Direcione uma poupança por meio de uma estratégia de finanças pessoais 

Direcione uma poupança por meio de uma estratégia de finanças pessoais. Confira algumas dicas viáveis e adaptáveis!

É muito importante direcionar valores para uma poupança de modo que você possa obter uma reserva de emergência por meio de um planejamento financeiro pessoal.

Direcione uma poupança por meio de uma estratégia de finanças pessoais 

Para isso, você deve considerar a sua situação financeira atual e os seus objetivos em longo prazo. Sendo assim, é importante que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual, separando seus gastos fixos de seus gastos variáveis e categorizando-os por ordem de importância na sua rotina.

Defina a sua prioridade dentro de sua rotina financeira 

Dessa forma, você poderá definir a sua prioridade dentro da sua estratégia financeira pessoal. No entanto, você pode realizar esse fluxo de uma forma bastante simplificada através de ferramentas de gestão como o Trello ou de aplicativos de finanças pessoais.

Dessa forma, você poderá controlar os seus gastos de rotina e ter maior clareza sobre quais possíveis ações podem ser tomadas para que você possa viabilizar uma poupança de maneira orgânica.

Faça trocas financeiramente viáveis

Por exemplo, é possível que você faça trocas financeiramente viáveis, como um cartão de crédito tarifado, que pode ser trocado por uma opção sem anuidade. Bem como, você pode realizar essa troca no que diz respeito a sua conta corrente, já que tanto as fintechs como os bancos tradicionais, na atualidade, oferecem opções sem tarifas para reter clientes.

 Dessa forma, você estará adquirindo novos hábitos financeiramente viáveis e modificando a sua relação com dinheiro, o que será de grande valia em longo prazo.

 Além disso, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acredite que sejam valores irrisórios. Pois, no início de seu planejamento financeiro, você deve colocar o foco em seus hábitos e não exatamente nos valores poupados.

Faça adequações periódicas em seu planejamento

Dessa forma, com o passar do tempo, você poderá realizar adequações periódicas em seu planejamento. Pois, o mais importante é que você modifique seus hábitos para que, conforme suas finanças pessoais melhorarem, você direcione valores para a poupança de uma maneira natural, sem que você veja a poupança como algo periódico ou pontual.

Adquira hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis

Por isso, ao focar em seus hábitos, você terá maior chance de sucesso financeiro, já que poderá adquirir hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis. No entanto, é importante que você tenha paciência com esse processo. Já que mudar hábitos requer disciplina e pode ser algo resolutivo, ainda que ocorra de forma não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.