É OFICIAL, Anatel proíbe uso da TV Box e aparelhos são bloqueados

Agência deve bloquear decodificadores ilegais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou a decisão de bloquear aparelhos de TV Box não homologados no Rio de Janeiro. Os equipamentos permitem o acesso a serviços de streaming como a Netflix, Youtube e também a redes sociais. Ela desligou cerca de cinco milhões de decodificadores ilegais.

Todavia, os aparelhos de TV Box não são Gatonet. Este último é um grande concorrente dos decodificadores, presentes em muitas favelas da cidade, onde as milícias controlam o serviço. Normalmente, ele rouba o sinal de TV à cabo e é um grande sucesso nas comunidades.

Algumas pessoas das favelas do Rio de Janeiro afirmam que o TV Box não se popularizou porque eles não possuem um acesso a internet de qualidade, e o aparelho apresenta um alto delay. Desse modo, quem utiliza o equipamento acaba por ter um atraso de sinal ao assistir um jogo de futebol, por exemplo.

Normalmente, nas comunidades da cidade, o Gatonet é viabilizado por cidadãos que já trabalharam ou ainda prestam serviço a organizações que oferecem TV por assinatura. Quem vende os equipamentos nas favelas precisa da autorização das milícias ou do tráfico, pagando uma taxa.

Serviço ilegal

Nas favelas cariocas, as pessoas que compram o Gatonet adquirem antenas e cabos, que roubam e replicam o sinal das empresas de TV por assinatura. No entanto, em algumas comunidades, tem havido uma redução na contratação do mesmo. Houve um crescimento na compra de serviços de streaming.

Nestas regiões da cidade, há uma menor procura por TV por assinatura, e apenas algumas pessoas têm TV Box. Este serviço é pago apenas uma vez, ou possui pequenas taxas mensais, e oferece canais fechados e filmes, mas não há muitos benefícios. Ademais, também tem havido uma redução no uso do Gatonet.

Analogamente, na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Gatonet é cada vez mais presente. O preço do serviço custa em média R$70. Alguns moradores afirmam que acham caro, e que utilizam apenas antenas digitais, que são gratuitas e oferecem, por exemplo, a Netflix.

A TV Box possui bastantes clientes na comunidade. De acordo com fornecedores do equipamento, ele é uma alternativa a outros tipos de serviço que são bastante caros e por conta dessa questão, ele tem sido bastante utilizado. O bloqueio da Anatel afeta o trabalho de muitas pessoas e a oferta dos aparelhos nestas regiões.

Aparelhos homologados

A liberação dos canais de TV fechada através dos decodificadores como o TV Box é feita através de um aplicativo que fica dentro do equipamento. Em síntese, a Anatel homologa a grande maioria dos aparelhos, mas a venda de canais replicados pode ser considerada pirataria, o que causa vários transtornos.

Ademais, o Gatonet oferece aos seus usuários os mesmos benefícios de uma TV à cabo, com um preço muito mais baixo. No entanto, como é ilegal, haverá uam penalização para a pessoa que adquirir o serviço. Segundo uma pesquisa feita pela NET, existem cerca de sete milhões de aparelhos ilegais no país.

Desse modo, a Anatel deve começar a suspender os sinais da TV Box, apreender dispositivos ilegais e processar o cidadão que for pego vendendo este tipo de equipamento. Desde que anunciou a medida, a agência já recolheu milhões de aparelhos. Vale ressaltar que existem dispositivos legais no mercado.

Estes aparelhos legais deverão continuar funcionando, com regulamentação da Anatel, e não serão apreendidos. Antes de adquirir um equipamento, deve-se observar se ele possui o selo da agência. Haverá o bloqueio dos TV Box ilegais, fora das normas.

Conclusão

A princípio, é possível confirmar a homologação do TV Box pela Anatel em seu site. Ele pode ser bastante útil para transformar uma TV comum em uma Smart TV. Além disso, o usuário tem acesso a serviços de streaming, aplicativos e ao Youtube. Normalmente o serviço é pago através de uma taxa mensal.

Em conclusão, existe no mercado também a opção de pagar apenas o valor do equipamento. Podemos destacar algumas opções do TV Box legalizada como Claro Box TV, Vivo Play, Roku express, Oi Streaming Box e Google Chromecast. São ótimas alternativas para os usuários deste tipo de serviço. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.