Poupança: quebre o seu fluxo contraproducente 

Quebre o seu fluxo contraproducente e organize suas finanças através de uma poupança. Veja dicas importantes e adaptáveis!

É muito comum que pessoas que estão em situação financeira negativa negligenciem a viabilização de uma poupança. Uma pesquisa recente da Serasa demonstrou que os inadimplentes possuem consciência da necessidade de poupar dinheiro, principalmente considerando uma reserva de emergência.

Poupança: quebre o seu fluxo contraproducente 

No entanto, muitas pessoas entraram na situação de inadimplência por conta da crise causada pela pandemia oriunda do coronavírus. Sendo assim, é muito importante que você consiga direcionar uma poupança, ainda que seja algo resolutivo considerando apenas um longo prazo.

Mesmo que a sua situação financeira esteja negativa, é importante que você coloque o seu foco em seus hábitos de rotina e de consumo, de maneira que você gere economia, ainda que seja um processo não linear e gradual.

Corte gastos desnecessários 

Muitas pessoas gastam valores baixos na rotina e acabam adiando a poupança. Entretanto, muitas dessas compras poderiam aguardar por outro momento. Por isso, é importante que você analise a viabilidade de aquisição de todos os produtos dentro da sua rotina, de maneira que você consiga gerar economia através dessa mudança analítica e de gestão pessoal.

Além disso, também é importante que você verifique a possibilidade de realizar algumas mudanças de produtos/serviços dentro da sua rotina. Por exemplo, você pode cancelar uma assinatura de TV a cabo e assinar um streaming, visto que essa é uma maneira de você obter economia sem abdicar do serviço.

 Além disso, você também pode trocar produtos bancários tradicionais por opções sem tarifas. Já que as fintechs oferecem produtos bancários sem anuidade. Dessa forma, você estará gerando economia de forma ativa na sua rotina. 

O hábito de poupar

 Além disso, veja a poupança como um hábito, ou seja, direcione todos os valores economizados para a sua poupança, tanto os valores referentes às suas trocas financeiras, como os valores referentes ao seu de impulso de compra cortado. Certamente você obterá um resultado positivo e ainda modificará a sua relação com o dinheiro. Sendo assim, posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a finalidade de poupar.

Processo não linear

No entanto, ao ver a poupança como um hábito, você aumenta as chances de ser flexível com você mesmo e comemorar suas mudanças. Lembre-se de que o seu processo pode ser resolutivo, ainda que ocorra de forma não linear.

Por isso, não desista de obter sucesso. Pois, ainda que seja aos poucos, é melhor do que continuar em um fluxo contraproducente. No entanto, tenha cuidado para que o seu planejamento não vire uma fonte de autocobrança, o que fará com que abandone todo o fluxo. Sendo assim, equilíbrio é a palavra-chave para você conquistar seus objetivos em todas as áreas da vida,  inclusive financeiramente falando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.