Autocontrole nos estudos: Como mantê-lo?

autocontrole nos estudos é muito importante para impedir que as emoções atrapalhem os resultados acadêmicos dos estudantes. Afinal, quando perdemos o nosso autocontrole, tendemos a agir de uma maneira muito emocional, cometendo equívocos por conta disso.

Sendo assim, neste texto priorizamos uma série de dicas que visam lhe ajudar na hora de manter esse autocontrole. Acompanhe conosco e saiba mais sobre esse tema. 😉

Como manter o autocontrole nos estudos?

Para manter autocontrole nos estudos é preciso estar pronto para aprender mais sobre o assunto. Ou seja, não é algo que simplesmente aprendemos da noite para o dia. O autocontrole precisa ser explorado de forma recorrente, no cotidiano.

Isso quer dizer que não existe uma “pílula do autocontrole”. Ele não se desenvolve dessa forma. Por isso, antes de mais nada, exercite a sua paciência. Pense que o seu autocontrole nos estudos será adquirido à medida que você for explorando ele.

Mas como explorá-lo? Abaixo você encontra algumas dicas:

1- Pratique o autoconhecimento

Não existe uma maneira de atingir o autocontrole sem conhecer a si mesmo. Afinal, como você saberá o que precisa ser controlado se você sequer conhece quem você é? Pois é!

Por isso, comece a escutar mais a si mesmo. Saiba quais são os seus pontos fortes e fracos e use isso no dia a dia.

Por exemplo, se o seu ponto forte é se comunicar verbalmente, use isso como motivação para trabalhar a parte de seminários na faculdade.

2- Saiba quais são os seus limites

Entender os seus limites também é importante. Mas como saber quais são os seus limites? Por meio do autoconhecimento que citamos acima.

Saber até onde você consegue chegar lhe permite se preparar melhor para as adversidades. E isso é fundamental para impedir que, no momento difícil, a emoção acabe comandando todas as suas ações.

3- Analise as suas emoções nos mais diversos contextos de estudos

Saiba escutar as suas emoções. Não existe forma de atingir o autocontrole nos estudos se você não se atentar a isso.

Portanto, comece a analisar como você tem reagido às mais diversas situações na faculdade/escola. Como você lida com uma nota ruim? Com uma apresentação de trabalho? E assim por diante.

Dessa maneira você vai construindo um repertório de autoconhecimento dentro de você. E isso faz com que seja possível prever determinadas emoções, além de saber reconhecê-las e nomeá-las melhor, a fim de lidar com elas de maneira mais equilibrada.

4- Traga os pensamentos para o aqui e agora

Quando começar a se sentir muito ansioso com alguma prova ou apresentação de trabalho, traga o pensamento para o aqui e agora. Mas como assim?

Não fique pensando no que vai dizer daqui cinco minutos. Nem fique pensando na nota. Pense apenas no que deve ser dito nesse momento. Ou, no caso da prova, no que deve ser feito neste exato momento.

Isso impede que a mente comece a divagar por coisas ruins.

5- Tenha hábitos saudáveis em todos os contextos da vida

Para manter o autocontrole nos estudos também é importante cuidar da sua saúde como um todo. Para isso, invista em hábitos saudáveis que lhe façam bem, lhe motivem e dêem o suporte para você lidar melhor com as adversidades do dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.