É possível se preparar para um imprevisto?

Conseguir se preparar para um imprevisto é fundamental para impedir que o seu dia “desande” por conta de um contratempo.

Afinal, sabemos que não temos o controle sobre todas as coisas. Porém, temos controle sobre nós mesmos, e isso é muito importante na hora de lidar com um imprevisto.

Sendo assim, acompanhe este texto e veja dicas que podem lhe ajudar com esse autocontrole para, mais tarde, se preparar para um imprevisto com mais eficiência.

É possível se preparar para um imprevisto? Como?

Sim, é possível se preparar para um imprevisto, como vimos anteriormente. Mas qual a melhor maneira de fazer isso, na prática? Veja as nossas considerações:

1. Tenha consciência dos caminhos que determinadas ações podem levar você

Algumas pessoas tendem a se prender mais nos potenciais resultados positivos de uma ação. Outras, focam apenas nas coisas ruins. Mas sabe o que ambas têm em comum? Falta de planejamento estratégico sobre suas ações.

Ou seja, enxergar tudo positivamente, ou negativamente, é igualmente ruim. Simplesmente porque, no primeiro caso, você deixa de pensar sobre as potenciais consequências ruins. Enquanto que, no segundo caso, pode abrir mão de boas oportunidades.

Sendo assim, é importante pensar positivo sim, mas lembre-se de considerar os contratempos que uma determinada ação pode desencadear.

2. Prepare-se para os imprevistos organizando um plano B

Ter um plano B está diretamente alinhado com o ato de se preparar para um imprevisto. Afinal, sabemos que nem todas as coisas saem como planejado e, por isso, devemos estar prontos para lidar com esse tipo de problema e assim resolvê-lo sem grandes dores de cabeça.

A nível de exemplo, imagine que você vai fazer uma apresentação importante. Ancorar o seu discurso apenas nos slides apresentados é muito perigoso. Isso porque o arquivo pode não abrir; o projetor pode estar com problemas; o computador pode ter algum defeito; etc.

Portanto, prepare um plano B, que podem ser fichas de apoio, escritas à mão ou impressas, para lembrar dos pontos principais na hora de fazer o seu discurso.

3. Seja otimista – mas tenha uma mente realista

Voltando ao que mencionamos, timidamente, no começo do artigo, é importante que você tenha uma visão otimista das coisas, mas também seja bem realista. Isso impede que você crie mundos “perfeitos” na mente e se frustre profundamente no momento em que um imprevisto aparece.

4. Analise situações semelhantes que já deram errado – e por que deram

Antes de colocar algo em prática, uma forma de se preparar para um imprevisto é justamente pensando em atividades semelhantes que, no passado, deram algo errado.

Voltando ao nosso exemplo da apresentação, lembre-se de quais apresentações suas deram alguma coisa errada. E, em cima disso, tenha um plano para esses potenciais imprevistos.

5. Deixe um tempo disponível para potenciais contratempos diários

Não crie um planner semanal ou diário que não considere se preparar para um imprevisto. Ou seja, tenha momentos disponíveis, ao longo dos dias, para lidar com os contratempos que surgem.

Afinal, se você tiver um horário extremamente rígido, qualquer imprevisto irá “acabar” com o seu dia. Fique atento a isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.