Economia: diálogo macroeconômico entre o Brasil e a União Europeia 

Conforme informações oficiais do Ministério da Economia, o Brasil realiza Diálogo Macroeconômico com a União Europeia. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Ministério da Economia, o Brasil realiza Diálogo Macroeconômico com a União Europeia.

Economia: diálogo macroeconômico entre o Brasil e a União Europeia 

A videoconferência de representantes do Ministério da Economia e do Banco Central do Brasil (BCB) com o grupo europeu discutiu a recuperação econômica e as perspectivas das políticas fiscais da União Europeia e do Brasil.

9º Diálogo Macroeconômico Brasil–União Europeia (UE)

Os representantes do Ministério da Economia e do Banco Central do Brasil (BCB) realizaram na última quinta-feira (19/5) o 9º Diálogo Macroeconômico Brasil–União Europeia (UE), em videoconferência com autoridades e técnicos do bloco de países europeus. 

De acordo com informações oficiais do Ministério da Economia, os dois grupos debateram a recuperação econômica nas duas regiões e discutiram as perspectivas das políticas fiscais da UE e do Brasil, em meio a um cenário internacional adverso.

O conflito entre a Rússia e Ucrânia

O Ministério da Economia destaca que as conversas abordaram os efeitos da invasão russa na Ucrânia. Nesse contexto, as apresentações brasileiras trataram de temas como recuperação econômica, impulsionadores de crescimento para 2022 e reformas estruturais, além de consolidação fiscal e medidas pró-mercado. 

A inflação e a política monetária

Também destacaram as perspectivas da política fiscal, as previsões inflacionárias e os riscos da normalização da política monetária norte-americana para o Brasil, destaca o Ministério da Economia.

Do lado europeu, os apresentadores trouxeram as perspectivas macroeconômicas do bloco sob os efeitos da guerra na Ucrânia, a revisão da política fiscal e da governança econômica na União Europeia, além das prioridades de sua política econômica estrutural, incluindo o plano de recuperação europeu e o pacto para sustentabilidade da União Europeia (Recovery Plan and the EU Green Deal), informa o Ministério da Economia.

Fóruns multilaterais

O Diálogo Macroeconômico Brasil–União Europeia (UE) também teve um debate sobre temas da cooperação econômico-financeira em fóruns multilaterais, com ênfase nos assuntos mais relevantes discutidos em reuniões do G20 e do Fundo Monetário Internacional (FMI), destaca o Ministério da Economia.

Entre eles, o cenário econômico internacional, os avanços nos campos de finanças sustentáveis e o desenvolvimento de ferramentas financeiras para lidar com os desafios globais atuais.

Reuniões do G20

Sobre o diálogo de políticas entre Brasil e UE, os participantes concordaram em dar continuidade às discussões para uma melhor funcionalidade das reuniões do G20 e em cooperar com a presidência rotativa do fórum pelo Brasil, em 2023. 

Também enfatizaram a importância de pautas como as da transição verde, de finanças sustentáveis e de mercado de carbono, além dos trabalhos nos grupos que tratam de temas como saúde e finanças, destaca o Ministério da Economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.