O que é liderança situacional?

Você já ouviu falar no modelo de liderança situacional? Pois saiba que esse tipo de liderança tende a promover muitos benefícios para toda a corporação.

Afinal, sabemos que existem muitos tipos de lideranças, cada qual com suas características. Conhecê-las é fundamental para construir um ambiente de trabalho mais saudável e motivador, concorda?

Por isso, convidamos você para acompanhar este conteúdo até o fim e assim ficar por dentro desse tema importante. Vamos lá?

O que é liderança situacional?

Em linhas gerais, podemos dizer que a liderança situacional nada mais é do que um tipo de liderança no qual o gestor se adapta de acordo com a situação que ele precisa gerenciar.

Dito de outro modo, o líder deve moldar a sua postura e a sua abordagem de acordo com a situação, analisando a complexidade da tarefa, a instrução do colaborador, o momento e o cenário que a situação acontece, etc.

Esse tipo de liderança permite que o gestor atue de acordo com as especificidades de cada colaborador. Logo, torna-se uma liderança mais justa, que visa impulsionar a todos, independente do nível de conhecimento que cada liderado tem, por exemplo.

Nesses casos, o líder precisa fazer uma análise profunda da situação, avaliando diversas esferas da tarefa que deve ser executada e buscando delegá-la da melhor forma possível. Assim, ele é capaz de delegar e motivar de acordo com as circunstâncias, de maneira “adaptada” para cada realidade.

Para ser um líder situacional é necessário ter flexibilidade

A verdade é que a liderança situacional é muito importante e capaz de gerar uma série de benefícios para todos os envolvidos. No entanto, nem sempre é fácil adotar essa postura. Isso porque um líder situacional precisa ser flexível, empático, bom comunicador, resiliente, maduro e que tenha inteligência emocional.

Sem essas habilidades e competências, pode vir a ser difícil colocar em prática as premissas da liderança situacional. Afinal, se o líder não consegue ser flexível, como ele poderá ter “jogo de cintura” para conseguir lidar com as diferenças entre os liderados?

Vale ressaltar que é possível conquistar essas competências e habilidades à medida que o líder vai vivendo novas situações. Dito de outro modo, ele pode sim se tornar mais flexível e empático, desde que trabalhe para isso.

Inclusive, começar a ser mais flexível em outras esferas da vida pode ajudar na hora de construir uma postura de líder situacional.

Cada situação demanda um posicionamento diferente

Lembre-se de que cada situação, por mais semelhante que seja com outra, necessita de um posicionamento diferente do líder. Ter esse olhar evita que o gestor acabe ficando “cego” para alguns pontos singulares de cada situação específica.

Sendo assim, se você almeja implementar a liderança situacional na sua empresa, lembre-se de trabalhar a flexibilidade e de aprender a ter atenção plena ao que está acontecendo no momento.

Obviamente você pode usar os conhecimentos que você adquiriu em acontecimentos semelhantes e anteriores, mas tenha o cuidado de não deixar passar aspectos específicos do presente.

Desse modo você irá, a cada dia, se tornar um líder cada vez mais assertivo. Bom desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.