É DIFÍCIL, SAIU a LISTA de carros que não ficaram com preço de popular mesmo com empurrão do Governo

O governo brasileiro recentemente implementou uma medida provisória incentivando descontos na compra e venda de carros populares. No entanto, algumas montadoras optaram por não oferecer descontos em modelos que se encaixam nas regras estabelecidas.

A polêmica dos descontos para carros populares: algumas montadoras relutam em adotar medida do governo

As razões por trás dessa decisão são diversas e variam desde a margem de lucro reduzida até a disponibilidade de estoque limitada. Confira alguns desses carros que quase entraram na onda dos descontos, mas ficaram de fora por pouca margem.

VW Saveiro Cross

Enquanto as concorrentes Fiat Strada e Chevrolet Montana apresentaram descontos consideráveis, a Saveiro Cross da Volkswagen permaneceu com os preços inalterados. Embora a VW tenha reduzido os valores das versões de entrada da picape, como a Endurance Cabine Plus, que agora é vendida por R$ 95.990, a Saveiro Cross não recebeu nenhum incentivo.

Honda City: descontos limitados aos Sedans

Dentre os modelos da linha Honda City, apenas os sedans foram contemplados com reduções de preço. Isso ocorreu porque somente a versão de entrada, o Honda City EX, recebeu incentivos. Já a linha hatch, que começa na versão EXL, não obteve nenhum tipo de desconto.

Toyota Yaris XLS

A Toyota também optou por não tomar nenhuma decisão em relação ao Yaris XLS. Das três versões disponíveis na linha, duas se enquadraram automaticamente no programa de carros populares: a básica XL e a intermediária XS.

Contudo, a montadora poderia ter incluído a versão XLS na medida provisória, reduzindo o preço em apenas R$ 990, mas isso não foi feito.

Diversas razões impactam as decisões das empresas do setor

Embora o governo tenha incentivado descontos para carros populares por meio de uma medida provisória, algumas montadoras decidiram não aderir a essa iniciativa. Contudo, as razões por trás dessa escolha variam desde a margem de lucro reduzida até a estratégia de posicionamento comercial.

Dessa forma, enquanto algumas empresas optaram por oferecer descontos significativos em seus carros populares, outras preferiram não fazê-lo, mantendo os preços inalterados. Certamente, essa polêmica levanta questões sobre a efetividade dessas medidas governamentais e o impacto real que podem ter no mercado automobilístico.

A polêmica dos descontos para carros populares: algumas montadoras relutam em adotar medida do governo
A polêmica dos descontos para carros populares: algumas montadoras relutam em adotar medida do governo. Imagem: Canva

O que analisar para comprar um carro?

De forma geral, comprar um carro é uma decisão importante e envolve diversos fatores a serem considerados. Analisar esses elementos é fundamental para garantir que faça uma escolha adequada e esteja satisfeito com seu novo veículo.

Orçamento

Determine o seu limite de gastos para a compra do veículo, levando em consideração não apenas o valor de compra, mas também os custos de manutenção, seguro, combustível e impostos. Uma vez que é essencial garantir que o carro esteja dentro das suas possibilidades financeiras.

Necessidades e estilo de vida

Além disso, avalie como planeja utilizar o carro. Considere o número de ocupantes regularmente, o tipo de uso (urbano, rodoviário, off-road), a necessidade de espaço para carga, entre outros. Visto que essas considerações ajudarão a determinar o tamanho e o tipo de veículo que melhor atenderá às suas necessidades.

Segurança

Verifique os recursos de segurança oferecidos pelo veículo, como airbags, freios ABS, controle de estabilidade, assistente de frenagem de emergência, entre outros. Consulte os resultados de testes de segurança realizados por órgãos especializados para avaliar o desempenho do carro nesse aspecto.

Economia de combustível

Não menos importante, considere a eficiência energética do veículo, especialmente se você pretende percorrer longas distâncias regularmente. Carros com maior economia de combustível podem ajudar a reduzir os custos de operação ao longo do tempo.

Além disso, pesquise sobre a reputação da marca e do modelo do carro em relação à confiabilidade. Bem como verifique se há informações disponíveis sobre a manutenção e os custos de peças de reposição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.