Energia Elétrica: Saiba como conseguir desconto na conta de luz mensalmente

A Neoenergia criou um projeto que beneficiará cidadãos que entregarem materiais recicláveis na concessionária.

Famílias brasileiras de baixa renda poderão receber descontos na conta de luz. A Neoenergia criou um projeto que beneficiará cidadãos que entregarem materiais recicláveis na concessionária.

O repasse dos materiais deve ser feito em locais indicados pela distribuidora. Neste sentido, os consumidores devem estar atentos a esses pontos. Enquanto os clientes ganham desconto, a empresa movimenta o programa de eficiência energética.

Veja também: Novo vale gás 2021: Veja como se inscrever para receber a cada 2 meses

O Vale Luz está liberado para três estados brasileiros: Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe) e Rio Grande do Norte (Cosern). Além disso, ele atende clientes residenciais, condomínios e empresas.

Até o momento a ação já arrecadou 180 mil toneladas. Vale ressaltar que os condomínios e as empresas precisam fazer a coleta seletiva como requisito para conseguir o desconto.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o site da Neoenergia e preencher o cadastro nos portais das distribuidoras de energia que fazem parte do projeto, inclusive, de sua região.

Além disso, para fazer parte do Vale Luz é necessário se inscrever no aplicativo do projeto. Quem ainda não possui o cadastro, pode se dirigir até a empresa e apresentar um documento com foto e a última conta de energia.

Neste caso, quando a inscrição é realizada e o material reciclável é entregue, o desconto já vale automaticamente na próxima conta de luz.

Recicláveis aceitos no projeto

O desconto valerá na entrega desses materiais:

  • Papel e papelão (jornais, livros, cadernos);
  • Plásticos (garrafa pet, embalagens);
  • Metal (latinhas, embalagens de desodorante);
  • Óleo vegetal (de soja, girassol e outros); e
  • Componentes eletrônicos (TVs, monitores, celulares).

Aumento na conta de energia

Devido a falta de chuva em todo o país, uma grande crise hídrica se instalou, principalmente na região Nordeste. Com isso, a produção da energia ficou mais cara, uma vez que as termelétricas foram ativadas.

A metodologia de produção de energia termal é mais cara que a produção pelas hidrelétricas. Consequentemente, o consumidor acaba pagando mais, inclusive, com a aplicação das bandeiras tarifárias.

Tarifa Social

Mais famílias poderão ser beneficiadas com o programa Tarifa Social de energia elétrica em 2022. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que o atual número de contemplados, 12,3 milhões, pode dobrar no próximo ano, chegando ao total de 24 milhões.

Desse total, cerca de 11,5 milhões de cidadãos se enquadram  nos critérios de elegibilidade do programa, logo, devem ser incluídos automaticamente nos descontos das distribuidoras a partir de 2022

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.