Dívidas: Descubra o que acontece depois de cinco anos

Com a crise sanitária e econômica que o mundo vem passando devido à covid-19, o número de pessoas com dívidas continua aumentando. Faturas de cartão de crédito ou empréstimos não pagos são alguns exemplos de pendências muito comuns.

Você sabe o que acontece com essas pendências depois que passam cinco anos?

A partir de agora, você entenderá o que acontece com as dívidas durante e depois dos cinco anos. Além disso, saberá como funciona a restrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do devedor. 

Depois de cinco anos, a dívida caduca?

Por mais que seja do senso comum dizer que a dívida caduca depois de cinco anos, isso não acontece. Na verdade, esse período de cinco anos é o tempo total que um órgão de proteção ao crédito pode restringir seu CPF. É comum as pessoas chamarem essa prática de “sujar o nome”.

Em outras palavras, as empresas para as quais você está devendo acionam os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, Boa Vista, entre outros) como uma maneira de forçar o pagamento da dívida.

Essas empresas que cuidam dos créditos possuem uma pontuação chamada de score. É ela que vai dizer se você é ou não um bom pagador de suas dívidas. 

Quanto maior o número de pendências, como empréstimos e faturas de cartão de crédito não pagas, você tiver, menor será o seu score. Com isso, a probabilidade de você conseguir aprovação em um financiamento de imóvel ou novos empréstimos diminui bastante.

A partir do momento que as dívidas caducam, elas param de influenciar o seu score e deixam de constar nos serviços de proteção ao crédito. Entretanto, ainda assim, os credores podem cobrá-la.

Caso você passe pela situação de possuir uma dívida que já excedeu o limite de cinco anos nos sistemas de crédito e seu nome continua negativado devido a essa dívida ou seja incluído novamente, é possível acionar a justiça e pedir uma compensação em dinheiro.

Neste cenário, é necessário que você acompanhe a situação do seu CPF, já que mesmo que seu nome esteja sujo, você ainda possui direitos que não devem ser cumpridos.  

Ainda posso ser cobrado depois dos cinco anos?

Pode parecer que é bom ter uma dívida caduca, já que seu CPF não pode mais ser negativado. No entanto, você precisa ter cuidado, já que isso é uma ideia equivocada e pode trazer muitas consequências negativas.

Basicamente, as dívidas que caducam não podem mais restringir seu nome, mas os juros que elas causam ainda continuam ativos e aumentando. 

Além disso, essas pendências podem gerar um processo de cobrança na Justiça, causando gastos adicionais e dores de cabeça. Com isso, depois dos cinco anos, as empresas podem cobrar as dívidas informalmente, mesmo que estas estejam prescritas. 

Enquanto não forem pagas, os juros relacionados aumentam infinitamente e você continuará lidando com cobranças de pagamentos cada vez mais altos. Portanto, organize sua vida financeira e, para sobrar dinheiro, procure gastar menos do que você ganha.

Curtiu o assunto? Então, deixe seu comentário e aproveite para conferir algumas dicas sobre economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.