Drive-thru INSS: Saiba quais são as regras para entregar documentos em agências

O instituto informou que a chamada Exigência Expressa, mais conhecida como Drive-thru do INSS, será adotada em todo o país.  

Nesta segunda-feira (10), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou as orientações para que os segurados entreguem documentos para a conclusão da análise dos pedidos de benefícios. 

O instituto informou que a chamada Exigência Expressa, mais conhecida como Drive-thru do INSS, será adotada em todo o país.  

Para a entrega da documentação, urnas serão disponibilizadas na entrada das agências para que o interessado deposite uma cópia dos documentos solicitados pelo INSS. 

De acordo com o INSS, o objetivo é aderir a nova modalidade para agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento.  

Como entregar a documentação  

O interessado precisa realizar um agendamento através do telefone 135 ou pelo Meu INSS para assegurar a entrega da documentação. É necessário ter em mãos o número de protocolo do benefício, nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna. 

Após agendar o serviço, a pessoa será orientada a observar os seguintes procedimentos para a entrega da documentação: 

  • Preencher o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”; 
  • Incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações” no envelope; 
  • envelope deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento. 

A urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 

Vale salientar que, a utilização do serviço de Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS. 

“Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”, informa o INSS. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.