas também as clínicas que realizam os exames cobram valores exorbitantes e prestam um atendimento péssimo, deviria mudar isso também. Espero que essa proposta seja aprovada, será menos um roubo para o cidadão brasileiro.

  174. Itaúna Celani Barros Diz

    Gente, isso vai ser uma tragédia, na Inglaterra para vc tira carteira de motorista leva -se 6 meses, mas estudando.

  175. Pedro Diz

    Tem que acabar é com o Detran órgão vagabundo ladrão tem muito funcionário mal educado também

  176. Itaúna Celani Barros Diz

    Que o governo pague, mas o cidadão tem que passar pela auto escola.

  177. Samuel Diz

    Só se for em 2050 e olhe lá se aprovar

  178. Mpos Diz

    Todo mundo preocupado com o custos, mas e a formação dos novos motoristas??? Se paga e com um certo controle, a qualidade das autoescolas é questionável, imaginem controlar instrutores independentes.

  179. UBIRAJARA ULISSES DOS SANTOS Diz

    Se for seguir essa linha de raciocíno tem que acabar primeiro com políticos, que não é profissão e consome a riqueza do pais isso sim pode se chamar de máfia, depois com as companhias aéreas, de viação entre outros, acabar com uma categoria que só no estado de Minas Gerais emprega serca de 120 mil, um taxista como exemplo não contribui em nada pra sociedade não paga IPVA, tem um enorme desconto pra compra de carro novo, uma autoescola muitas pagam alugel, água, luz, funcionários, impostos altíssimos, manutenção de veiculos, gasolina e não tem isenção de nada, é caro? É só baixar as taxas do Detran que aliás o detran recebe por uma taxa 2 vezes quando a autoescola emite e quando o aluno paga, só dar insentivos como muitas empresas recebem.

  180. Marilene maciel Diz

    Gostaria muito mesmo se fosse aprovado para as pessoas de baixa renda a carteira para novos condutores:….. obrigado

  181. Eliane Diz

    Que ótimo, so que ja foi vítima de auto escola sugadoura, pra sabe como eles querem roubar em cima . tudo e caro, passei por varias auto escola, até encontra uma que visava em aprovação do aluno, envez de so o financeiro, e uma vergonha isso… tira carteira não e nada barato e acessível….

  182. Deonisio Regert Diz

    Boa noite! Pra ter a CNH no celular você precisa solicitar no Detran e aí vão eles liberam pro teu número de celular sem custo!.

  183. Will Diz

    Até que fim uma luz no túnel. auto escola metem a mão quase 4 mil pra tira cnh é melhor o Detran começa a vender

  184. Neusa Diz

    Carteira de motorista tinha que ser com identidades porque e uma coisa obrigatória

  185. Mito Diz

    Ninguém aprende dirigir em auto- escola não. 25H de aula não são nada, se você dirigir 3 dias seguidos por 8horas e 20 minutos, já deu o tempo total da auto escola. Não.vejo como isso vai aumentar acidentes, vc aprende a dirigir mesmo de vdd depois que tem a carteira, auto escola serve só pra roubar e tem muita gente que mora longe da cidade, como faz para tirar carteira se leva meses para fazer as aulas?

  186. Janes Cleide Diz

    Vai ser ótimo,a auto escola que eu estou só fica enchendo linguiça fazendo horas , e se quiser aprender temos que fazer cimulado

  187. Giuliane Diz

    Eles são uns crápulas, meu marido com a chn cassada , pois eles deixaram ele pagar toda a cnh , fizeram todo o meio de campo , pra no exame final informar isso a ele , quero mais que acabe mesmo com essa maquina de comer dinheiro !!!

  188. Darli Luiz Ferreira Diz

    Vai ser aprovado. Mas…… daqui a 200 anos.

  189. Luciano.piantavini Diz

    Em outros países para tirar a CNH não passa de 200 reais. Então meu caro 2000 reais tá caro!

  190. Diones Diz

    Autoescola nunca ensinou ninguém a dirigir. Só ensina a passar na prova. Muitos que saem de lá com autorização para dirigir, levam um bom tempo tremendo ao volante. A prática só se consegue com o tempo e longe da autoescola. Autoescola é muita burocracia e gente “comendo” grana alheia. Se realmente se preocupassem com vidas, dirigir deveria ser uma.disciplina obrigatória na escola pública. Uma disciplina que começaria no ensino fundamental as crianças aprendendo o respeito a vida, e no ensino médio os jovens aprendendo legislação do trânsito, noções de mecânica e primeiros socorros. Pelo menos comecaríamos a educar a população para depois quando fossem pegar no volante de fato, tivessem a consciência bem treinada

  191. Pedro neres Diz

    Aqui na minha cidade Itaqui RS quase 3 mil para fazer uma

  192. Felipe Diz

    Tomara que aprovem. As autoescola tem um monopólio absurdo. O fato de acidentes não tem nada haver com formação em autoescola, mas sim, tem muito haver com interesse do futuro condutor em aprender e da boa vontade de instrutores em ensinar o correto e não apenas o gabarito para ganhar CNH. Sou instrutor e aprovo o projeto.

  193. Aline Da Silva Braga Diz

    Concordo pois tem auto escola q instrutores são péssimos parece q ganham pra atrasar os aluno e eles reprovarem.

  194. Marcondes Moreira Diz

    Concordo com flexibilização, pois as autoescolas cobram um absurdo.

  195. Samuel Peixoto paim Diz

    Isso e uma boa idea e parece ser um otimo projeto de leí

  196. Joao Batista Diz

    Ai você prepara o seu carro pra ministrar as aulas práticas de direção. Faz adaptação dos pedais, coloca os adesivos de auto escola e pronto. Isso fica em torno de $1.000,00 mais as taxas do Detran. E sem contar que voce tem experiência suficiente pra ser instrutor. Kkkkkkkk so rindo

  197. ivan Diz

    agora eu vou ter minha CNH
    muito bom gostei

  198. Alex Gonçalves Diz

    Triste ver comentarios como este brasileiro paga 5000 em um iphone e acha 2000 caro para tirar cnh, com esses afrouxamentos no ctb muitas mortes virao infelizmente.

  199. ivan Diz

    Espero q aprovem e rapido

  200. Lauro Diz

    Concordo em aprovar e é um abuso o preço que as autoescola cobram, espero que aprovem, e não cobrem preço absurdo.

  201. Geyson Diz

    Tomara q aprovem… Pois os preços são muito abusiveis, #euapoio

  202. Solange Diz

    Concordo com você,Walmir fico doida pra tirar minha CNH, mas as taxas são indecentes.

  203. Tiago Vieira Diz

    Tomar que passe esse projeto para reduzir a burocracia e também os custos pois está cada vez mais caro tirar CNH nesse pais.

  204. Miriam Diz

    Espero q aprovem .

  205. Paulo Argemiro Ciofi Diz

    Minha CNH, não possuí o código QR cold, como faço para baixar a CNH no celular?

  206. Luciana Freire Diz

    E para moto será o mesmo ?

  207. Walmir Diz

    Boa ideia não precisar mais de auto escolas para tirar uma CNH, o preço é imoral , isso é um crime cobrar esse absurdo para tirar uma habilitação. Isso no meu entender é um meio de roubo. A Câmara e o Senado tem que acabar com essas auto escolas que querem roubar o povo. É um absurdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?