O que é dificuldade de socialização?

A dificuldade de socialização pode aparecer em diversas fases de nossas vidas. Às vezes, pode estar relacionada a uma condição de longa data e, em outras circunstâncias pode ter relação com algo mais passageiro e pontual.

Contudo, saber reconhecer esse tipo de dificuldade, em qualquer situação, é fundamental para trabalhar a comunicação do sujeito e assim proporcionar mais qualidade de vida para o mesmo.

Assim sendo, neste texto nós separamos algumas considerações importantes sobre o assunto. Acompanhe para saber mais.

O que é dificuldade de socialização?

A dificuldade de socialização pode ser entendida como repulsão às atividades sociais, proveniente de uma série de causas. Ou seja, trata-se de uma condição multifatorial, que pode ser passageira ou não.

Um indivíduo que apresenta a dificuldade pode se sentir encabulado nas situações sociais, fechando-se em seu “próprio mundo” e reduzindo a comunicação ao mínimo necessário. Para ele, as interações só vão acontecer quando realmente for necessário.

E mesmo quando há uma necessidade emergente de comunicação, ele pode ainda tentar se esquivar. E, caso não consiga, pode sentir sintomas de ansiedade, como palpitação, sudorese, sensação de tontura e falta de ar, entre outros sinais.

Cada caso pode, ainda, apresentar intensidades diferentes para cada sintoma. Há quem tenha medo de ser julgado, enquanto outro tem medo de perder o controle a sanidade ao precisar falar em público.

Por que a dificuldade de socialização acontece?

Como mencionamos logo acima, a dificuldade de socialização é multifatorial e pode apresentar diferentes características em cada caso. Uma pessoa pode ter a repulsão às atividades sociais por ter uma autoestima baixa, enquanto outra se sente exposta ao entrar em contato com outra pessoa.

Abaixo, no entanto, listamos 4 pontos importantes que podem provocar a dificuldade de socialização:

1- Medo de ser julgado

O medo de ser julgado e humilhado tende a ser um motivo muito forte quando pensamos na dificuldade para interagir. O indivíduo acredita que os outros estão atentos aos seus movimentos o tempo todo, sentindo-se desconfortável na presença de outras pessoas.

Esse medo tende a ser ainda mais intenso se, na infância, a pessoa sofreu bullying ou episódios de humilhação recorrente.

2- Dificuldade para expressar o que sente

A ausência da habilidade de autoexpressão também pode desencadear a dificuldade de socialização. Afinal, se o indivíduo não consegue externalizar o que pensa e sente, como poderá construir uma interação que seja satisfatória para si mesmo?

3- Falta de interesse

Às vezes, o círculo social não está adequado aos interesses do indivíduo que, aparentemente, possui dificuldade de socialização. Isso quer dizer que o contexto é que pode estar proporcionando a introversão, afinal, se não há nada em comum com as outras pessoas, como construir uma relação interessante?

4- Transtorno de fobia social

Por fim, o transtorno de fobia social também pode ser um dos motivos pelos quais essa dificuldade aparece. O indivíduo se sente desconfortável, inseguro e sente que sempre será julgado ao estar em companhia de outras pessoas, especialmente daquelas que não possui tanta intimidade.

Como lidar com a situação?

É interessante buscar auxílio psicológico por meio da psicoterapia, a fim de praticar o autoconhecimento, reequilibrar o gerenciamento das habilidades sociais e aprender a lidar com limitações e pontos fortes. Busque ajuda se sentir necessidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.