Fatores relevantes durante uma entrevista de emprego 

Alguns fatores são relevantes durante uma entrevista de emprego para que alcance seus objetivos profissionais. Confira dicas voltadas ao candidato!

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode gerar uma ansiedade natural e compreensível. Visto que muitas pessoas não lidam bem com o fato de serem avaliadas. Entretanto, é muito importante que, enquanto candidato, você verifique o que pode modificar em seu comportamento para que não fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Fatores relevantes durante uma entrevista de emprego 

Ainda que seja desconfortável uma situação na qual você sabe que está sendo avaliado, pode ser uma grande oportunidade para o direcionamento da sua carreira. Por isso, é muito importante que você veja a entrevista de emprego como um ponto muito além de uma pressão para que você se comporte como outra espera. A entrevista de emprego é muito mais do que isso, é uma oportunidade para que a empresa possa conhecer você melhor.

Apresentação pessoal

Por isso, entenda a entrevista de emprego como uma apresentação pessoal, dessa forma, fica mais fácil de você evitar comportamentos autossabotadores. Sendo assim, se atente para que você não fale de maneira muito rápida; não gesticule excessivamente; tenha firmeza e controle da sua voz; se direcione para o seu entrevistador de forma natural e mantenha contato visual. 

Chegue com antecedência 

Além disso, se possível, chegue com um pouco de antecedência ao local da entrevista de emprego, e, não menos importante, trabalhe a sua respiração, já que a sua respiração pode te ajudar a raciocinar melhor e diminuir o nervosismo.

Outro grande ponto que pode ser de grande valia para o candidato em qualquer área de atuação e em qualquer nível hierárquico, é analisar o seu próprio currículo de forma aprofundada.

Conheça os seus pontos fortes e seus pontos fracos

 Sendo assim, pode ser extremamente importante que você conheça os seus pontos fortes e seus pontos fracos. Para isso, verifique em seus empregos anteriores quais foram suas contribuições e quais são os pontos que você mudaria, bem como, os respectivos motivos.

Certamente essa pequena análise poderá te trazer insights valiosos para que você possa responder assertivamente o seu entrevistador. Sendo assim, pense em situações concretas, já que fica mais fácil você falar sobre suas habilidades e competências quando você consegue exemplificá-las em uma situação de rotina.

Soluções e melhorias contínuas

Além disso, conheça os seus pontos que requerem melhorias, porém, apresente tais pontos de forma contornada através de uma solução. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, você pode ressaltar que está em vias de se matricular em curso de teatro. 

Certamente, apresentar pequenas soluções é uma forma de demonstrar que você está buscando por melhorias contínuas. Dessa forma, você irá se preparar melhor para se apresentar durante a entrevista de emprego e evitar que o nervosismo e a ansiedade dominem o seu comportamento. Visto que muitos profissionais são excluídos de processo seletivo por conta desses fatores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.