Economia: a recuperação da atividade e do consumo

A recuperação da atividade e do consumo foi afetada negativamente por choques de oferta. Saiba mais informaçõe sobre e economia atual!

Conforme divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), por meio do Relatório Integrado (RIG), a recuperação da atividade e do consumo foi afetada negativamente por choques de oferta que, ao longo do segundo semestre, mantiveram a inflação elevada e tornaram o aumento de preços mais disseminado. 

Economia: a recuperação da atividade e do consumo

Entre as razões para o aumento da inflação estão a forte elevação dos preços das commodities, com destaque para o petróleo, impactando os preços de combustíveis; os gargalos das cadeias produtivas globais; e as condições climáticas adversas, afetando as tarifas de eletricidade, destaca a carta aberta do Presidente Roberto Campos Neto.

Inflação e a forte elevação dos preços das commodities

É importante ressaltar que o processo de aperto monetário deverá garantir a convergência da inflação para os limites estabelecidos para a meta de inflação, explica o documento oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

O Presidente Roberto Campos Neto destaca que, olhando para os desafios do futuro, fica clara a importância da promoção do crescimento sustentável e inclusivo da economia, e de quanto é essencial perseverar no processo de reformas estruturais e dos ajustes necessários na economia brasileira.

Ações do Banco Central: inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade

No entanto, o Banco Central do Brasil (BCB) cita suas ações voltadas para os pilares: inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade.

Avanços em diferentes temas de todas as dimensões da Agenda BC

O Presidente Roberto Campos Neto, cita que, em 2021, houve muitos avanços em diferentes temas de todas as dimensões da Agenda BC. As ações ligadas à dimensão de sustentabilidade, que completou um ano de seu lançamento em setembro, e que obteve diversos e notáveis resultados. 

O sucesso do Sistema de Pagamentos Instantâneos (Pix)

Além disso, a carta aberta destaca o sucesso do Sistema de Pagamentos Instantâneos (Pix), que se tornou importante vetor para a promoção da inclusão financeira. O Pix teve papel fundamental, durante a pandemia, para viabilizar negócios e pagamentos rápidos, e aumentar a inclusão financeira de pessoas.

Avanço do Open Finance e novas soluções tecnológicas 

O avanço da implementação do Sistema Financeiro Aberto – Open Finance – também é uma melhoria, pois aumenta a possibilidade de surgimento de novas soluções para a oferta e a contratação de produtos e serviços financeiros, mais integrados, personalizados e acessíveis.

O avanço tecnológico no processo de intensa transformação do Sistema Financeiro Nacional (SFN), é um destaque do Banco Central do Brasil (BCB), referindo-se ao ano de 2021. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para obter essas informações de forma integral, além de outros dados relevantes para a economia de forma global.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.