Dicas para planejar as suas finanças e realizar suas metas 

Planejar as suas finanças é uma necessidade pessoal, e, muitas vezes, familiar. Confira dicas importantes e adaptáveis!

Planejar as suas finanças é uma necessidade pessoal, e, muitas vezes, familiar. No entanto, esse planejamento pode ser desafiador quando a realidade financeira está desfavorável.

Dicas para planejar as suas finanças e realizar suas metas 

No entanto, é exatamente por isso que você deve realizar um planejamento de suas finanças no momento atual, para que você saiba mapear suas necessidades e tenha clareza sobre possíveis pequenas ações que podem ser tomadas por você.

Não negligencie a administração pessoal

Negligenciar a administração financeira pessoal coloca em risco os seus planos futuros. Além disso, também pode deixar você em uma situação difícil mediante imprevistos. Por isso, a viabilização de um plano de finanças vai além do controle, é um fator relevante para que você alcance suas metas e para que viabilize uma reserva de emergência

Faça um planejamento adaptável 

No entanto, pode ser difícil realizar um planejamento padronizado, já que a sua situação financeira pode ser muito particular. Por isso, sugerimos que você faça um plano de finanças com foco em seus hábitos de rotina.

Dessa forma, fica mais fácil de você direcionar suas ações e alcançar pequenas metas. Posteriormente, é possível que você faça ajustes e adicione valores fixos para a sua poupança

Ferramentas de controle e gestão

Assim sendo, verifique em sua rotina o que pode ser modificado. Mas para isso é necessário que você faça um controle de rotina; você pode fazer o uso de ferramentas próprias para gestão, como o Trello, ou aplicativos diversos que você encontra para Android e IOS. Dessa forma, fica mais fácil elaborar um planejamento financeiro, já que você irá saber exatamente o caminho de cada centavo dentro da sua rotina.

Trocas econômicas 

Posteriormente, é possível que você faça algumas trocas de rotina que sejam econômicas. Por exemplo, é possível trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Visto que você estará gerando economia sem abdicar do serviço, e ainda é oportunidade para a centralização de seus gastos.

Direcione o valor que seria da tarifa para a sua poupança, ainda que você pense que o valor é muito irrisório. Lembre-se de que neste momento o seu planejamento financeiro está focando em seus hábitos. Sendo assim, verifique quais trocas podem ser realizadas e direcione todos os valores para que você crie um hábito natural de fazer uma poupança.

Pequenos passos em direção ao futuro!

Pois, conforme suas finanças se tornarem mais positivas, você poderá direcionar um planejamento específico para essa finalidade. Sugerimos, inclusive, que você conheça a metodologia do pote. Dessa forma, você irá definir suas metas e modificar sua relação com seu dinheiro de forma sustentável.

Ao elaborar um planejamento você poderá obter uma maior clareza sobre o que pode ser feito, ainda que seja um pequeno passo é melhor do que abdicar desse controle e de suas metas pessoais, por consequência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.