Dificuldade para dormir? Veja o que pode ajudar!

dificuldade para dormir nem sempre está relacionada a doenças ou problemas como a temida insônia crônica. Às vezes, é uma questão de reajustar hábitos e de construir uma rotina um pouco mais estruturada.

Pensando nesses cenários, fizemos este guia com algumas ideias que podem ajudar na hora de minimizar os problemas de dificuldade para dormir. Acompanhe.

Está com dificuldade para dormir? Veja dicas!

A dificuldade para dormir pode ser causada pela falta de rotina, má alimentação à noite, sedentarismo, ambiente com muitos estímulos, e outros fatores. Por conta disso, abaixo descrevemos uma lista de ações que podem melhorar essa situação e contribuir com o seu descanso. Veja:

1. Crie uma rotina de sono

Se você não tem horário para dormir e tampouco para acordar, dificilmente conseguirá equilibrar o sono. Por isso, para lidar com a dificuldade para dormir é interessante começar a criar uma rotina: levantar mesmo com sono e procurar se deitar sempre no mesmo horário. Dessa maneira, aos poucos o corpo cria um “ciclo” de sono, capaz de minimizar o problema.

2. Cuidado com as preocupações

Fique atento ao excesso de preocupação que tem roubado o seu sono. Se você fica pensando nos problemas quando deita a cabeça no travesseiro, considere anotá-los em um papel e diga para si mesmo que no dia seguinte você irá se preocupar com isso. Isto é, reserve um tempo na sua agenda para se preocupar com os problemas e pensar nas soluções, e evite fazer isso na cama.

3. Faça exercícios físicos de manhã ou à tarde

Procure praticar exercícios físicos diariamente, pois eles ajudam a regular o sono e a promover mais cansaço no fim do dia. Porém, evite a prática muito perto da hora de dormir, pois isso deixará você mais ativo e menos propenso ao sono.

4. Cuidado com a alimentação à noite

Alimentar-se com preparos muito pesados à noite pode ser bastante prejudicial. Sendo assim, cuide na hora de escolher o alimento que fará parte do cardápio da sua janta, pois se for algo muito pesado, a digestão lenta ou a má digestão podem aumentar a dificuldade para dormir.

5. Diminua a exposição à luz à noite

O nosso corpo reage a muitas coisas que acontecem à nossa volta. Quando estamos em um ambiente mais escuro, ele fica menos ativo e menos em alerta. Quando estamos em um espaço iluminado, tendencialmente a melatonina, responsável pelo nosso sono, não será produzida adequadamente. Por isso, reduza a exposição à luz à noite, inclusive à luz das telas de celulares, computadores e televisão.

6. Leia um livro físico

Se você está com dificuldade para dormir, ficar rolando na cama pode causar ansiedade e angústia. Portanto, considere acender uma luz mais amena, em tom amarelo (como a do abajur) e leia um livro físico que seja do seu agrado. Desse modo, você poderá criar um ambiente mais relaxante, além de induzir o sono com uma leitura agradável.

 

Caso essas dicas não funcionem, não deixe de conversar com um médico especialista em sono para compreender o que pode estar acontecendo. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.