É possível economizar e viabilizar uma poupança – veja dicas relevantes

Economizar é uma missão cada vez mais difícil, mas você pode direcionar uma poupança através de alguns pontos importantes. Confira!

Dicas para economizar e viabilizar uma poupança 

Economizar é uma missão cada vez mais difícil. Principalmente quando estamos em uma situação de crise financeira, seja ela pessoal ou oriunda de um fator externo, já que impactam em nossa rotina.

No entanto, é possível que você economize e viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro pessoal. Por isso, com o intuito de te orientar quanto ao início desse projeto pessoal, trouxemos algumas dicas para que você possa economizar e viabilizar uma poupança, para que você tenha um amparo em uma situação de emergência.

Todavia, é importante que você adapte essas dicas à sua realidade financeira, objetividade pessoal e outros fatores, como o tamanho da sua família, por exemplo.

 Controle a sua rotina

O controle de rotina é um fator primordial para quem deseja economizar. Por isso, sugerimos que você utilize um aplicativo de finanças, ou ainda, uma ferramenta específica para planejamentos, como o Trello.

Dessa forma, insira os gastos feitos em sua rotina para que você tenha clareza sobre a sua situação financeira. Primeiramente, você deve separar seus custos fixos de seus custos variáveis, e, por conseguinte, mantenha esse controle. Pode ser um pouco difícil no começo, mas é muito importante para que você possa verificar quais são os seus hábitos que podem ser modificados.

 Faça trocas financeiramente viáveis

Parece contraditório, mas é necessário que no início do seu planejamento financeiro, você não coloque foco no valor em dinheiro. Sendo assim, é muito importante que você foque em seus hábitos.

Por isso, quando você pensar em trocas financeiramente viáveis, pense em pequenas mudanças que gerem economia, não importa o quanto, pois o importante é que elas ocorram de forma constante.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Visto que você economizará um valor baixo, porém,  se considerar um período de um ano, por exemplo, pode ser um valor importante.

Além disso, você pode também trocar a sua conta-corrente por uma conta digital. Já que as fintechs oferecem produtos bancários com isenção de tarifas.

 Veja a poupança como um hábito

 Dentro de um planejamento financeiro, conforme seus hábitos forem modificados, verifique a possibilidade de direcionar todos os valores que “sobrarem” para a poupança, bem como, todos os valores economizados.

Assim sendo, você direcionará cada vez mais valores para a sua poupança. Por isso, quanto mais você enxergar o fato de poupar dinheiro como um hábito, mais natural será guardar diferentes valores.

Dessa forma, você será uma pessoa econômica de maneira orgânica, o que será muito importante para que você realize seus planejamentos de vida em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.