Dicas relevantes para entrar no mercado de investimentos

Para entrar no mercado de investimentos é fundamental se atentar a alguns pontos para minimizar as possibilidades de perdas. Confira dicas!

O mercado de investimentos é uma oportunidade e um desafio

Muitas pessoas estão retirando todas as suas economias da poupança para direcionar os valores para outras opções dentro do mercado de investimentos. Visto que o mercado de ações se popularizou nos últimos tempos.

 No entanto, é importante que tenha atenção em alguns pontos para que faça essa troca de maneira segura e minimize os riscos de perdas financeiras. Veja algumas dicas relevantes:

 Aprofunde seu conhecimento

 São muitas as opções oferecidas para novos investidores, ao passo que também é necessário que você busque conhecimento por diversas fontes confiáveis, de maneira que você verifique os riscos e entenda a volatilidade do mercado financeiro. 

Sendo assim, é importante que procure informações em sites confiáveis como no site Bolsa de Valores, Banco Central do Brasil, bem como, por meio das corretoras de valores, bancos e fintechs.

Especialistas em finanças ajudam bastante!

Caso você prefira conteúdos explicativos, você pode buscar por profissionais que sejam referência no assunto. Por exemplo, o Gustavo Cerbasi é um especialista em finanças para leigos, que possui muitos livros escritos sobre o assunto e produz conteúdos em formato de vídeo na plataforma do YouTube.

 Comece pelos investimentos de renda fixa 

Os investimentos de renda fixa oferecem um parâmetro final dentro do período de contratação. Por isso, é uma boa maneira de iniciar para entender o funcionamento dessa modalidade.

São muitas as opções, como o Tesouro Direto e os CDBs, por exemplo. Sendo assim, você pode investir valores baixos para entender o comportamento do mercado financeiro.

 Não precisa zerar a poupança!

 Embora seja uma opção menos rentável (porém, isso varia), a poupança ainda é bastante confiável.

Por isso, retire o seu dinheiro aos poucos para que entenda melhor suas novas opções.

Poupança como uma reserva de emergência?

Muitas pessoas mantêm um valor na poupança com a finalidade de obter uma reserva de emergência, enquanto direcionam valores para os seus investimentos. Claramente, essa opção precisa ser viabilizada através de um planejamento financeiro pessoal.

 Cuidado com os golpes

Cuidado com promessas de ganhos muito acima dos valores praticados no mercado financeiro. Bem como, se atente a rendimentos muitos facilitados.

Tenha  consciência de seus riscos

Todas essas promessas facilitadas merecem a sua desconfiança. Por isso, sempre procure se certificar através de fontes confiáveis. Uma vez que quando sentir segurança para investir, poderá aumentar o valor das transações e diversificar suas opções, podendo realizar investimentos variáveis com total consciência de seus riscos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.