Dicas para melhoria contínua da equipe

Neste conteúdo, você verá 5 dicas para melhoria contínua da equipe. São dicas relativamente fáceis de serem colocadas em prática, mas que exigem dedicação e comprometimento por parte do gestor.

Afinal, quando pensamos em gestão de pessoas, sabemos que nada “cai do céu”, não é mesmo? Por isso, dê uma olhada em nosso conteúdo de hoje e saiba mais sobre esses cuidados com a sua equipe!

5 dicas para melhoria contínua da equipe

As nossas dicas para melhoria contínua da equipe podem ser colocadas em prática a partir de hoje. No entanto, é importante que você trace um plano para que isso funcione da melhor forma possível. Veja as nossas considerações:

1. Feedback constante

O feedback é uma das mais poderosas ferramentas de gestão. Ele é responsável por uma série de fatores relacionados ao desempenho da equipe e de cada indivíduo presente na corporação. Veja alguns deles:

  • Por meio do feedback é possível corrigir falhas e equívocos dos processos.
  • A equipe passa a ter uma visão mais clara do que deve ser feito.
  • As pessoas se sentem mais valorizadas e ouvidas.
  • Há uma maior proximidade entre o gestor e a equipe.
  • Todo mundo sai ganhando.

2. Metas claras, objetivas e mensuráveis

Estabelecer e seguir metas claras, objetivas e que sejam mensuráveis, é fundamental para o bom desempenho de qualquer equipe.

Quando não existem boas metas, as pessoas podem batalhar e trabalhar na aleatoriedade, o que prejudica o desempenho e o desenvolvimento do time.

Porém, lembre-se de que não basta ter metas claras e objetivas… É necessário ter prazos, métricas para mensurar o quanto as metas estão sendo atingidas ou não, e assim por diante. Deixar as coisas apenas “acontecendo” não é uma boa ideia.

3. Gestão humanizada e empática

A gestão humanizada consiste em ter empatia, praticar a escuta ativa e colocar as pessoas acima das “coisas”. Em outras palavras, a empresa reconhece que os seus colaboradores são mais valiosos do que os bens materiais. Afinal, não existe desenvolvimento financeiro ou produtividade sem o trabalho de pessoas, não é mesmo?

Por isso, essa é uma das dicas para melhoria contínua da equipe que mais dão certo: seja humano, respeite as pessoas, ouça-as, acolha-as, e assim por diante.

4. Delegar tarefas de forma correta

Delegar as tarefas corretamente também é fundamental. Quantas vezes você já viu a necessidade de retrabalho surgir porque foi delegada uma tarefa de forma errônea? Pois é!

Quando o gestor conhece bem os seus colaboradores, ele passa a delegar as tarefas de acordo com as competências e as habilidades de cada um. Sendo assim, todo o processo de execução das atividades passa a ser mais efetivo.

5. Reconhecimento e valorização de cada colaborador

O reconhecimento e a valorização dos colaboradores também permite que o time se sinta motivado e, consequentemente, haja uma melhoria contínua no trabalho diário.

Uma pessoa feliz, reconhecida, valorizada e motivada, certamente, traz mais resultados do que alguém que nunca ouve um elogio e jamais recebe uma bonificação pelo o que faz.

Esperamos que essas dicas para melhoria contínua da equipe tenham sido úteis para você. Se tiver mais ideias e métodos, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.