Saiba a diferença entre Gatonet, TV Box, IPTV e Sticks 

Usuários devem ficar de olho na legalidade de seu equipamento

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez um anúncio na semana passada, informando que deverá bloquear milhões de aparelhos clandestinos de TV Box pirata em todo o país. Eles são popularmente conhecidos no Brasil como Gatonet. Sua utilização é ilegal, o que pode ocasionar inúmeros problemas.

O TV Box, ou Caixinha de TV, é um aparelho que torna possível à televisões comuns o acesso a TV por assinatura, à internet e também à serviços de streaming. O equipamento passa a funcionar como se fosse uma Smart TV. Para operar legalmente, eles precisam da homologação da Anatel.

Todavia, os aparelhos que transformam o televisor em uma Smart TV mais conhecidos são o ChromeCast, da Google, a Apple TV, e o Fire TV Stick, da Amazon. Estes TV Box são legalizados e portanto, não devem estar inclusos na lista da agência, e, dessa maneira, não serão bloqueados.

Em relação aos aparelhos de TV BOX não homologados pela Anatel, eles são ilegais, e conhecidos em todo o país como Gatonet. Seus usuários têm acesso a canais fechados de televisão, e a conteúdos de streaming. Aliás, eles não pagam nada pelo serviço, além do preço do aparelho.

Prática ilegal

Ao piratear sinais de TV por assinatura, internet, e conteúdos diferenciados, utilizando um aparelho clandestino como a TV BOX, o usuário estará realizando uma prática ilegal, tendo em vista que ele viola os direitos autorais em relação a propriedade imaterial. Ou seja, é considerado um crime.

Ademais, a Anatel deverá bloquear os aparelhos do tipo TV BOX clandestinos, que não são homologados, que fornecem a seus usuários, sinais piratas. O bloqueio deverá ser feito diretamente pelos prestadores de serviços. A Agência irá identificar os servidores utilizados pelos aparelhos que oferecem os conteúdos.

Analogamente, uma denúncia será feita sobre estes aparelhos e sobre os servidores que atuam na ilegalidade. A Anatel então irá autorizar o bloqueio nas redes onde são utilizados os TV BOX. Vale ressaltar que a homologação garante aos usuários que o aparelho é de qualidade e legal.

Desse modo, os aparelhos não homologados podem trazer sérios riscos a seus usuários. A Anatel já encontrou um software malicioso, um malware, em alguns destes equipamentos, que roubavam dados de seus usuários armazenados em seus dispositivos conectados no Gatonet.

TV Box autêntica

Ao comprar um produto, o consumidor deve ficar atento se sua TV BOX é autêntica, tomando o cuidado de não adquirir um aparelho pirata. Aliás, para ter certeza na hora da compra, deve-se procurar no equipamento, por um selo da Anatel, e ainda, procurar saber se ele é realmente verdadeiro.

Vale ressaltar que se o usuário possui um TV BOX em sua residência, onde ele tem acesso a serviços de TV por assinatura, sem pagar, provavelmente ele possui um aparelho irregular. Enfim, o sinal possivelmente é pirata e pode estar na mira da Anaagência e do seu bloqueio de aparelhos Gatonet.

Em síntese, os aparelhos homologados pela Anatel, normalmente tornam possível o acesso a TV por assinatura, apenas a pessoas que já contratam, ou assinam o serviço. Desse modo, o usuário utiliza o equipamento, apenas para tornar seu aparelho de televisão compatível com as novas tecnologias.

IPTV

O Internet Protocol Television, ou IPTV, possibilita aos seus usuários, a transmissão de sinais de TV através da internet. A princípio, a maioria dos serviços oferecidos são de assinatura. Podemos citar algumas empresas que oferecem o serviço, como a Claro TV+, Vivo Play App, Oi Play TV , Guigo TV, DirecTV Go, entre outros. 

Os usuários contam, além dos planos de assinatura, com canais abertos locais e ao vivo, de forma gratuita. Neste caso, também há opções piratas, que fazem a transmissão de sinais de TV fechada e serviços de streaming de maneira ilegal. Eles não têm autorização e fraudam os planos das empresas tradicionais.

Aparelho Stick 

Os TV BOX podem ser Stick/Dongle, ou set-top box. Os primeiros são menores e se parecem com um pen drive. Para funcionar eles são conectados às TVs, atrás do equipamento. No mercado é possível encontrar sticks da Chromecast, da Google, o FireStick da Amazon e o Roku Streaming Stick. 

Para instalar este dispositivo, o usuário deve conectá-lo na porta HDMI da TV, além de uma fonte de alimentação do tipo USB. Em seguida, é só configurar o equipamento. O set-top box, por sua vez, se parece com uma pequena caixa e precisa de um cabo HDMI e uma fonte de alimentação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.