O que a ansiedade pode causar na mente?

A ansiedade pode causar na mente uma série de sentimentos, emoções e assim “escorregar” para o nosso corpo por meio de questões fisiológicas. Quando não controlada, pode ser extremamente dolorosa para o indivíduo, desencadeando uma desesperança no mesmo.

Por isso, neste conteúdo nós apontamos algumas consequências emocionais que podem surgir por conta da ansiedade, além de apontarmos um caminho promissor para lidar com isso. Veja abaixo.

O que a ansiedade pode causar na mente?

Vale ressaltar que o que a ansiedade pode causar na mente do indivíduo varia de caso para caso. Há quem tenha medo de morrer, e quem tenha medo de ficar “louco”.

Por isso, entenda que os nossos apontamentos abaixo estão baseados em um discurso recorrente de quem tem ansiedade, mas não serve como régua ou conclusão para absolutamente todos os casos, ok?

Assim, analise os fragmentos abaixo e, caso se identifique com eles, veja a sugestão mais abaixo.

1- Pensamentos repetitivos

Normalmente, o que a ansiedade pode causar na mente de um indivíduo é a constante repetição de pensamentos. O pensamento que será repetido depende do sujeito em questão, da sua história de vida, seus anseios, etc.

Assim, algumas pessoas podem ter pensamentos de que vão morrer, enquanto outras têm pensamentos repetitivos que envolvem adoecer, perder alguém importante, etc.

Contudo, o conceito de ter pensamentos intensos e repetitivos pode ser bastante recorrente na mente de uma pessoa ansiosa.

2- Sensação de perda de controle

A ansiedade pode causar na mente uma sensação de perda de controle intensa. É como se o indivíduo sentisse que se desconecta da realidade e que não possui mais capacidade de cumprir com suas tarefas e obrigações.

Sente-se “travado” e esgotado, a ponto de “não sair do lugar” e ter que parar tudo o que está fazendo.

Neste caso, também há sujeitos que possam ter a sensação de estar perdendo a sanidade mental, acreditando que estão vendo, ouvindo ou sentindo coisas irreais.

3- Irritabilidade e nervosismo

A irritabilidade e o nervosismo diante da cadeia de sintomas e sensações causadas pela ansiedade também é uma resposta mental bem recorrente. Algumas pessoas podem “chorar de raiva”, enquanto outras ficam agressivas e intensas.

4- Medo e desespero

O medo de algo também é uma das questões que a ansiedade pode causar na mente. O medo pode ser da morte, da doença, da perda, da humilhação, enfim. Assim, o indivíduo aumenta a sensação de medo a ponto de sentir desespero em determinadas situações.

5- Tristeza e vontade de “desistir”

A tristeza também pode aparecer, especialmente quando a crise começa a passar. Isso pode ser decorrente do fato de que o indivíduo se sente “fraco” por ter vivido uma nova crise, e que talvez seja o momento de desistir.

Essa desistência pode aparecer: na hora de trancar um curso, terminar um relacionamento, tentar uma vaga de emprego. Afinal, o indivíduo se sente triste com as crises, e tão desconfortável a ponto de abrir mão de coisas que ama, para voltar a uma zona mais segura.

Buscar ajuda em um processo psicoterapêutico é fundamental

A psicoterapia, portanto, se faz necessária nesse momento. Assim, além de se reconhecer no que a ansiedade pode causar na mente, que tal buscar o suporte de um profissional da saúde?

Lembre-se de que você é a pessoa mais importante da sua vida! Dê atenção à sua saúde mental e busque suporte psicológico, inclusive em universidades com atendimento gratuito. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.