Cadúnico: como descobrir se você já faz parte do cadastro

Às vésperas dos pagamentos do Auxílio Brasil, muita gente ainda não sabe se tem ou não um cadastro ativo no Cadúnico

O Governo Federal anunciou que vai mesmo começar os pagamentos do Auxílio Brasil dentro de mais algumas semanas. Pelo que se sabe até aqui, o programa que deve substituir o Bolsa Família vai usar o banco de dados do Cadúnico para saber quem vai receber ou não o projeto social.

Só que mesmo às vésperas do início dos pagamentos, muita gente ainda nem sabe se tem ou não tem o Cadúnico. A boa notícia, é que não é preciso nem se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para conseguir essa informação. Existem três formas de descobrir isso.

Quais são as formas

Forma 1

Talvez a forma mais prática de descobrir se faz parte do Cadúnico é pelo site oficial do cadastro. Por lá, basta preencher uma espécie de formulário. Eles irão pedir o nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Aí é só selecionar seu estado e município e pronto. Basta clicar em emitir e o sistema vai apontar se o seu perfil existe ou não.

O link para o site oficial do Cadúnico está no final do artigo.

Forma 2

A segunda forma é pelo aplicativo. Nas lojas de aplicações do seu celular, você vai poder baixar o app do Cadúnico. É preciso ter atenção para baixar apenas o sistema oficial. Com ele baixado no celular, basta seguir basicamente os mesmos passos da Forma 1. O sistema vai dizer se você tem cadastro ativo ou não.

Forma 3

Se você não tem conexão com internet, então existe a possibilidade de telefonar para a central de atendimento do Ministério da Cidadania. O número é o 0800 707 2003. Aí basta selecionar a opção 5. Vale lembrar que essa ligação é gratuita, mas ela só está disponível de segunda à sexta das 7h às 19h e nos finais de semana e feriados das 10h às 16h.

E se eu não tenho Cadúnico?

Caso você siga esses passos e descubra que não tem um cadastro no Cadúnico, não precisa se desesperar. É possível pedir para entrar nessa lista. Só que aí vai ser preciso sair de casa para fazer esse processo.

O primeiro passo é se informar com a Prefeitura da sua cidade para saber como funciona o processo de entrada no Cadúnico. Em boa parte dos municípios isso acontece mesmo em sedes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Vale lembrar que pessoas que recebem até meio salário mínimo de maneira per capita podem se inscrever. Além disso, também é permitido que indivíduos que tenham renda familiar total de até três salários mínimos se inscrevam. Cidadãos em situação de rua também. Clique neste link para entender o processo.

Além do Auxílio Brasil

É importante frisar que o Cadúnico é uma ferramenta de entrada em diversos programas sociais, e não apenas no Auxílio Brasil. Então mesmo que um cidadão não consiga entrar nesse projeto, ele precisa seguir nessa lista.

A atual versão do Bolsa Família, por exemplo, exige que as pessoas estejam neste Cadúnico. Boa parte dos usuários do Auxílio Emergencial só recebem o dinheiro porque estão nesta lista. E os benefícios não são apenas de nível federal.

Este ano, vários estados e municípios começaram a criar suas próprias versões de auxílios para a população vulnerável. E grande parte deles usam o Cadúnico para decidir quem pode pegar esse dinheiro.

Clique neste link para ir até o site oficial do Cadúnico. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.