Dívidas atrasadas: 84% dos brasileiros estão inadimplentes; veja dicas para se livrar delas

Pesquisa da MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva revela que boa parte dos brasileiros tem perdido o sono por conta das dívidas

Você tem dívidas atrasadas? Então saiba que você não é o único! Foi o que mostrou a recente pesquisa desenvolvida pela MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva. De acordo com o seu levantamento, 84% dos entrevistados disseram que perdem o sono por causa das dívidas em atraso.

Entre os inadimplentes, 81% afirmaram que as contas em atraso já se tornaram motivo de brigas em casa. Segundo João Paulo Cunha, diretor do Instituto Locomotiva, 18% das pessoas afirmaram que ficaram doentes e precisaram utilizar o dinheiro que seria destinado ao pagamento das contas para o tratamento.

“Neste contexto, boa parte dos endividados vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida. Por isso, o auxílio não está afetando o varejo. Outro aspecto interessante foi o rodízio de contas: 60% já deixaram de pagar uma conta para pagar outra atrasada. Isso foi mais frequente entre as classes D e E e faz com que nem todas as pessoas consigam ficar adimplentes com todas as contas”, explicou o diretor.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 28 de setembro e contou com a participação de 1.020 homens e mulheres acima de 18 anos.

Como se livrar das dívidas atrasadas?

Para quem possui dívidas atrasadas, se livrar delas pode ser o grande impasse da sua vida. Por maior que seja a inadimplência, saiba que é possível se organizar para quitar os seus débitos e se tornar adimplente. Por isso, confira algumas dicas a seguir que podem ser de grande valia!

1 – Liste todas as suas dívidas

Em primeiro lugar, é importante você conhecer os seus débitos. Por isso, escreva em um papel ou mesmo em um aplicativo quais são as suas dívidas, para qual empresa você está devendo e o valor total de cada uma.

Quando você coloca “no papel” consegue visualizar com mais facilidade. Assim, fica mais fácil organizá-las.

2 – Realize um orçamento

Após visualizar os seus débitos, entenda a sua vida financeira. Para isso, crie um orçamento para identificar todas as entradas e saídas recorrentes do mês.

Dessa forma, você saberá quanto ainda ficará disponível por mês para a negociação das suas dívidas em atraso.

3 – Converse com a família

Se você está, de fato, determinado a quitar as suas dívidas, precisará da colaboração da sua família. Por isso, converse com todos os membros sobre a situação.

Dessa forma, veja onde é possível cortar gastos para sobrar mais dinheiro para a negociação. Pode ser diminuir o delivery ou mesmo reduzir o tempo de chuveiro quente para economizar na energia elétrica.

Considere também a possibilidade de fazer uma renda extra para contribuir com os seus objetivos.

4 – Crie prioridades

Se você possui 2 ou mais dívidas em atraso, provavelmente não irá conseguir quitá-las de uma só vez. Por isso, é extremamente importante que você determine prioridades para elas.

A prioridade será definida de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, você pode escolher negociar primeiro aquela dívida que conta com maior incidência de juros. Ou então pode dar prioridade para o débito que pode te fazer perder algum bem por alienação.

Assim sendo, cada situação deve ser analisada individualmente, pois cada pessoa conta com diferentes necessidades.

Mutirão para pagamento de dívidas atrasadas

As suas dívidas são de bancos ou financeiras? Se a respostas for positiva, este mês você terá uma oportunidade de renegociá-las através do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O mutirão é uma iniciativa promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com a Senacon, Banco Central do Brasil e Associação Procons Brasil.

O objetivo da ação é possibilitar que o consumidor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, através da negociação com as empresas.

Se você possui dívidas de bancos e financeiras em atraso e não possui bens dados como garantia, poderá participar do mutirão e regularizar a sua situação até o dia 30 de novembro. Mais de 160 instituições financeiras estão participando do programa.

Para ficar por dentro de todas as informações do mutirão, acesse a plataforma da FEBRABAN “Meu Bolso Em Dia”. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.