5 dicas para melhorar seus estudos

Neste conteúdo, elencamos algumas dicas para melhorar seus estudos e assim poder iniciar uma nova fase acadêmica em sua vida.

Afinal, com dedicação e responsabilidade, podemos mudar a nossa história de diversas maneiras. E se você quer implementar estratégias que auxiliem na sua aprendizagem, acompanhe este texto até o fim. Boa leitura!

5 dicas para melhorar seus estudos

As nossas dicas para melhorar seus estudos partem da premissa de que os seus momentos de estudo precisam ter objetivos. Sem objetivos claros, estaremos estudando de maneira completamente aleatória. Como consequência, a absorção de conhecimentos também será aleatória.

E como imaginamos que você deseja aprender e absorver conteúdos específicos, exemplificamos um passo a passo com foco em objetivos de aprendizagem. Acompanhe:

1. Estabeleça os objetivos de aprendizagem de cada conteúdo

O primeiro ponto que você pode considerar é a criação de objetivos de aprendizagem. Porém, o que são objetivos de aprendizagem?

Engana-se quem pensa que estamos falando de propósito. Não queremos que você entenda esses objetivos como “querer passar na prova”, “querer a nota Y”, e assim por diante. Esse tipo de objetivo vai além disso. Vamos a um exemplo:

  • Vamos supor que você quer aprender a usar a crase. Assim, alguns objetivos podem ser:
    • Quando usar a crase?
    • Quando NÃO usar a crase?
    • Quais as excessões de uso e ausência de crase?
    • Por que a crase existe?

Perceba que essas perguntas podem lhe ajudar a direcionar o seu olhar na hora de estudar. O mesmo vale para estudar conceitos! Se você quer aprender conceitos de uma teoria, liste-os em forma de perguntas, exemplo: o que é multiletramento? O que é um discurso? E assim por diante.

2. Faça resumos de acordo com os objetivos

Depois que você tiver a lista de objetivos nas mãos, é hora de fazer resumos. Você pode fazer os seus resumos respondendo diretamente cada pergunta que foi listada. Dessa forma conseguirá munir-se de informações relevantes.

3. Retome esses objetivos e explique, para si mesmo, o que se recorda

Assim que os seus resumos estiverem prontos, leia cada um deles com atenção. No fim, pegue a sua lista de objetivos de aprendizagem e veja se você atingiu os conhecimentos. Retomando um dos exemplos acima, tente responder em voz alta (e sem consulta) o que é multiletramento.

Caso não consiga explicar bem, retome a leitura dos resumos e tente novamente.

4. Dicas para melhorar seus estudos: Use multimídias para estudar

Ao invés de apenas escrever as “respostas” dos seus objetivos de aprendizagem, use multimídias para estudar. Faça mapa mental, assista videoaulas, ouça podcasts, leia conteúdos diversos e assim por diante. Quanto mais estímulos de qualidade o seu cérebro receber, melhor será a absorção de conteúdo.

5. Retome o conteúdo de tempos em tempos

Ao invés de estudar algo um só dia, retome os conteúdos, resumos e multimídias de tempos em tempos. Sempre tentando explicar em voz alta, para si mesmo. Quanto mais vezes isso se repetir, mais intensa será a sua memorização.

 

Esperamos que essas dicas para melhorar seus estudos possam ser úteis. Boa aprendizagem!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.